Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/04/2013 - 07:18

Alltech lança produto à base de algas para o segmento pet

Novidade no mercado brasileiro e rico em Ômega 3 estande baixa.

A Alltech acaba de lançar o SP1 – produto à base de algas - para o segmento pet. Oficialmente, o lançamento do produto foi realizado no congresso da CBNA - Expo Pet, realizado em Valinhos, no final de abril.

Atualmente há mais de 800 espécies de algas e dois tipos principais: autotróficas e heterotróficas. As autotróficas necessitam basicamente de luz solar, dióxidos de carbono e oxigênio e podem ser produzidas a céu aberto. E as do tipo heterotróficas utilizam açúcares para se desenvolverem, não precisam de luz solar e são produzidas em recipientes de aço inoxidável, o que impede a contaminação da alga pelo contato com o meio ambiente.

“A biomassa das algas pode conter inúmeros componentes disponíveis como proteína, ácidos graxos, vitaminas, pigmentos, óleos, minerais, além de serem substitutas potenciais de óleo e farinha de peixe e um antioxidante natural. Ambas podem ser encontradas em água doce ou salgada”, explica Maurício Rocha, gerente de Soluções PetFood da Alltech para América Latina.

De acordo com o presidente mundial da Alltech, Dr. Pearse Lyons, “a fermentação de algas, que está entre as fontes de alimento e energia mais renováveis do mundo, irá desempenhar um papel importante na saúde e nutrição, tanto humana como animal. Para esse fim, compramos uma das maiores unidades de fermentação de algas do mundo”.

A Alltech possui um sistema de produção de algas heterotróficas e comercializa hoje o produto SP1 em forma de pó. Este ingrediente, por assumir esta forma, pode ser adicionado à ração e garante o nível desejável de DHA (Ômega 3). Para o palestrante do congresso David Southey, “as algas estão sendo usadas há muitos anos, em outros países, na alimentação pet. O processo de produção utilizado ultimamente tem resultado num produto mais nutritivo e consistente com alto nível concentrado de proteína e ômega 3, além de ser sustentável por não extrair nenhum recurso da natureza”. David Southey é consultor internacional de animais de companhia pela Southey Consultores de Manchester, Inglaterra.

Na opinião de Southey, a alimentação está cada vez mais escassa e toda cadeia produtiva deve pensar em outras opções para substituir alguns ingredientes destinados à alimentação humana. “Uma das alternativas promissoras no mercado é a alga. Um ingrediente rico em Ômega 3, além de ser sustentável” ressalta Southey.

Para que a utilização das algas seja eficiente é necessário que o cliente esteja consciente sobre este ingrediente. Os benefícios do SP 1 especificamente para cães e gatos são maior saúde de pele e pelos, desenvolvimento cardíaco e cerebral, redução de problemas articulares, maior controle alergênico, além de ser uma proteína de fácil digestão.

Sobre a Alltech do Brasil - É formada por uma unidade fabril em São Pedro do Ivaí (PR) e por um centro administrativo e planta industrial em Araucária (PR). A unidade brasileira é responsável pelo segundo maior volume de produção do Grupo Alltech.

A unidade localizada no município de São Pedro do Ivaí fabrica insumos naturais para alimentação animal a partir do melaço, subproduto da cana-de-açucar. Prevista inicialmente para produzir anualmente 20 mil toneladas de biomassa, há quatro anos aumentou sua capacidade para 50 mil toneladas/ano, com possibilidade de dobrá-la. Atualmente, esta é a maior fábrica de biotecnologia direcionada para nutrição animal do país. Cerca de 70% da produção é destinada ao mercado externo, transformando o Brasil no maior centro produtor e exportador do uso da alta tecnologia do Grupo Alltech. A planta de Araucária é especializada na fabricação de produtos líquidos, inoculantes e Optigen.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira