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26/04/2013 - 08:09

SITA moderniza Aeroporto de Bogotá em projeto de expansão de US$ 1 bilhão

A SITA, líder mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo, transformou o Bogota El Dorado Airport (BOG) como parte de um projeto de expansão e modernização de US$1 bilhão. A SITA é a principal integradora de sistemas do projeto e forneceu 15 novas soluções, com a colaboração da Johnson Controls, especialista em sistemas de edifícios inteligentes, para a Operadora Aeroportuaria Internacional (OPAIN), empresa que gerencia o aeroporto.

Na primeira fase do projeto, a SITA forneceu a tecnologia para o novo terminal internacional (T2), que foi inaugurado em outubro de 2012. O trabalho que está sendo feito, hoje, é para ampliar o terminal, que também realizará voos domésticos, a partir de julho de 2014.

O novo terminal foi projetado para otimizar a eficiência operacional e de infraestrutura, e também melhorar a inteligência de negócios através da automação e integração dos processos dos aeroportos. Por exemplo, as companhias aéreas agora podem compartilhar o uso do balcão de check-in e de transferência, os passageiros podem fazer o check-in nos quiosques de autoatendimento e o sistema de gestão de bagagens é totalmente automatizado. Juntos, esses novos serviços melhoram a trajetória dos passageiros e reduz o tempo nas filas.

Juan Pulido, gerente geral da OPAIN, diz: “Nosso novo terminal internacional é o terminal aéreo mais avançado, tecnologicamente, na Colômbia, graças à SITA e Johnson Controls. O terminal não é apenas uma porta de entrada para a nossa capital, Bogotá, como também é um símbolo de desejo do país de modernizar-se e integrar-se com as nações vizinhas. Isto faz com que seja um dos projetos de infraestrutura mais importantes da Colômbia.

Com a modernização e expansão do terminal, queremos oferecer aos nossos passageiros mais conforto, segurança, um serviço mais rápido, mais amigável e mais informações, durante a passagem pelo aeroporto. Isto exige redução de filas, introdução de quiosques de autoatendimento para o check-in dos passageiros e fornecimento de informações em tempo real ao longo de todos os pontos da viagem. Estamos muito felizes com o progresso feito até agora, e estamos ansiosos para o nosso próximo marco importante em 2014.”

A tecnologia da SITA engloba muitos elementos do novo terminal internacional. O Departamento de Controle de Serviços da SITA fornece um check-in seguro, planejamento de embarque para garantir que os passageiros passem rapidamente pelo aeroporto e que as companhias aéreas realizem as partidas no tempo previsto. O Airport Operational Database (AODB) da SITA e suas interfaces ajudam a melhorar a gestão de aeroportos, através da consolidação de vários conjuntos de informações e fornecimento de dados precisos em tempo real a partir de apenas uma fonte.

Além disso, a tecnologia de uso comum da SITA permite que todas as companhias aéreas utilizem as mesmas instalações do aeroporto. Assim, o mesmo pode gerenciar melhor os seus picos de tráfegos. No total, os sistemas de uso comum da SITA funcionam em 68 balcões de check-in, oito balcões de conexão, quatro de reclamações de bagagem e 30 estações de porta de embarque. O novo terminal conta com 40 quiosques de autoatendimento (CUSS) da SITA.

Paul Houghton, presidente da SITA nas Américas, diz: “O novo terminal do aeroporto de Bogotá é o exemplo perfeito do conceito de ‘Aeroporto Inteligente’ da SITA. Permite que o aeroporto utilize sua infraestrutura de forma tão eficiente quanto possível, aumenta sua agilidade ao trabalhar com parceiros e fornece a inteligência de negócios para apoiar a tomadas de decisões eficazes. Também oferece suporte aos planos de expansão do aeroporto, acelerando o fluxo de passageiros, oferecendo os autosserviços e utilizando instalações aeroportuárias de forma mais eficiente.”

Conforme os termos do acordo, a SITA está oferecendo uma nova tecnologia de comunicação de voz e dados, incluindo uma rede Wi-Fi, a qual os passageiros podem utilizar em 68 pontos de acesso público distribuídos pelo aeroporto, e também telefonia sobre IP (ToIP), que pode transmitir chamadas de voz, envio de vídeos e mensagens de texto de forma mais econômica através de redes IP. Para manter os passageiros bem informados no aeroporto, a SITA instalou um sistema com mais de 1.400 autofalantes em áreas públicas e 233 monitores de última geração.

O Aeroporto Internacional El Dorado é o maior aeroporto da América Latina em termos de movimento de carga e o terceiro maior em termos de tráfego de passageiros. Em 2012, o aeroporto realizou cerca de 310 mil voos nacionais e internacionais e registrou um movimento de quase 23 milhões de passageiros.

Perfil-A SITA é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A empresa entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea,aeroporto, GDS, governo e outros clientes, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo.

O portfólio da SITA inclui gestão da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e as operações de linha aérea comercial de passageiros, operação de vôo, operação de aeronaves e comunicação aeronave com a equipe de terra, gestão dos aeroportos e as operações, operação de bagagem, a segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 2.000 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em atendimento ao cliente, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para serviços de TI.

A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é a maior provedora de conectividade em voo, e CHAMP Cargo systems, única companhia de TI dedicadaexclusivamente à carga aérea. A companhia também opera duas joint ventures que prestam serviço à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento segura da identidade eletrônica.

A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 550 membros da indústria de transportes aéreos e 3.200 clientes em mais de 200 países e territórios. Em 2009, a empresa comemorou60 anos de mercado. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$1.517 bilhão (€1.09 bilhão), em 2011.

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