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20/04/2013 - 06:07

Terceirização aumenta o valor agregado de programas de integração B2B

Estudo da Universidade de Stanford analisou o estado atual e as tendências de adoção de serviços gerenciados no comércio eletrônico B2B, e 96% das empresas entrevistadas reconhecem a efetividade do outsourcing nesta área

São Paulo, SP – A GXS, empresa líder no fornecimento de soluções de integração B2B, desenvolveu em parceria com o Fórum Global Stanford Supply Chain Management, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, o estudo “B2B Managed Services: Valor dos negócios e Tendências de Adoção”. A pesquisa analisa o estado atual de adoção de integração B2B e avalia o potencial de crescimento dessa tendência. Os resultados baseiam-se em uma pesquisa com aproximadamente 100 usuários na América, Europa e Ásia, de diversas indústrias, incluindo manufatura, varejo, serviços financeiros e logísticos.

O estudo mostra que 96% dos entrevistados perceberam que a terceirização dos serviços nos programas de integração B2B agregam valor aos processos. Além disso, os participantes do estudo apontaram que a redução de custos também é um dos benefícios chave – 74% dos entrevistados indicaram redução nas despesas totais ao comparar o investimento necessário com licenças de software e os custos de uma operação terceirizada. Entretanto, a redução de custos não é o benefício mais relevante. Melhorar a experiência do cliente para acelerar a expansão internacional e aumentar a eficiência operacional dos negócios foram as razões mais mencionadas para a contratação dos serviços.

Outro fator revelado pelo estudo é o interesse de 96% dos participantes da pesquisa em aumentar o número de clientes e/ou fornecedores com os quais realizam trocas de dados de maneira eletrônica, além dos tipos de processos suportados. Destes entrevistados, 59% planejam expandir os serviços gerenciados para outras áreas.

O vice-presidente de vendas e gerente geral da GXS para América Latina, Marcelo Ramos, comenta sobre este cenário no mercado brasileiro: “O atual momento da economia possibilita que empresas brasileiras passem a ser multinacionais, bem como as companhias estrangeiras têm nos considerado cada vez mais como mercado estratégico para a expansão das suas operações. Assim, o desafio está em conciliar a integração padronizada de todos os processos de comércio eletrônico B2B em todos os locais de operação destas empresas”, diz o executivo.

“Os desenvolvimentos tecnológicos para integração B2B provocaram um crescente interesse pela terceirização. Esse estudo visa juntar fatos e opiniões das últimas tendências e valores agregados ao negócio com essas iniciativas B2B”, disse Barchi Gillai, líder do estudo. “Embora leve algum tempo para sentir os benefícios da terceirização de serviços para os processos B2B, o resultado do estudo mostra que o mercado atingiu um nível de maturidade onde as empresas começaram a perceber um grande retorno dos investimentos” complementa Barchi.

A GXS é líder em soluções de integração B2B e opera a maior plataforma em nuvem do mundo, a GXS Trading Grid®. Os softwares e serviços da companhia auxiliam mais de 400.000 empresas, incluindo 2/3 das empresas da Fortune 500 e 23 dos Top 25 supply chain, a ampliar a rede de parceiros, automatizar processos de recebimento, gerenciar pagamentos eletrônicos e melhorar a visibilidade da cadeia de abastecimento (supply chain). O GXS Managed Services, solução para melhorar as operações de integração B2B, combina a plataforma Trading Grid® com processos padronizados e um time global para gerenciar a operação dos clientes da empresa com os seus parceiros de negócio. Baseada em Gaithersburg, Maryland, a GXS possui operação direta em 20 países, inclusive o Brasil, empregando mais de 2.300 profissionais. [www.gxs.com.br].

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