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02/11/2007 - 11:24

Oi consolida liderança com forte resultado operacional e aumento de rentabilidade

Empresa encerrou setembro com 30,6 milhões de usuários. No acumulado do ano, lucro líquido foi de R$ 1,4 bilhão e receita bruta alcançou R$ 18,7 bilhões. Telefonia móvel e banda larga lideraram crescimento.

Rio de Janeiro– A Oi (Tele Norte Leste Participações) registrou receita bruta consolidada de R$ 18,7 bilhões nos primeiros nove meses deste ano, 5% superior à do mesmo período de 2006. A receita líquida atingiu R$ 13,1 bilhões (+5%) e o resultado líquido foi de R$ 1,4 bilhão (+108%).

No fim de setembro, a Oi tinha 30,6 milhões de usuários (unidades geradoras de receita), sendo 14,3 milhões em telefonia fixa, 14,9 milhões em telefonia móvel e 1,4 milhão no Oi Velox, serviço de acesso à internet em banda larga.

Em comparação com setembro do ano passado, a base de clientes da empresa aumentou 8,9%, influenciada principalmente pela expansão do Oi Velox (+33%) e da telefonia móvel (+18%). Apenas no terceiro trimestre, o Oi Velox contabilizou 127 mil adições líquidas, maior número registrado em um trimestre desde o lançamento do serviço, em 2001. Antes disso, as adesões ao Oi Velox nunca haviam chegado ao patamar de 100 mil em um período de três meses.

Na telefonia móvel, a Oi conquistou cerca de 2,3 milhões de novos clientes nos últimos doze meses, terminando o terceiro trimestre na liderança de sua área de atuação (Região 1), com participação de mercado de 27%. Considerando apenas o terceiro trimestre, as adições líquidas somaram aproximadamente 1,3 milhão de clientes, maior nível desde o quarto trimestre de 2005. Em meados de outubro, a empresa alcançou 15 milhões de clientes na telefonia móvel.

– Sem subsidiar aparelhos ou lançar mão de práticas que pudessem comprometer a trajetória de aumento da nossa rentabilidade, imprimimos mais agressividade às nossas ofertas e com isso consolidamos a liderança de mercado em telefonia móvel na nossa área de atuação – afirmou o diretor de Finanças e Relações com Investidores da Oi, José Luís Salazar.

Na telefonia fixa, apesar da tendência mundial de migração para a telefonia móvel, a base de clientes se manteve praticamente estável, devido à adoção de uma política de crédito mais flexível, sempre de maneira rentável. Os planos alternativos chegaram a setembro com 4,7 milhões de clientes, o equivalente a 33% das linhas de telefonia fixa em serviço.

Ebitda – De janeiro a setembro, o Ebitda (lucro antes de despesas financeiras, impostos, depreciações e amortizações) consolidado atingiu cerca de R$ 4,9 bilhões, com expansão de 7,7% em relação aos primeiros nove meses do ano passado. Nos primeiros nove meses do ano, a margem Ebitda foi de 37,8%.

Do segundo para o terceiro trimestre, o Ebitda consolidado aumentou 20%, para R$ 1,9 bilhão, e a margem Ebitda avançou de 36,6% para 43%. O resultado teve o impacto de efeitos não-recorrentes, no valor de R$ 229 milhões. Excluindo esses efeitos, o Ebitda consolidado foi de aproximadamente R$ 1,7 bilhão, 5,2% maior do que o do segundo trimestre e 8,3% superior ao do terceiro trimestre do ano passado. A margem Ebitda, sem os fatores não-recorrentes, foi de 37,8%.

Investimentos – De janeiro a setembro, a Oi investiu R$ 1,3 bilhão, sendo 82% em telefonia fixa (incluindo transmissão de dados) e 18% em telefonia móvel. A maior parte dos recursos foi aplicada na ampliação da infra-estrutura da planta de dados.

Endividamento – Nos primeiros nove meses do ano, o endividamento da empresa manteve a trajetória de queda. Em setembro, a dívida líquida da empresa totalizava R$ 3,1 bilhões, 44% menor do que a do mesmo mês do ano passado e equivalente a 48% do Ebitda acumulado em 12 meses. Em setembro, o saldo de caixa e aplicações financeiras era de R$ 6,3 bilhões.

Telefonia móvel (TNL-PCS) – A receita operacional bruta da empresa de telefonia móvel aumentou 21% em relação aos primeiros nove meses de 2006, para R$ 4,1 bilhões. A receita líquida cresceu 22%, para R$ 3,1 bilhões, e a receita com serviços móveis (excluindo a venda de terminais) teve alta de 31%, atingindo R$ 3,6 bilhões.

A empresa registrou um forte número de adesões à promoção Ligadores, que concede bônus por 12 meses nas ligações locais para qualquer Oi ou telefone fixo aos clientes pré-pagos que fizerem recargas mensais a partir de R$ 10. Lançada em julho, por ocasião do Dia dos Pais, a promoção teve adesão de 4,6 milhões de clientes até o fim de setembro, o correspondente a 37% da base de clientes pré-pagos da empresa. Deste total, cerca de 2,5 milhões são novos clientes e 2,1 milhões são clientes da base que aderiram à promoção.

De janeiro a setembro, o lucro líquido da empresa de telefonia móvel atingiu R$ 241 milhões, contra prejuízo de R$ 73 milhões nos primeiros nove meses do ano passado. O Ebitda alcançou R$ 803 milhões, com aumento de 133% em relação ao mesmo período de 2006. A margem Ebitda foi de 26%, ante 13,6% dos primeiros nove meses de 2006. No terceiro trimestre, a margem Ebitda da telefonia móvel foi de 33%, contra 26% do segundo trimestre e 9,7% do terceiro trimestre de 2006.

Oi Internet – O provedor Oi Internet terminou o mês de setembro com 3,4 milhões de clientes. Deste total, 2,8 milhões utilizavam o acesso discado e cerca de 600 mil haviam aderido ao serviço de banda larga. O provedor está presente em mais de 2,2 mil localidades.

Novidades Oi - Licença em SP – A Oi foi declarada vencedora nas propostas de preço apresentadas para 23 dos 105 lotes de freqüência licitados no fim de setembro pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), conquistando o direito de entrar no mercado de São Paulo e ampliando freqüências em estados onde está presente. Ao todo, a Oi desembolsará cerca de R$ 220 milhões para a aquisição dos lotes, sendo cerca de R$ 170 milhões referentes às outorgas para o Estado de São Paulo e aproximadamente R$ 50 milhões para os lotes que resultarão no aumento da freqüência de atuação da Oi. Com as faixas obtidas na licitação, a Oi passará a ter de 45 MHz a 50 MHz de espectro de freqüência em todos os estados em que atua.

Way TV - A aprovação da compra da Way TV pela Oi, anunciada no dia 23 de outubro pela Anatel, traz benefícios importantes para a competição no setor e para os consumidores, que serão favorecidos pela oferta de novos serviços e pela expansão da cobertura de TV por assinatura e de banda larga na área de atuação da empresa mineira. A Way TV tem licença para operar nos municípios de Belo Horizonte, Poços de Caldas, Uberlândia e Barbacena. Os consumidores desses municípios também serão beneficiados pelas ofertas convergentes da Oi, com diversas opções abrangendo telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga e transmissão de vídeo.

IPTV - A Oi está se preparando para lançar no começo de 2008 sua oferta de IPTV, por meio do serviço de Vídeo sob Demanda. Durante os últimos meses, a empresa vem desenvolvendo a solução tecnológica e realizando os investimentos para preparação da rede necessária para a transmissão de vídeos. Num primeiro momento, o produto estará disponível para algumas regiões especificas do Estado do Rio de Janeiro.

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