Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2013 - 05:38

Sociologia Jurídica

O estudo da sociologia jurídica no Brasil desenvolveu-se muito nos últimos anos. Desde a instalação do primeiro curso de Direito no país, a disciplina ficou relegada a segundo plano. Contudo, a necessidade de promover uma reflexão crítica sobre o Direito e as instituições jurídicas levou-a a um lugar de destaque. Na década de 1990, a inclusão da área nos currículos das faculdades elevou ainda mais sua importância.

Sociologia Jurídica, elaborado por Antonio Sergio Spagnol e publicado pela Editora Saraiva, não segue um manual de definições e conceitos, mas apresenta uma visão dos temas vistos pela Sociologia Jurídica de forma mais livre, aberta. O título não se prende a dogmatismos e, assim, muito mais do que introduzir os temas, se propõe a abrir discussões sobre eles.

Num primeiro momento, o trabalho fundamenta-se no advento da Sociologia e de seus principais pensadores: Durkheim, Weber e Marx. Com esse pano de fundo inicia-se uma discussão sobre os principais assuntos que envolvem a Sociologia e o Direito. No final de cada capítulo, há propostas de atividades.

A obra faz parte da Coleção Direito Vivo, que abrange todas as matérias que compõem o curso de Direito a partir de uma visão humanista, tornando-se um convite à reflexão e ao debate. O foco dos textos é orientar a compreensão do Direito para a dignificação da pessoa humana, e não considerar apenas a supremacia da forma, da lei, do poder.

O autor-Antonio Sergio Spagnol é doutor e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor titular da Faculdade Estácio/Uniradial.

.[Coleção Direito Vivo | Coordenador: José Fabio Rodrigues Maciel | Editora Saraiva, 2013, 1.ª edição, brochura, 192 páginas, R$59,00 | ISBN: 978-85-02-17399-6 [www.saraiva.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira