Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/11/2007 - 11:12

Estudantes se unem na rede em prol do meio ambiente

Alunos de quatro escolas de três países – Brasil, Moçambique e Canadá – apresentam ações realizadas para reduzir os impactos do aquecimento global.

O Oi Futuro e a empresa canadense Elluminate Inc., provedora mundial de ensino à distância, unem-se novamente a escolas públicas do Brasil, do Canadá e de Moçambique. Em sua terceira etapa, o premiado projeto Fire and Ice III reúne hoje quatro escolas dos três países contra o aquecimento global. Os alunos atuam localmente, ajudando a reverter os efeitos das recentes mudanças climáticas, usando a criatividade.

Ao longo do último ano, os alunos participaram de seminários na web, através do software Elluminate Live! - uma tecnologia de vídeo conferência que utiliza salas virtuais para ministrar aulas de ensino médio através da internet -, para trocar e compartilhar idéias, além de desenvolver a visão de aspectos culturais de cada país. Segundo Samara Werner, diretora de Educação do Oi Futuro, as escolas ficaram com o desafio de pensar e desenvolver propostas e, em seguida, recomendar atividades comunitárias que possam contribuir para diminuir o impacto dos efeitos do aquecimento global.

Nesta edição, as escolas vão apresentar seus projetos e resultados alcançados em prol do meio ambiente. Das quatro escolas participantes, duas fazem parte do Tonomundo – um programa de inclusão digital que extrapola os limites do laboratório de informática para transformar a escola em um centro irradiador de projetos comunitários e formar professores e alunos em líderes atuantes.

Em Vassouras, no Rio de Janeiro, a Escola Municipal Abel José Machado, por meio de uma parceria com uma fazenda da comunidade local, plantou uma horta orgânica e irá distribuir mudas para incentivar o cultivo desse deste tipo de alimento. A região é castigada pelos efeitos da degradação do solo, devido ao abuso de fertilizantes e pesticidas por parte de pequenos produtores. No Amazonas, a Escola Maria Ivone de Araújo Leite aceitou o desafio de desenvolver um projeto para recuperar um lago da região que foi devastado pelos efeitos das mudanças climáticas nos últimos anos.

Representando Moçambique, um dos países mais pobres do mundo, a escola Externato Ilundy desenvolveu um programa de coleta e reciclagem de lixo na capital Maputo, que tem altos índices de doenças decorrentes do saneamento ineficaz. A escola canadense Lakefield College desenvolveu uma campanha para acabar com o excesso de emissão de gás carbônico, incentivando a população a desligar o carro enquanto está parado.

Perfil do Tonomundo - O Tonomundo é um programa de inclusão digital que extrapola os limites do laboratório de informática para transformar a escola em um centro irradiador de projetos comunitários e formar professores e alunos em líderes atuantes. Desde 2000, o Tonomundo (www.tonomundo.org.br) atua em localidades com baixo IDH (índice de desenvolvimento humano) em parceria com a Escola do Futuro da USP e conta com a chancela da UNESCO para projetos que apresentem uma transformação social. O programa atua com o foco na formação continuada de professores de Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Os professores do Tonomundo integram uma das maiores comunidades virtuais de aprendizagem do Brasil, onde são desenvolvidas práticas formativas para professores e atividades lúdicas on line, das quais também participam alunos, familiares e vizinhos da escola. A metodologia do Tonomundo já foi universalizada e implementada como política pública em Pernambuco, Sergipe, Fortaleza (CE), Natal (RN), Aracaju (SE) e Itaituba (PA). Este ano, o Tonomundo levará a sua metodologia para escolas de Moçambique.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira