Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/04/2013 - 06:38

Cai apetite por fusões e aquisições no mundo e Private Equity é opção para crescer no Brasil

Os empresários estão olhando com cautela as oportunidades de fusões e aquisições (M&A, sigla em inglês) no mundo. Segundo dados do International Business Report (IBR) 2013 da Grant Thornton International, apenas 28% das empresas pesquisadas planejam operações de M&A nos próximos três anos para expandir seus negócios. No Brasil, o cenário não é diferente, onde 26% dos executivos consultados esperam crescer por meio de fusões e aquisições, percentual bem menor que os 40% registrados no ano passado. A pesquisa é feita com 12.500 empresas em 44 economias. No País, são consultadas 300 empresas.

A maioria das companhias brasileiras consultadas revelou que espera crescer por meio de aportes de Private Equity (47%) e financiamento bancário (48%). Globalmente, a maioria dos líderes pesquisados disse que espera crescer por meio de lucros retidos (62%), financiamento bancário (48%) e Private Equity (18%).

“A indústria de Private Equity está se desenvolvendo rapidamente no País aparecendo como fonte alternativa para as empresas aqui. No ano passado tivemos investimentos importantes e certamente teremos mais em 2013. Outro aspecto que vem impactando este cenário é o mercado de IPOs brasileiro, que desde o ano passado encontra-se quase paralisado”, afirma Paulo Sérgio Dortas, Managing Partner da Grant Thornton Brasil.

Entre os países que mais esperam realizar fusões e aquisições estão a Geórgia (66%), Holanda (55%), Peru (54%), Armênia (53%), Bósnia (42%), Chile (41%) e México (48%). Na contramão, aparece a Estônia (6%), Taiwan (9%), Japão (10%), Tailândia (11%) e Vietnã (12%).

Entre as empresas brasileiras que planejam fusões e aquisições, as principais razões para realização dessas transações são: ter acesso geográfico a novos mercados (67%) e a aquisição de novas tecnologias ou de marcas já estabelecidas (62%). Para 29% dos empresários locais os compradores devem ser membros da própria família. Não à toa, mesmo os que esperam realizar M&A, 74% disseram não acreditar em uma troca de controle na empresa nos próximos três anos.

“Esta é uma informação importante, já que apesar do Private Equity se apresentar como uma importante fonte de financiamento para o crescimento, os recursos da própria família ainda são vistos como uma fonte relevante a ser considerada” completa Dortas.

O IBR revelou também que a América do Norte Latina (37%) é a região onde há a maior pretensão de transações, pela América Latina (31%). Os principais objetivos com isso são conseguir aumentar escala e acessar novos mercados (63%), respectivamente.

O International Business Report da Grant Thornton (IBR) é uma pesquisa realizada há 21 anos que tem como objetivo fornecer informações sobre as opiniões e expectativas de 12.500 empresas em 44 economias anualmente. São entrevistados CEOs, diretores, presidentes e outros executivos seniores, levando em conta os cargos mais relevantes para cada país.

Coleta de dados -A pesquisa é realizada principalmente por meio de entrevistas telefônicas com duração de aproximadamente 15 minutos, com exceção do Japão (por correio), das Filipinas e da Armênia (pessoalmente), China continental e Índia (combinação de entrevistas pessoalmente e por telefone), onde as diferenças culturais requerem uma abordagem própria. As entrevistas telefônicas permitem à Grant Thornton International realizar a quantidade exata recomendada de pesquisas e garantir que as pessoas mais apropriadas sejam entrevistadas dentro das organizações que cumprem com os critérios de perfil exigidos. A coleta de dados é administrada pelo sócio principal de pesquisa da Grant Thornton International - Experian Business Strategies. Os questionários são traduzidos para os idiomas locais, e cada país participante tem a opção de realizar perguntas específicas e adicioná-las ao questionário principal.

Grant Thornton International Ltd -Todas e quaisquer referências à Grant Thornton International são à Grant Thornton International Ltd ou às suas firmas membro. A Grant Thornton International Ltd é uma das principais organizações mundiais de contabilidade e consultoria com propriedade e administração independentes. Suas firmas prestam serviços de auditoria, tributos e assessoria especializada a empresas privadas e entidades de interesse público. Os serviços são prestados de maneira independente pelas firmas membro e correspondentes da Grant Thornton International, uma entidade de cúpula internacional organizada como uma sociedade de responsabilidade limitada por garantia e constituída na Inglaterra e País de Gales. A Grant Thornton International não presta serviços em seu próprio nome ou de qualquer outra forma. A Grant Thornton International e as firmas membro não formam uma sociedade internacional.

A Grant Thornton Brasil é a firma-membro da Grant Thornton International no País e oferece serviços de auditoria, tributos, consultoria e outsourcing. Além de uma equipe de profissionais preparada com uma vasta expertise, a Grant Thornton Brasil trabalha com as mais modernas metodologias, utilizando ferramentas desenvolvidas pela organização globalmente.  

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira