Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/04/2013 - 09:50

Uma história de amor à música


Livro-reportagem que mergulha na tradição musical de São João del-Rei, Prados e Tiradentes.

Após dois anos de intensa pesquisa, os jornalistas Marília Scalzo e Celso Nucci lançam, no dia 28 de fevereiro de 2013, Uma história de amor à música – São João del-Rei, Prados, Tiradentes, livro-reportagem que se debruça sobre um dos maiores fenômenos da cultura brasileira: a inabalável tradição musical do Campo das Vertentes.

O projeto, desenvolvido com base em mais de setenta entrevistas com músicos das orquestras e bandas das cidades, além de um profundo mergulho em estudos e livros sobre a música da região, traz ao público a história dessa arte que permaneceu invicta à passagem do tempo. Por meio de um texto claro e bem escrito, os autores investigam por que uma atividade musical nascida durante o período colonial é amplamente realizada até os dias de hoje e explicam como essas comunidades preservaram o seu vasto repertório de música sacra e profana, transmitido de geração a geração.

A paixão que os habitantes de São João del-Rei, Prados e Tiradentes dedicam à sua tradição musical apresenta-se também por meio do belíssimo ensaio do fotógrafo Eugênio Sávio, que por dois anos registrou os diversos momentos em que essa arte desempenha papel fundamental – ações religiosas, como as famosas procissões; apresentações das orquestras e bandas em igrejas e teatros; e eventos em escolas, praças e ruas, entre outros.

O resultado do trabalho é, mais do que um brilhante ensaio-reportagem, uma história sobre como o amor à arte pode ajudar a preservar tradições ameaçadas pelas transformações do mundo moderno – e sobre como a cultura pode contribuir para garantir a construção de uma vida comunitária efetivamente coesa, inclusiva e solidária.

Português • 1ª edição • 2012 | 290 pp. • 21,4 cm x 28 cm | ISBN 978-85-7850-096-2 | R$ 80,00

Os autores:Marília Scalzo-Jornalista e consultora editorial, editou e dirigiu diversas revistas na editora Abril, como Bravo!, A&D, Veja São Paulo e Casa Cláudia, além de ter atuado em grupos de comunicação como o jornal Folha de S. Paulo, Editora Moderna e Carta Editorial. Pela Editora Livre, escreveu o livro 30 Anos de Moda no Brasil (2009) e, pela Editora Contexto, publicou Jornalismo de Revista (2003). Atualmente reside entre São Paulo e Tiradentes, desenvolve e executa projetos de livros, revistas e reportagens e trabalha como consultora para o Instituto Moreira Salles.

Celso Nucci-Em 24 anos de carreira jornalística na Editora Abril, criou e editou diversos títulos. Durante dez anos foi secretário editorial e diretor de desenvolvimento editorial da editora. Entre 2003 e 2007, foi assessor da presidência da Radiobrás para qualidade editorial. Ali planejou e implantou programa de qualidade editorial para três emissoras de TV, quatro emissoras de Março 2013 rádio e uma agência de notícias. Atualmente reside em Tiradentes, onde atua como marchand de artes mineiras na galeria Cuia Brasil.

Eugênio Sávio-Jornalista (UFMG, 1987) e mestre em Comunicação e Cultura (UFRJ, 2001). É professor da PUCMG. Como fotógrafo, trabalha para diversas editoras, fez coberturas internacionais importantes como quatro copas do mundo e as Olimpíadas da China. Participou de várias exposições e teve seu trabalho publicado em diversos livros. Como produtor cultural, atuou em 12 estados brasileiros com o projeto Foto em Pauta, lançado em 2004. Em 2011 promoveu a primeira edição do Festival de Fotografia de Tiradentes.

BEI: uma editora que oferece mais: a palavra BEI – “um pouco mais”, em tupi – define o espírito de quem busca superar limites em cada projeto. Desde sua fundação, a BEI Editora se diferencia pela qualidade e originalidade das suas publicações.

Cada livro é visto como um projeto especial, concebido e desenvolvido em seu próprio ritmo, de acordo com suas características e peculiaridades. Todos os aspectos da produção – do projeto gráfico à escolha do papel e dos processos de impressão – reforçam essa atenção à singularidade de cada obra. [www.bei.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira