Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/04/2013 - 09:07

Beto Neves e Lynda Grose visitam lounge da Firjan no Fashion Rio

Estilista expõe coleção “Suburban” e pesquisadora americana falou sobre importância de unir moda e sustentabilidade

Na noite do dia 17 de abril (quarta-feira), os visitantes do lounge da Firjan no Fashion Rio Primavera-Verão 2013 foram convidados a fazer uma incursão no subúrbio carioca conduzida pelo estilista Beto Neves, que expõe a coleção "Suburban", da Complexo B, dentro do espaço, como uma das iniciativas sintonizadas com o tema "Novos Postais" eleito pelo SENAI Moda Design.

Beto Neves contou que para criar as camisetas, estampadas com frases e ilustrações que evocam de forma bem humorada o modo de vida da periferia, fez um percurso completo em diferentes linhas de vans que circulam pelo subúrbio para ouvir os nomes de todos os bairros da Zona Oeste.

"Tive a ideia da coleção no dia das eleições, quando percebi a quantidade de amigos que atravessavam a cidade em direção às suas raízes no subúrbio. O título de eleitor entrega as origens, eu mesmo sou de Niterói, que tem a melhor vista para o Rio, e preciso atravessar a ponte para votar", brincou o estilista.

Com uma larga experiência em desfiles de sua marca durante diferentes edições do Fashion Rio e semanas de moda, Beto contou que atualmente enxerga seu trabalho muito mais conectado com parcerias de cunho social. Assim como ele, cada vez mais designers buscam este diferencial de aliar a sustentabilidade com a brasilidade, no intuito de agregar valor aos produtos. Os designers Pedro Moog e Leonardo Lattavo desenvolvem peças do mobiliário usando material reciclado e inspiração nos cartões postais cariocas, da Zona Sul aos subúrbios cariocas e também atraíram todos os olhares dos visitantes.

Para complementar, o Sistema Firjan promove uma ação interativa e convida a todos a fotografar diferentes paisagens do Rio além da Zona Sul para serem postadas no Instagram com a hastag #senaimodadesign e impressas como cartões postais dentro do lounge.

Moda e Sustentabilidade atrai empresários, estudantes e blogueiras -Na noite anterior, quem movimentou o lounge do Sistema Firjan foi a visita da pesquisadora americana Lynda Grose, que atraiu a atenção de profissionais do setor, blogueiras e estudantes de moda. O espaço ficou pequeno para atender a demanda de visitantes interessados no tema "Moda e Sustentabilidade", sobre o qual ela é uma das maiores especialistas.

Para Lynda, a sustentabilidade na moda vai muito além do algodão orgânico, mas abrange uma nova forma de se relacionar com a roupa e com o que seria ser fashion. A especialista defende a "durabilidade emocional" das peças, o que ela associa ao movimento do slow fashion - o contrário do fast fashion -, com a valorização de uma relação de atemporalidade com a roupa. “Acredito que as peças podem contar uma história, serem passadas de mães para filhos, e desta forma evitar o desperdício e o consumo exacerbado. É preciso pensar a moda de uma forma menos consumista”.

De acordo com a especialista, para criar uma moda sustentável é necessário repensar todo o processo criativo, cultural e o modo de produção. “O design deve ser pensado para que se tenha não 80% mas 100% de aproveitamento do tecido orgânico na mesa do corte. Isso poderia baratear a venda dele e otimizar a indústria”, sugeriu a estilista, citando inúmeros estilistas estrangeiros que já desenham suas modelagens com este objetivo.

Estilista, consultora e educadora, Lynda é uma das cofundadoras da linha ecológica da Esprit, primeira linha de roupas ecologicamente responsável desenvolvida por uma grande empresa e que firmou padrões pioneiros para a indústria têxtil. Autora do livro “Moda e Sustentabilidade: Design para Mudança”, ela é professora na Escola de Artes da Califórnia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira