Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/04/2013 - 06:13

Brasil tem o 1º caso de sucesso de esclerose lateral amiotrófica (ela) com células-tronco

Entre os dias 21 e 25 de abril (domingo e quinta-feira), Dr. Elíseo Joji Sekiya - Pesquisador da USP e consultor científico da CordCell - apresentará no Congresso Internacional de Terapia Celular (ISCT- Internacional Society For Cellular Therapy), na Nova Zelândia, o protocolo inédito com resultado satisfatório de um transplante de células-tronco realizado em um brasileiro que sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Apesar de lutar contra a doença desde 2006, esse homem, de 68 anos, estava em estado terminal no ano passado, em cadeira de rodas e sem os movimentos musculares. Começo de 2012, com autorização do Comitê de Ética e dos familiares do enfermo, sob coordenação de do hematologista dr. Adelson Alves (Fundador da CordCell), Dr. Sekiya e a equipe de neurologistas que o assiste, implantaram as células-tronco coletadas do tecido adiposo do próprio paciente (região abdominal) em seu sistema nervoso central, por meio do liquor ( liquido do cérebro). Os resultados até agora obtidos demonstram a recuperação nas escalas de avaliação, isto é, a doença regrediu.

Atualmente, o paciente consegue se alimentar e conseguiu até dar alguns passos com apoio. “Mesmo com o diagnostico estabelecido, há pouco conhecimento sobre a doença e não existem no mercado mundial medicamentos que retardam a doença, o que leva ao óbito no máximo em cinco anos. Abrimos uma perspectiva para reversão dessa doença e outras degenerativas, tão cruéis ao ser humano”, enfatiza o cientista.

A esclerose lateral amiotrófica (ELA): também designada por doença de Lou Gehrig[1] e doença de Charcot, é uma doença neurodegenerativaprogressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores, as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos, e com a sensibilidade preservada. Mais dados: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esclerose_lateral_amiotr%C3%B3fica

A CordCell: pioneira no Brasil na coleta, armazenamento e pesquisas visando o uso terapêutico das células-tronco do cordão umbilical, a CordCell está inserida em um conceituado grupo médico com 40 anos de história e que oferece assistência integral em onco-hematologia, oncologia clínica e terapia celular.

Por não terceirizar nenhuma etapa do processo, possui um completo e moderno centro tecnológico, onde são desenvolvidas técnicas de expansão das células-tronco e busca de novas aplicações. O alto investimento em tecnologia, pesquisas e capacitação profissional faz da CordCell um dos maiores polos de biotecnologia do mundo e o centro de terapia celular mais completo e qualificado do país. [www.cordcell.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira