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06/11/2007 - 09:52

Limão reúne melhor conjunto de ferramentas da web 2.0 com forte pitada de irreverência

Espaço lançado pelo Grupo Estado inaugura novo momento na internet brasileira.

Limão vai bem com doce e salgado. Com água ou aguardente. É um catalizador natural, dá sabor, frescor e causa sempre reação. Ninguém fica indiferente ao limão. Nome ideal, portanto, para um espaço que pretende tirar o internauta da zona de conforto e provocar inquietudes com algo realmente inusitado na web brasileira. O lançamento do Limão (www.limao.com.br) é uma iniciativa do Grupo Estado, resultado de investimento de R$ 50 milhões no primeiro ano do projeto voltados para desenvolvimento e comunicação.

Sem nunca sair da versão Beta, o Limão representa grande espaço “wiki”, onde as pessoas participarão de ambiente totalmente interativo com produção e edição de conteúdo próprio. Nenhum dos atuais players do mercado nacional apresenta proposta semelhante à do Limão. Em um só lugar estarão reunidas diversas ferramentas hoje espalhadas pela web, como redes sociais, blogs, vídeos, fotos, entretenimento e informação. Outra característica do Limão é sua fundamentação no conceito de Open Source, de código aberto, com os desenvolvedores de software convidados a criar soluções, aplicativos e ferramentas a serem utilizadas pelas comunidades. Será disponibilizado um manual com dicas para quem quiser criar aplicativos no Limão.

De acordo com André Bianchi, diretor de Estratégias Digitais do Grupo Estado, a proposta é oferecer o melhor conjunto de ferramentas web 2.0 aliado a conteúdos com relevância. “Haverá selos nos wikisites para que os internautas indiquem seus gostos pessoais, mas na hora de compartilhar interesses espera-se que eles componham grupos com algo interessante a dizer”, afirma. O esforço será recompensado. Os wikisites serão avaliados por todos os visitantes e aqueles que gerarem maior audiência, apresentarem atualização constante e conteúdo relevante receberão selos. Ao atingir o reconhecimento máximo – categoria Ouro - serão remunerados pela audiência gerada. “É um sistema de incentivos para estimular as pessoas a criar coisas interessantes nas áreas colaborativas”, continua.

Dentro desse espírito, o internauta será convidado a participar também de supercomunidades. As duas primeiras são Meu Bairro e Banda de Garagem, concurso de novas bandas e que no futuro poderão participar de festival presencial ou programas de rádio e TV. Na seqüência serão lançadas Minha Causa e Repórter Digital, onde as pessoas poderão disponibilizar textos, fotos e vídeos com suas próprias reportagens. “No Limão as pessoas vão se encontrar para trocar idéias, dar dicas. Somos formadores de mercado”, diz Marcelo Hargreaves, editor de interatividade do Grupo Estado.

Parceiros – Com a intenção de reunir em um único lugar o que há de melhor na web, estão sendo firmadas parcerias com quem já registra elevados índices de audiência na internet. Assim, o Limão atraiu o Miniclip, maior site de games do mundo, com 34 milhões de usuários e uma lista interminável de jogos gratuitos. Na área musical convidou a loja virtual Coolnex, parceira de grandes gravadoras e que criou um cartão para baixar músicas. Ideal para campanhas promocionais, esses cartões podem ser colecionáveis e imprimir logotipo de marcas interessadas em se comunicar com esse público-alvo. Os jovens também estão na mira da Essential, referência dos freqüentadores de festas de música eletrônica (raves) em todo o Brasil. Outra parceria importante foi firmada com o Google para utilização da plataforma Gmail.

Embora seja fortemente focado em entretenimento, o Limão investe também na formação de jovens interessados em aprender tudo sobre investimentos. Nessa área haverá dicas de como investir na Bolsa de Valores, além de dicas importantes para quem quer fazer seu dinheiro render mais. Para suprir necessidades de informação das comunidades e dos usuários, o parceiro do Limão é o estadao.com.br.

Publicidade – O Limão deverá anunciar em breve o nome dos seus patrocinadores fundadores, que contarão com um conjunto de atrativos na área publicitária. Além disso, há inúmeras possibilidades para os anunciantes nesse novo ambiente, desde o tradicional banner até a mais ousada comunicação com o público-alvo. “Muitas agências hoje não viabilizam idéias extremamente criativas na internet porque não contavam com um parceiro adequado. O Limão vai romper barreiras e ajudar os clientes com soluções totalmente diferenciadas”, diz Cláudio Santos, diretor corporativo Comercial do Grupo Estado.

A perspectiva de audiência é ilimitada. Segundo Bianchi, os players das redes sociais são os que mais crescem mundialmente, posicionados entre os 10 maiores do planeta. “Em dois anos vamos liderar o mercado nacional”, assegura. A equipe é composta por 150 profissionais, entre funcionários próprios e terceirizados, que durante 8 meses se debruçaram sobre o projeto.

O design foi criado pela equipe interna em conjunto com a Agência Click e o desenvolvimento do Limão pela Tivit. A ReadDot é a responsável pela ferramenta de gestão de conteúdo.

Campanha - A agência escolhida para o Limão foi a Lew, Lara, responsável pela campanha de lançamento e o conceito geral da comunicação. A campanha publicitária voltada ao trade leva assinatura da Matos Grey.

O posicionamento Limão. Esprema o Seu traduz no slogan o caráter colaborativo do espaço, baseado na participação ativa do internauta e na customização desse ambiente. Daí também nasceu a logomarca, que reúne o formato da fruta com a linguagem de balão que dá voz às pessoas em mensagens visuais.

A campanha publicitária também terá a marca da inquietude e irreverência, com envolvimento direto do público. Marcio Oliveira, vice-presidente de Operações da Lew, Lara, conta que pessoas cadastradas no Limão serão pré-selecionadas para participar de intervenções urbanas nos próximos dias. O comercial será gravado nesse local - ainda mantido em sigilo para não perder o impacto – e veiculado a partir de 8 de novembro em TV aberta. “Podemos começar com uma intervenção de apenas quatro pessoas e chegar um dia a encher um estádio de futebol. Vamos percorrer várias cidades, pois internet não tem fronteiras”, diz. O comercial de rádio segue a mesma proposta, enquanto o anúncio impresso registra toda essa movimentação. Também será veiculada vinheta de 5 segundos em TV a cabo e na MTV.

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