Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/11/2007 - 09:58

Gestos de cuidado, gestos de amor

Neste livro encantador, o especialista em desenvolvimento psicomotor André Trindade apresenta técnicas de vanguarda para a educação embasada em bem-estar, qualidade de vida e relacionamento motor e mental para bebês de zero a três anos.

Ser mãe se aprende? Os pais estão preparados para educar e cuidar de seus bebês? Questões como essas norteiam a obra Gestos de cuidado, gestos de amor – Orientações sobre o desenvolvimento do bebê (168 pp., R$ 69,90), do psicólogo e especialista em desenvolvimento psicomotor André Trindade, da Summus Editorial. Atualmente, há no mercado uma série de livros-guia para mães, educadores e criadores de crianças de zero a três anos, mas essas obras são formatadas como manuais, com receitas engessadas e rígidas que acabam por tratar o bebê como um robô. O livro de Trindade surge na contramão de tais publicações e atua como orientador dos processos infantis ao possibilitar escolhas e adaptações às particularidades de cada família e cada criança. O lançamento acontece na próxima quinta-feira, dia 8 de novembro, das 19h às 22h, na Livraria da Vila – Lorena (Al. Lorena, 1731 – Piso Térreo).

“Os bebês, afinal, não são todos iguais. Assim, não há sentido em tratá-los da mesma maneira”, afirma o autor. O livro traz assuntos rotineiros (como orientações e dicas sobre as mamadas, o banho, a troca, o sono, o colo e as primeiras brincadeiras) e tópicos específicos com informações recentes da neurociência. Ilustrações e fotografias complementam a obra, escrita em linguagem simples e direta. “Até algumas décadas atrás, os bebês eram considerados seres passivos, páginas em branco a serem preenchidas. Desconsiderava-se, inclusive, a existência da dor. Alguns processos cirúrgicos eram realizados sem anestesia alguma”, completa Trindade.

Na perspectiva apresentada, o bebê passa a ser visto, desde as primeiras horas de vida, como um ser com vontade, desejos e particularidades. Nesse sentido, o livro discute o perigo do excesso de estimulação em bebês, modismo dessa época, que não respeita as motivações da criança. Trindade também encoraja educadores, pais, mães e criadores a estar sempre em contato físico com seus bebês, contrapondo-se às teorias que recomendam programar inclusive os momentos de acolhimento e ternura, tão essenciais à formação de adultos seguros e felizes.

Gestos de cuidado, gestos de amor é resultado do envolvimento do autor em trabalhos com creches, escolas particulares e entidades assistenciais, bem como em seu próprio consultório. Traz textos que priorizam o desenvolvimento motor e mental, respeitando cada família e centro de recepção à criança, para que os pais e cuidadores percebam as necessidades do bebê e possam saná-las de maneira carinhosa, afetiva e pontual, sem gráficos comparativos ou metas intangíveis.

O autor - André Trindade é psicólogo formado pela PUC-SP e psicomotricista com formação em Cadeias Musculares e Articulares G.D.S. (Bélgica). Na França, trabalhou por mais de doze anos com Marie-Madeleine Béziers sobre as bases de sua obra A coordenação motora. Atua em consultório particular e coordena o Núcleo do Movimento André Trindade, onde oferece cursos e palestras sobre a educação corporal na infância. | Site: www.nucleodomovimento.com.br

Editora: Summus Editorial, 168 páginas (19 cm x 23,5 cm – couché em quatro cores), por R$ 69,90 | ISBN: 978-85-323-0378-3 | Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890 | Site: www.summus.com.br| . Lançamento: 8 de novembro – Livraria da Vila (Al. Lorena, 1731 – Jardins) – São Paulo (SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira