Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/11/2007 - 09:37

Suzano é número um em IDHO

Inspirado no IDH, usado para medir o nível de desenvolvimento humano dos países a partir de indicadores como educação, saúde, longevidade e renda per capita, a Gestão & RH concluiu, no mês passado, sua Pesquisa Nacional “As 100 Melhores Empresas Brasileiras em Indicador de Desenvolvimento Humano Organizacional (IDHO)”.

A pesquisa teve como objetivo analisar o atual estágio em que se encontram as “1.000 Maiores Empresas Brasileiras” (critério da Revista Exame), em termos de desenvolvimento humano organizacional, obedecendo a quatro dimensões de atuação: Capital Humano, Governança Corporativa, Sustentabilidade e Transparência.

Concebida e coordenada por Alexandre Garrett, diretor da Gestão&RH, a pesquisa foi realizada pelos professores Takeshy Tachizawa, doutor em Administração pela FGV, e Hamilton Pozo, Ph.D. pela University of California, com o apoio da Deloitte Consultoria e do Great Place to Work (GPTW).

O estudo permitiu-se chegar a uma relação das “100 Melhores Empresas em IDHO”; e classificou as “Melhores Empresas em IDHO”, por categoria nas quatro dimensões pesquisadas sendo: Governança Corporativa, Sustentabilidade, Capital Humano e Transparência. Baseando-se nesse ranking, a pesquisa chegou às “10 Melhores”.

A empresa “Destaque do Ano”, melhor avaliada nas quatro dimensões, foi a Cia. de Suzano Papel e Celulose. Com capacidade de produção de 1,1 milhão de toneladas de celulose total, 820 mil toneladas de papel e receitas de US$ 1 bilhão, empresa é um dos maiores produtores de papel e celulose de eucalipto da América Latina, oferecendo seus produtos para os mercados doméstico e internacional. A empresa detém ainda 50% do capital da Ripasa, sempre preocupada em renovar os ciclos de crescimento, desenvolvendo políticas de sustentabilidade socioorganizacional e ambiental. Classificada como uma das “100 Melhores em Cidadania Corporativa”, pela Gestão & RH tem um indicador de 205,1 e 163,9 de riqueza gerada por empregado. Adota a sustentabilidade como a capacidade de permitir que os ciclos de crescimento se renovem. Para isso, a empresa atua no aprimoramento contínuo da gestão dos resultados das unidades de negócios e nas áreas de prestação de serviços, buscando a criação de maior valor aos acionistas, no aperfeiçoamento do modelo de gestão PNQ, no aprimoramento das práticas de governança corporativa e atendimento dos critérios do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

Suas áreas de plantio de eucalipto e suas atividades industriais são certificadas pelo Forest Stewardship Council (FSC). A empresa tem ainda outras certificações florestais: ISO 14001, ISO 9001 e OHSAS 18001 e alcançou o status de Membro Pleno da Chicago Climate Exchange (CCX), graças ao inventário de emissões de gases de efeito estufa, concluído em 2006.

As empresas “Destaque” nas quatro dimensões foram.: Sustentabilidade: Acesita; Aracruz Celulose; Banco Bradesco; CPFL Energia; Fras-Le; Goodyear do Brasil; Johnson & Johnson; Melhoramentos Papéis; Orsa Celulose; Philips; e Sabesp.

Governança Corporativa: Alcoa Alumínio; Arcelor Brasil; Banco do Brasil; Braskem; Duratex; Elektro Eletricidade e Serviços; Grendene; Marcopolo; Porto Seguro; e Suzano Papel e Celulose.

Transparência: Ampla Energia; Banco Itaú; Basf; Bayer; Brasil Telecom; Bunge Alimentos; Fleury Medicina e Saúde; HSBC Bank; Rhodia; Usiminas e Visanet.

Capital Humano: Accor Brasil; Avon Cosméticos; Banco ABN Amro Real; Caterpillar Brasil; Dow Brasil; Magazine Luiza; Microsoft Brasil; Motorola; Natura Cosméticos; Nestlé; Serasa; e Telefônica.

Além da empresa do ano tivemos o ranking das “10 Melhores em IDHO”: Aracruz; Avon; Basf; Brasil Telecom; Dow Brasil; Elektro; Fleury Medicina e Saúde; Natura; Sabesp e Usiminas.

Na lista das “100 Melhores Empresas Brasileiras em IDHO” temos: 3M; ABB;Acesita; Alcatel; Ambev; Andrade Gutierrez; Brasilprev; Caixa Econômica Federal; Cargill; Carrefour; Clariant; Copagaz; DPaschoal; Copesul; Cosipa; Fiat; Ford do Brasil; Gerdau; Henkel; Hering; Hospital Albert Einstein; HP; Lojas Americanas; Lojas Renner; Mantecorp; Monsanto; Novartis; O Boticário; O Estado de S. Paulo; Officer; Pão de Açúcar; Perdigão; Pepsico; Positivo; Randon; Redecard; Rede Globo; Sadia; São Paulo Alpargatas; Siemens; Telemar; Termomecânica; Totvs; Unibanco; Visteon; Volkswagen; Volvo; Vivax; Villares; Votorantim Finanças; Votorantim Celulose e Papel; Vigor; Unilever; Wall-Mart; Weg; Wickbold e Whirlpool.

A festa de premiação e entrega de certificados aconteceu, no dia 29 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista.

A pesquisa - A pesquisa avaliou as maiores organizações dos ramos industrial, comercial e de prestação de serviços, que atuam na economia nacional, com critério da Revista Exame.

Inicialmente, levantou-se a dimensão de Cidadania Corporativa nas empresas, etapa realizada no período de janeiro a abril de 2007. A segunda etapa foi efetuada entre maio a agosto de 2007, com coletas de dados através de questionários eletrônicos, encaminhados aos profissionais de RH e aos executivos das mil maiores empresas brasileiras (“Melhores e Maiores”, da Exame, 2007). Além de questionários, foram consideradas, para fins de análise adicional, informações disponibilizadas nos sites corporativos das mesmas empresas da amostra pesquisada (458 empresas, do total de mil organizações), como balanços sociais e relatórios de sustentabilidade.

A pesquisa considerou, também, informações específicas encontradas nos sites do Instituto Ethos, Ibase, Bovespa e do IBGC e nas revistas e publicações especializadas em negócios. As empresas, em função dos resultados obtidos pela pesquisa, foram classificadas de acordo com o seu desempenho em desenvolvimento humano organizacional, obedecendo ao critério das quatro dimensões: Cidadania Empresarial, Capital Humano (clima organizacional e qualidade de vida), Governança Corporativa e Transparência (balanço social e relatório de sustentabilidade).| www.gestaoerh.com.br/idho

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira