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27/04/2013 - 07:26

Iveco expõe sua diversificada linha de veículos na Agrishow 2013


Seis modelos demonstram toda a versatilidade da empresa em atender diferentes aplicações de transporte na área agrícola.

Provando que é uma autêntica fabricante full liner, Iveco expõe opções para leves e médios (Daily e novo Vertis HD), semipesados (Tector), pesados e extrapesados (Trakker e Stralis).

A versatilidade, a robustez e a inovação da linha Iveco aplicadas às mais diferentes atividades do agronegócio poderão ser vistas a partir do dia 29 de abril(segunda-feira) na Agrishow, a 20ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola, realizada até o dia 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP). Com opções de produtos desde o segmento de leves até o de extrapesados, a fabricante demonstra porque é uma referência de empresa full liner no mercado de veículos comerciais.

Ao todo, seis veículos da montadora estarão expostos na mostra. Além de estarem no estande da Iveco em conjunto com a Case Construction, os produtos da marca também poderão ser vistos nos estandes da New Holland Construction e das fabricantes de equipamentos agrícolas New Holland e Case IH. Nesses locais, os visitantes poderão ver a Daily Truck 7 Toneladas, o médio Vertis HD 90V18, o semipesado Tector 260E28, o Stralis 800S48TZ Eurotronic (câmbio automatizado) e duas versões do Trakker, o 410T48 (Plataforma) 6x4 e 740T48T (Cavalo Mecânico).

“O mercado de veículos comerciais é movido por três pilares: a indústria, a construção civil e o agronegócio, esse último fortemente representado na Agrishow. Como se sabe, o Brasil espera uma safra de grãos recorde neste ano, com crescimento de até 10%. Para a Iveco, isso representa uma grande oportunidade de avançar ainda mais neste segmento, levando aos nossos clientes veículos competitivos, duráveis e com baixos custos operacionais. Hoje, já atuamos fortemente no programa Mais Alimentos, do governo federal, com condições especiais para a compra dos veículos Daily 45S17, 55C17 e Daily Truck 7 toneladas. Estamos também investindo fortemente em novos modelos da nossa linha de caminhões off-road Trakker, visando crescer nossa participação no segmento sucro-alcooleiro”, afirma Christian Gonzalez, diretor de Marketing da Iveco.

Um dos setores em que a Iveco vem se destacando é o canavieiro, com forte presença dos veículos da marca em alguns dos maiores produtores do país, como a Usina São Martinho – uma referência no segmento canavieiro –, Usina Coruripe, Usina Rio Vermelho, entre outros.

“A Iveco tem um portfólio completo para todos os tipos de aplicação em transporte de carga para o segmento agrícola. Seja para o pequeno produtor rural, seja para fazendas ou usinas, nosso leque de opções abrange todos os perfis dos clientes deste universo. Para deslocamentos ágeis com cargas de pequeno volume entre campo e cidade, temos a Daily Truck 7 toneladas e o Vertis HD. Se for preciso carregar mais peso e vencer pequenas e médias distâncias rodoviárias, a opção é o Tector ou a versão 13ton Cabine Estendida do Vertis. Para o trabalho severo, o nosso ‘off-road’ Trakker entrega potência e desempenho de sobra. E se for necessário cruzar longas distâncias rodoviárias, essa missão é feita pelo nosso pesado Stralis”, diz Cristiane Nunes, gerente de Marketing de Produto da fabricante.

Os caminhões Iveco na Agrishow 2013-O Iveco Daily Truck 7 toneladas é a opção mais diferenciada dentro do segmento de 7 toneladas no Brasil. Este é a versão “top” da gama, com capacidade de carga de até 4.520 quilos (implemento mais carga líquida). Em 09 de abril deste ano, o Daily recebeu o Prêmio Lótus 2013 por ter sido a marca do ano na categoria Semileves (a premiação é realizada há 20 anos pela Editora Frota, e é uma das mais tradicionais do setor de transporte). Ágil, econômico e prático, o veículo tem uma plataforma de carga baixa em relação ao solo (820 mm), o que facilita as operações de carga e descarga. Disponível em duas versões (chassi-cabine e cabine dupla), o veículo também chama atenção pelo seu interior confortável, elegante e ergonômico, pois o câmbio é acoplado ao painel, próximo ao volante. O motor é o FPT F1C Dual Stage, com tecnologia EGR (que dispensa o uso do agente Arla 32), e chega a 170 cavalos de potência. A transmissão ZF tem tecnologia mecânica com 6 marchas. O atual conjunto motor-transmissão é até 9% mais econômico que a geração anterior.

O Daily Truck está exposto no estande da New Holland Agriculture-O Iveco Vertis 90V18 HD é o caminhão médio lançado no início deste ano com motorização Euro 5 de 177 cavalos. O engenho está 10% mais potente e com 7,6% de torque a mais que a versão anterior, tornando o veículo o “Best in Class” em seu segmento, ao entregar 570 Nm a 1.250 rpm. A alta disponibilidade de torque em baixas rotações gera maior prazer em dirigir, evitando constantes trocas de marcha e contribuindo também para um uso econômico de diesel. Na adaptação para a tecnologia Euro V, o motor NEF 4 da FPT Industrial ganhou redução de até 5,5% no consumo de combustível em relação à versão Euro III. Em 100.000 quilômetros de testes comparativos, feitos em estradas e trechos urbanos, o novo Vertis HD conseguiu economia de até 11% em relação a concorrentes diretos. Seu chassi possui estrutura reforçada e diferenciada, diretamente inspirada no semipesado Iveco Tector. Além de forte, o Vertis é versátil, e possui bitolas conforme padrão de mercado, possibilitando qualquer tipo de implemento. O basculamento também foi facilitado por um novo sistema, que torna mais simples o travamento da cabine. O conforto merece destaque: um novo sistema de suspensão da cabine, com quatro pontos de fixação e novas molas e amortecedores, tornou o habitáculo extremamente confortável para o motorista.

O Vertis está no estande da Case Construction.

O Iveco Tector 260E28 com cabine curta é o semipesado de 26 toneladas da fabricante. A atual versão da Geração Ecoline foi lançada em maio de 2012, e no mesmo ano, em novembro, o modelo conquistou o Prêmio AutoData, um dos maiores reconhecimentos do setor automotivo no Brasil, na categoria Veículo Caminhão. A versão Euro 5 traz novidades como o incremento do motor, que passou a contar com 12% a mais de potência, tendo agora 280 cavalos. O torque é o mesmo, mas em calibração especial, desenvolvida no Brasil, obteve-se nova curva de entrega mais plana e mais ampla: enquanto o motor Euro III atingia o pico de 950 Nm aos 1.250 rpm, sua versão Euro V atinge os 950 Nm em uma faixa de 700 rpm. A transmissão é a sincronizada Eaton FTS 16108LL de 10 marchas. Para o conforto do motorista, o ar-condicionado é de série. O caminhão é ótima opção para atuar em canteiros de obras e também no campo, podendo receber diversos tipos de implementos.

O Tector está no estande da Case Construction.

Para os trabalhos severos, a Iveco apresenta dois modelos do seu “off-road” Trakker: o cavalo-mecânico 740T48T 6x4 e a versão plataforma 410T48 6x4 (feita para receber implementos como caçambas basculantes). Com chassi extremamente robusto (construído com aço especial FeE490), o Trakker é uma máquina profissional, projetada para trabalhar ininterruptamente sob as mais exaustivas condições de carga, relevo e clima. Produzido pela FPT Industrial, o motor é o Cursor 13 com tecnologia SCR (exige uso de Arla), e nas versões expostas na Agrishow conta com 480 cavalos de potência e torque de 2.250 Nm entre 1.000 e 1.450 rpm. Outro exemplo da força deste caminhão está no freio motor, que gera 415 cavalos a 2.400 rpm – o número pode chegar a 975 cavalos com a instalação do componente opcional Intarder mais potente do mercado. Trata-se de um item muito utilizado nas aplicações em mineração e construção civil pesada. Completando o trem de força está a transmissão ZF de 16 marchas, manual ou automatizada. O modelo 740T48T conta com entre-eixos de 3.500 mm, o que possibilita composições como rodotrem. Já a versão plataforma tem entre-eixos de 3.500 e 4.500 mm.

O Trakker 740T48T está exposto no estande da Case Construction, e o 410T48, no estande da Case IH.

O caminhão pesado rodoviário Stralis 800S48TZ Eurotronic com cabine leito e teto alto é a opção que a Iveco disponibiliza para aplicações de transporte de longa distância. A versão exposta apresenta o motor mais potente da gama, o FPT Cursor de 13 litros com 480 cavalos de potência – que permite o veículo tracionar bitrens e rodotrens de nove eixos – utiliza tecnologia SCR (exige uso de Arla). A transmissão automatizada é de série - assim como o freio motor mais potente da categoria de 415 cavalos – produzida pela ZF: o modelo 16AS2630 TO, de 16 velocidades, tem acionamento por teclas (D, N, R) no painel, localizadas à direita dos instrumentos, incluindo a tecla ECO da condução econômica. O modelo é 7,5% mais econômico em consumo de combustível em relação à geração anterior, e seus custos de manutenção são até 5% menores que a concorrência em três anos de uso. Além do câmbio automatizado, os freios ABS são de série, e têm ajustadores de folga automático, sensor de desgaste das lonas em todos os eixos e tanque de alumínio. Por dentro, vem com ar-condicionado, banco do motorista pneumático com ajuste lombar e econômetro integrado ao novo painel de instrumentos. Ainda nos itens de série, vidros e espelhos elétricos, coluna de direção pneumática totalmente ajustável e suspensão da cabine pneumática.

O pesado Premium da Iveco está no estande da New Holland Construction.

A Iveco, uma empresa do Grupo Fiat Industrial, projeta, produz e comercializa uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, veículos comerciais e fora de estrada, urbanos, interurbanos e para aplicações militares, e defesa civil. A Iveco emprega cerca de 25.000 pessoas e opera em 11 países do mundo, utilizando excelência em tecnologia. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Cerca de 5 mil postos de atendimento e vendas em mais de 160 países garantem apoio técnico em qualquer lugar do mundo onde um veículo Iveco esteja em funcionamento.

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