Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/11/2007 - 09:32

Home Care

Atendimento domiciliar: efeitos benéficos para quem recebe tratamento em casa e próximo da família.

Home Care, ou atenção domiciliar, é uma alternativa cada vez mais prestigiada por pacientes e familiares, pois oferece conforto e humanização ao tratamento. Substitui a internação hospitalar, após a autorização médica, com benefícios diversos, como estar próximo de parentes e amigos, permanecer num ambiente mais aconchegante, além de tirar o peso psicológico de estar preso a um leito hospitalar.

Claro que o home care não oferece todos os recursos terapêuticos de um hospital. Justamente por isso, só pode ser adotado depois de uma rígida avaliação médica. É que sempre há casos que não podem abrir mão de tais recursos. Porém, para os pacientes que estão aptos a esse tipo de tratamento, outras vantagens: o custo, cerca de 30% a 60% mais em conta do que a internação hospitalar, dependendo da situação clínica; e a possibilidade de ter o apoio integral de uma equipe multidisciplinar.

“Os pacientes que podem usufruir o tratamento domiciliar podem apresentar diversas complexidades clínicas. Desde os mais graves e crônicos, que dependem de equipamentos e cuidados diferenciados, até aqueles de menor gravidade, que necessitam de cuidados pontuais, como procedimentos de enfermagem para aplicação de medicamentos, realização de curativos ou monitoramento”, esclarece a nutricionista Denise van Aanholt, coordenadora do GANEP-LAR.

Home Care no Brasil - No Brasil, o home care entrou em cena no final dos anos 40 com a iniciativa de um hospital público municipal. No início dos anos 90, observou-se um crescimento no setor privado. O GANEP, logo após sua fundação, também contemplou o home care. No entanto, atuava apenas com o atendimento e o treinamento em terapia nutricional enteral e parenteral, no qual foi pioneiro. O Departamento de Atenção Domiciliar GANEP-LAR, uma subdivisão do GANEP Nutrição Humana, veio ampliar os serviços domiciliares, atendendo indivíduos para procedimentos e internação hospitalar.

Fundado em 1995, o GANEP-LAR segue os passos do GANEP que é referência em terapia nutricional no Brasil. Oferece atendimento domiciliar a pacientes tratados inicialmente em hospitais e que estão autorizados por seus médicos a continuar o tratamento em suas residências.

Na maioria das situações, o atendimento domiciliar é procurado por portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão ou câncer; por portadores de necessidades especiais que precisam de cuidados constantes e diferenciados, e também para casos de doenças neurológicas e ainda em doenças degenerativas, como Parkinson ou Alzheimer.

“Realizamos em média 80 atendimentos por dia, sendo que, desse total, 15 a 20 pacientes necessitam de procedimentos como curativos e/ou administração de medicamentos”, afirma Denise van Aanholt.

O GANEP-LAR conta com uma equipe multiprofissional para os atendimentos domiciliares. A equipe médica atua em conjunto com a enfermagem e o serviço social, para redução das horas de enfermagem dos pacientes em internação domiciliar até a alta da internação domiciliar e, se possível, do atendimento domiciliar também. O GANEP-LAR possui ainda um serviço de SAC para auxiliar seus clientes.

O papel da enfermagem no Home Care - Quando o GANEP-LAR iniciou suas atividades, contava apenas com o atendimento nutricional. O atendimento da equipe multidisciplinar começou anos depois, primeiramente com o apoio de uma equipe de enfermagem.

“A base do atendimento domiciliar está na enfermagem. São profissionais extremamente ativos e que têm maior contato com os pacientes e familiares”, explica Roberta Rezende Lagoa, gerente de enfermagem do GANEP-LAR.

A enfermagem é responsável pelos cuidados básicos, como higiene pessoal, pela realização de curativos e medicamentos, manipulação de equipamentos e treinamentos. “O mais importante em nosso trabalho é a humanização da assistência, característica do GANEP-LAR”, ressalta Roberta.

Equipe completa é imprescindível - O Home Care tem como base uma abordagem multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogos e setor administrativo, com uma logística bem montada. No GANEP-LAR, a assistência domiciliar é prestada por uma equipe completa e inclui aplicação de antibióticos e curativos, oferecendo também a opção de uma intervenção mais intensa para pacientes que necessitam de cuidados 24 horas por dia. Nestes casos, todos os recursos tecnológicos, medicamentos e outros materiais são disponibilizados juntamente com o apoio de um auxiliar de enfermagem em tempo integral.

O GANEP-LAR também dá suporte para alimentação via sonda enteral ou parenteral e para a recuperação nutricional em período pré e pós-operatórios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira