Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/04/2013 - 09:33

Congresso ABVCAP sinaliza aumento dos investimentos de private equity em seguradoras

Painel abre debate sobre alterações de norma que, se aprovada, pode resultar em aumento de recursos.

São Paulo – A necessidade em se ampliar investimentos do mercado de participações no setor de seguros deve trazer novidades em breve. O assunto foi discutido o dia 16 de abril (terça-feira), no Congresso ABVCAP, durante o painel “A Estrutura da SUSEP e a Regulamentação de suas Supervisionadas: Perspectivas de Investimentos na Indústria de Private Equity e Venture Capital”. A sessão que contou com a presença de Everson Oppermann, Diretor Geral da Luterprev Previdência Complementar, e Paulo Vianna, Coordenação de Monitoramento de Ativos e Riscos da SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, órgão responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização.

Segundo Daniel Kalansky, Sócio do Motta, Fernandes Rocha Advogados, que moderou o painel, o volume de investimentos de private equity nesse segmento estão muito abaixo se comparado a outras áreas, um número bem próximo de 0%.

Na apresentação de Vianna, o tema abordado foi Monitoramento de Solvência da Susep (CGSOA). Em seus comentários, o executivo destacou alguns tópicos sobre as atribuições da Coordenação de Aferição de Solvência (COASO) com destaque na proposta de aperfeiçoamento e alteração à Resolução CMN nº 3.308/05.

“Fizemos uma proposta de alteração que, na verdade, deixa a Resolução mais flexível, com intuito de atender melhor o mercado. Queremos aumentar os 3% de ativos para 10%. Atualmente já existe uma curiosidade pelo private equity nas seguradoras. Somente essa mudança, que ainda está em andamento, poderá representar um aumento de recursos que pode ser aplicado”, refletiu Vianna.

Para todos os componentes do Painel, usar o Fórum para o debate sobre as mudanças dessa Resolução foi uma ótima percepção da ABVCAP. “Como empresas do segmento de seguradoras e previdência privada, também estamos abertos para os investimentos de private equity”, afirma o Diretor Geral da Luterprev Previdência Complementar. Oppermann ainda destacou que as empresas do ramo têm tempo para maturar o dinheiro, com metas atuariais positivas e ganhos em longo prazo. [www.congressoabvcap.com.br].

ABVCAP-Fundada em 2000, a ABVCAP é uma instituição sem fins lucrativos, que fomenta o investimento de longo prazo no Brasil. Durante os seus 12 anos de atuação, a ABVCAP tem ajudado a promover as melhores práticas que estão alinhadas com os padrões da indústria internacional, e tem atuado como facilitador no relacionamento entre os integrantes da comunidade de investimentos de longo prazo no Brasil. A ABVCAP possui mais de 200 membros, que representam os principais players da indústria de private equity e venture capital, incluindo os maiores fundos de pensão brasileiros, gestores nacionais e internacionais, prestadores de serviços, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira