Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/04/2013 - 07:38

Nissei alerta para os perigos da hipertensão


O primeiro passo para combater a doença é monitorar a pressão regularmente. Prevenção, controle e tratamento são gratuitos no Brasil.

Comemorado em 26 de abril, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é lembrado com uma campanha de conscientização da Rede de Farmácias Nissei para os perigos dessa doença silenciosa que atinge mais de 30 milhões de brasileiros. O fato mais alarmante, porém, é que mais de 50% dos hipertensos no mundo não estão conscientes dessa condição.

Das 9h às 23h, a Nissei promove uma programação especial e gratuita, aberta à comunidade, focada na aferição de pressão. A data é celebrada com ações simultâneas em 190 farmácias, localizadas em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, estados onde a Rede atua. "O objetivo é realizar mais de 1.500 aferições de pressão, ajudando a reverter o quadro da hipertensão no Brasil", afirma o presidente da Nissei, Sergio Maeoka.

A pressão alta não controlada é a principal causa das duas doenças que mais matam no Brasil: o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e o infarto do miocárdio. A cada ano, 300 mil brasileiros são vitimados pelas doenças cardiovasculares, principalmente causadas pela hipertensão. "Este número é duas vezes maior que as mortes causadas por todos os tipos de câncer, três vezes maior que as mortes por acidentes e quatro vezes maior que as causadas por infecções, incluindo a AIDS", alerta o cirurgião cardiovascular e diretor clínico do Hospital VITA, Luiz Fernando Kubrusly.

Controle -O hipertenso deve fazer uma série de adequações no estilo de vida, com atenção redobrada à redução no consumo de sal, abandono do sedentarismo, realização de atividades físicas programadas, busca pelo peso ideal e uma alimentação equilibrada. "Dietas baseadas em maior consumo de vegetais e ricas em potássio, magnésio e cálcio não são difíceis de serem seguidas e podem reduzir significativamente a pressão", afirma a coordenadora do curso de Nutrição da UniBrasil, Cynthia Passoni. A clínica de nutrição da faculdade estará presente nas drogarias Nissei de Curitiba, orientando a população em relação à alimentação adequada e esclarecendo as dúvidas sobre os alimentos que aumentam e diminuem a pressão sanguínea.

Medicamentos Gratuitos -Medicamentos para controlar a hipertensão podem ser adquiridos gratuitamente em farmácias privadas, conveniadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular, e nas farmácias populares. Segundo a coordenadora de serviços farmacêuticos da Rede de Farmácias Nissei, Carolina Escobar, quem precisar de medicamentos para hipertensão deve procurar uma farmácia filiada ao programa, munido de CPF, documentação com foto e receita médica. "A receita deve conter o princípio ativo liberado pelo programa e estar dentro do prazo de validade (120 dias). O medicamento é retirado gratuitamente, mediante a um cadastro feito na hora", explica. A Rede de Farmácias Nissei possui hoje 190 lojas cadastradas no programa.

Entenda a Hipertensão -Considerada a principal causa de mortalidade cardiovascular, a hipertensão acontece quando a pressão sanguínea permanece elevada, ou seja, superior a 12 X 8. Esses valores indicam a pressão que o sangue exerce nas paredes do coração durante o período de contração e relaxamento.

A pressão sanguínea varia durante o dia, dependendo da atividade realizada - aumenta quando a pessoa se exercita ou quando está excitada e diminui quando está relaxada ou dormindo. Até mesmo a postura - sentada ou em pé - influencia a pressão arterial. As elevações ocasionais da pressão podem ocorrer com exercícios físicos, nervosismo, preocupações, drogas, alimentos, fumo, álcool e café.

Quando a pressão sanguínea está acima do normal, pode ocorrer o rompimento dos vasos, o que muitas vezes é fatal. A hipertensão, também conhecida como "pressão alta", é uma doença perigosa, porque geralmente não apresenta sintomas, mas pode levar a pessoa a sofrer um ataque cardíaco (infarto) ou um derrame cerebral (AVC).

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que um hipertenso, mesmo com discretas elevações da pressão, se não tratado, pode ter a expectativa de vida reduzida em até 16,5 anos. Além disso, o hipertenso não controlado tem maior chance de sofrer insificiência renal, impotência sexual e até demência cerebral, entre outras complicações nem sempre fatais, mas que podem alterar significativamente a qualidade de vida.

Dados Estatísticos no Brasil: . Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou nos últimos cinco anos, passando de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010.

* De acordo com a pesquisa, o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres (25,5%) que em homens (20,7%). "Nos dois sexos, no entanto, o diagnóstico de hipertensão arterial se torna mais comum com a idade, alcançando cerca de 8% dos indivíduos entre os 18 e os 24 anos de idade e mais de 50% na faixa etária de 55 anos ou mais de idade", explica o Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

. O aumento se deve ao maior acesso da população ao diagnóstico na atenção primária de saúde. E as mulheres procuram mais o diagnóstico na atenção básica, daí uma prevalência mais significativa entre elas.

. O estudo aponta que a associação inversa entre nível de escolaridade e diagnóstico é mais marcada na população feminina: enquanto 34,8% das mulheres com até oito anos de escolaridade referem diagnóstico de hipertensão arterial, a mesma condição é observada em apenas 13,5% das mulheres com doze ou mais anos de escolaridade.

. A variação entre as capitais é de 13,8%, em Palmas, a 29,2%, no Rio de Janeiro. Nos homens, as maiores frequências foram observadas no Distrito Federal (28,8%), Belo Horizonte (25,1%), e Recife (23,6%); e as menores, em Palmas (14,3%), Boa Vista (14,6%) e Manaus (15,3%).

. Entre mulheres, os maiores percentuais foram no Rio de Janeiro (33,9%), Porto Alegre (29,5%) e João Pessoa (28,7%); e os menores, em Palmas (13,2%), Belém (17,4%) e Distrito Federal (18,1%).

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, dia 26 de abril (sexta-feira), das 9h às 23h, na Farmácias Nissei. Evento gratuito e aberto à comunidade.

Nissei -Considerada a sétima maior rede de farmácias do país em faturamento e em número de lojas, segundo dados da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), a paranaense Nissei possui mais de 200 lojas no Paraná, Santa Catarina e interior de São Paulo, alcançou um faturamento de R$ 1 bilhão em 2012 e gera atualmente mais de 4.000 empregos diretos.

Responsável por introduzir o conceito de drugstore no mercado paranaense, a Nissei oferece aos clientes o maior número de farmácias 24 horas por região, além de espaços comerciais com layout moderno, fácil localização, amplos estacionamentos e diversidade de produtos, buscando excelência no atendimento. Humanização é também palavra de ordem dentro da Rede. Exemplos disso são os dois clubes de relacionamento da marca - o Clube da Melhor Idade (voltado à qualidade de vida e reintegração do idoso na sociedade) e o Clube da Mulher (programa de fidelização com vantagens e benefícios tangíveis para o público feminino), que contam com mais de um milhão de sócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira