Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/04/2013 - 07:23

Sustentabilidade cresce em árvores

Madeira é reconhecidamente o único material construtivo 100% renovável e capaz de estocar grandes quantidades de carbono, ajudando assim a desacelerar a intensidade do aquecimento do planeta. Por isso é matéria-prima ecológica e que contribui de fato – sem limitar-se à retórica – para a sustentabilidade.

Artigo intitulado “Sustentabilidade no dia a dia: casa de madeira”, de autoria do professor Ecio Rodrigues da Universidade Federal do Acre, focaliza o crescente grau de consciência do desenvolvimento sustentável na sociedade atual, atenta às necessidades das futuras gerações. Publicado no portal Painel Florestal, pode ser acessado na íntegra em: http://www.painelflorestal.com.br/noticias/sustentabilidade-do-dia-a-dia-casa-de-madeira. Segundo o professor Rodrigues, “as pequenas decisões diárias de consumo, por mais singelas que pareçam, podem aproximar ou afastar o mundo do caminho da sustentabilidade. Como em geral não se está suficientemente preparado para tomá-las, a equação da sustentabilidade acaba por ser decidida no âmbito das estratégias de mercado.”

“Um exemplo de fácil compreensão é a construção de casas de madeira em regiões como a Amazônia. A construção civil, sob o argumento da padronização e da segurança, trabalha com um conjunto muito limitado de opções. Sendo assim, negar o uso da madeira significa optar, a grosso modo, por três materiais alternativos: alumínio, argila ou cerâmica, e concreto armado. Sob o ponto de vista da sustentabilidade, essas opções são as piores possíveis.... A madeira, de outra banda, pode ser produzida de modo constante e permanente, sem causar impactos significativos no ecossistema florestal – desde que seja explorada segundo as técnicas do manejo florestal, uma tecnologia de fácil aplicação e totalmente dominada pela engenharia florestal amazônica.”

No final do seu artigo, o professor Rodrigues dá uma pista importante do que vem pela frente e de possíveis soluções para moradia e, mais do que isso, para o planeta, além de uma triste constatação. “Usar ou não madeira na construção de casas, embora seja uma decisão do consumidor, envolve um leque de avaliações que costumam deixar o comprador num beco sem saída, empurrando-o para o não uso. A procura por madeira padronizada, seca, com boa trabalhabilidade e na espécie adequada importa em considerável dispêndio de tempo e de recursos financeiros. No final das contas, enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, a madeira é amplamente usada na construção civil, na Amazônia, apenas os barracos de beira de rio são de madeira.”

Soluções Amaru – Na linha de raciocínio do professor Rodrigues em seu instigante artigo, merece destaque a iniciativa conjunta das empresas Montana química e Grupo Plantar que nada fica a dever aos norte-americanos. Trata-se do “Projeto Amaru com Acabamento em Osmocolor”, cujo objetivo é desmistificar as alegadas dificuldades para uso da madeira na construção. Para isso, as empresas disponibilizam ao mercado projetos arquitetônicos e madeira padronizada e tratada com qualidade para as mais diversas finalidades construtivas.

Embora existam dificuldades concretas, elas não são exclusivas da madeira. Cada material construtivo tem as suas, mas só a madeira tem a vantagem incomparável de ser ecológica, sustentável. O projeto “Amaru” é a resposta técnica sob medida, com a melhor relação custo/benefício, às dificuldades reais para se encontrar madeira tropical em condições plenas de uso e que atenda a quesitos como secagem, bitola e padronização, entre outros. Agora tudo isto já vem pronto, com garantia de fábrica e atende pelo nome de “Amaru com Acabamento Osmocolor”.

.Por: Ricardo Carvalho de Moura, Diretor superintendente da Plantar Empreendimentos Florestais Ltda.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira