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17/04/2013 - 09:06

Cinco dicas para uma startup de sucesso

A internet é um mercado favorável e acolhedor para conceitos inovadores, que são o ponto de partida para a criação de uma empresa rentável. As startups são a grande porta de entrada para o empreendedor online, com baixos custos iniciais e múltiplas possibilidades de desenvolvimento. Entretanto, apenas boas ideias não são suficientes para emplacar uma empresa. É preciso saber, acima de tudo, organizá-la. Por isso, preparei abaixo cinco dicas para ajudar a sua startup a alcançar o sucesso:

Crie um bom modelo de negócio – Em primeiro lugar, é fundamental criar um bom modelo para o seu negócio. Não basta colocar no ar e ver no que dá. O planejamento vem em primeiro lugar. Crie o conceito, estude o mercado, qual é o melhor meio de atuação, seu público-alvo, como será a interação com seus clientes, bem como a divulgação da marca. Certifique-se também de que a empresa terá a estrutura adequada para o que for necessário.

Confie em sua equipe – Muitas startups crescem rapidamente e possuem uma boa base de colaboradores e parceiros. Escolha-os bem, para que possa confiar na realização de cada tarefa. Lembre-se que o empreendedor também faz parte da equipe e tem que ajudar a remar para o mesmo lado. Não tenha receio de colocar a mão na massa.

Mantenha a atividade – Toda empresa enfrenta dificuldades, principalmente no início. Por isso, para ser um empreendedor de sucesso, é fundamental ter habilidade de passar por cima dos possíveis percalços - o famoso “jogo de cintura” - para lidar com todos problemas e dificuldades. Em hipótese alguma deixe sua empresa inativa. Procure sempre pensar em novas soluções para que ela permaneça em funcionamento e, principalmente, não se distancie do seu público.

Seja paciente e realista – Não é todo empreendimento que emplaca de uma hora para a outra. A maioria leva tempo e, por isso, além de muito trabalho, é necessário ter paciência. Para isso, estabeleça metas realistas, dê um passo de cada vez. É muito importante, também, saber absorver as críticas. Esteja aberto a elas, para mudar o que for necessário.

Tenha autoconfiança – Por fim, esteja seguro de si e de seu trabalho. Pessoas inseguras dificilmente terão sucesso. Se você não acreditar no seu negócio, quem acreditará?

.Por: Cassio Krupinsk, sócio fundador da Oxibiz, primeira e única rede social de e-commerce do país.

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