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25/04/2013 - 06:44

Perspectiva: compromissos cumpridos na América Latina


Esta semana estou participando do Fórum Econômico Mundial sobre a América Latina no Peru e a discussão está centrada no tema "gerando crescimento e fortalecendo sociedades".

Em uma região onde muitos países enfrentam o duplo desafio da má nutrição (desnutrição e obesidade), uma forma de fortalecer as sociedades é assegurar o acesso de mais pessoas aos alimentos nutritivos necessários para que se mantenham em boa forma física e saudáveis durante suas vidas.

Como chefe dos negócios da Nestlé nas Américas, assumo com muita seriedade nossa responsabilidade com as comunidades onde estamos presentes nessa região do mundo.

Estamos ajudando a lidar com esse desafio por meio dos produtos que fornecemos, das orientações e do apoio que oferecemos aos consumidores e da nossa participação, com outras organizações, em iniciativas relacionadas à nutrição e ao estilo de vida.

Em nosso novo relatório "A Nestlé na sociedade – criando valor compartilhado”, anunciamos ao público pela primeira vez uma série de compromissos mensuráveis, que refletem nossa ambição de trabalhar em colaboração com outros stakeholders para ajudar a enfrentar os desafios nutricionais impostos pelo excesso ou déficit nutricional.

Alimentos fortificados -A insuficiência de vitaminas e minerais essenciais na dieta pode ter efeitos devastadores nas comunidades – prejudicando o crescimento das crianças, causando déficits mental e visual, além de reduzir a capacidade de trabalho das pessoas em longo prazo.

Como parte de nosso compromisso em reduzir as deficiências de micronutrientes no mundo inteiro, investimos fortemente em Pesquisa&Desenvolvimento e colaboramos com cientistas em nível internacional e regional para fortificar apropriadamente determinados produtos alimentícios, de acordo com as necessidades locais.

Em toda a América Latina, nosso leite em pó Nido, de custo acessível e fortificado com ferro, cálcio e vitaminas C, A e D, leva nutrientes importantes a consumidores de baixa renda.

No Caribe e na América Central, iniciamos programas de fortificação com iodo e ferro por meio de nossa marca Maggi de caldos e temperos.

Além disso, no Brasil, nossos produtos prontos para beber Ninho Fruti e Ninho Baixa Lactose foram criados para ajudar os pais a aumentar o consumo de ferro e vitaminas essenciais de seus filhos.

Valor agregado -A venda de alimentos e bebidas mais nutritivas não só beneficia os consumidores, mas também faz todo sentido para o negócio. O mercado para esses produtos está crescendo com rapidez e produz margens maiores do que as categorias menos nutritivas.

Em 2012, respondemos à preferência crescente dos consumidores por alimentos mais leves com o lançamento de uma série de lanches de cereais Nestlé Fitness em seis países da América Latina, incluindo Chile, Colômbia e Equador.

Eles têm um teor mais baixo de açúcar e gordura do que muitas outras opções e são preparados com trigo integral, aveia e outros grãos ricos em proteínas e fibras.

Também no ano passado, no Chile e no México, lançamos o Nestlé ActiCol, que tem comprovação clínica de que ajuda a reduzir o colesterol. Disponível na forma de leite líquido, leite em pó ou iogurte, destina-se a consumidores adultos interessados em manter um coração sadio.

Mais saboroso e saudável -Para serem sustentáveis, as dietas saudáveis têm de ser agradáveis. Por isso, nossa estratégia de desenvolvimento de produtos fundamenta-se em nosso exclusivo "programa 60/40+", o maior desse tipo já implementado no setor alimentício.

O programa não apenas requer que o produto tenha a preferência de pelo menos 60% de um grande painel de consumidores em uma prova de sabor às cegas, comparando-o aos concorrentes diretos, mas também que ofereça mais nutrição de acordo com recomendações das autoridades nutricionais e de saúde.

Entre os produtos que criamos ou reformulamos como resultado do 60/40+ destacam-se nossos sorvetes "descascáveis". Com uma média de apenas 70 calorias por unidade, eles contêm menos gordura e calorias do que produtos concorrentes e estão sendo vendidos em 25 países, incluindo Argentina e Brasil.

Outros exemplos são a linha de caldos Benebien na República Dominicana, que oferece 25% menos sal, nossas sopas Maggi com sal reduzido na Argentina e a linha de sopas, temperos e cubinhos Equilive do Chile, também com baixo teor de sal.

Conhecimentos e habilidades -Pelo menos 2,8 milhões de pessoas morrem anualmente no mundo como resultado de excesso de peso ou obesidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os dados da OMS mostram um predomínio maior de peso não saudável no Canadá, nas Américas Central e Latina e nos Estados Unidos, onde quase dois terços da população apresentam excesso de peso e um quarto é afetado pela obesidade.

Ninguém quer sofrer os problemas de saúde associados ao excesso de peso. É por isso que também nos empenhamos em oferecer às pessoas as informações necessárias para tomar as decisões certas desde cedo.

Lançamos o programa global Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis com o objetivo de conscientizar crianças em idade escolar no mundo inteiro sobre nutrição, saúde e bem-estar. Atualmente, o programa está em mais de 60 países, sendo 13 nas Américas Central e do Sul e no Caribe.

No Peru, este programa é a base para uma campanha nacional de combate à desnutrição, patrocinada pela Primeira-Dama e pelo Ministro da Educação do país. No Equador, o programa conseguiu auxiliar 50 escolas a criar hortas para cultivar frutas e legumes orgânicos.

Para aumentar a ênfase do programa na atividade física, em 2012 fechamos um convênio de parceria global de cinco anos com a Kids’ Athletics, da Associação Internacional das Federações de Atletismo, com o objetivo de estimular a prática esportiva nas escolas.

A parceria já tem atividades em andamento na Argentina, Brasil, Chile e México, e este ano estamos estendendo-a para a Colômbia, Equador, Jamaica, Panamá, Peru, Trinidad e Tobago e Estados Unidos.

Fazer parte da solução -Embora nossos críticos apontem o setor alimentício como o responsável pelos níveis crescentes de doenças não transmissíveis relacionadas à obesidade, tanto nos mercados desenvolvidos como nos emergentes, estou plenamente convicto de que podemos fazer parte da solução.

É verdade que nosso portfólio inclui alimentos como sorvetes e chocolates, mas as pessoas continuarão a consumir esses produtos, com ou sem a participação da Nestlé nesses ramos.

Nossa responsabilidade é a de fornecer aos consumidores os melhores produtos possíveis nessas áreas e de utilizar nossos conhecimentos científicos para oferecer as opções mais saudáveis.

Na América Latina e em várias outras regiões do mundo onde atuamos, podemos desempenhar um papel valioso de liderança em apoio a ações coordenadas para estudar como os alimentos podem manter as pessoas saudáveis e identificar soluções para controlar as doenças relacionadas à dieta.

Temos a capacidade e, acima de tudo, a determinação para isso.

.Por: Chris Johnson, vice-presidente executivo e chefe da Zona Américas (AMS) da Nestlé.

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