Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/04/2013 - 08:34

Maracanã realizou primeiro jogo-teste com muita alegria


Com destaque para a iluminação, som e imagem, sob aplausos das autoridades e animação dos construtores do monumento do futebol e suas famílias, os shows tiveram grandes pontos altos. E como não podia faltar, a torcida dos diferentes times estavam lá para mostrar que o Maraca está mais vivo como nunca.

Palco da grande final das copas das Confederações e do Mundo de 2014 e um dos principais cartões postais do Brasil, o Maracanã reabre as portas, no dia 27 de abril (sábado), para o primeiro evento-teste após dois anos e oito meses de reforma. Para marcar a data, teve presença da presidenta Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer, o governador Sergio Cabral, o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, o prefeito Eduardo Paes o, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva “Lula”, e outras autoridades recebem os cerca de oito mil trabalhadores que ajudaram a reerguer o templo do futebol, no evento-teste que tem a capacidade de 30% do público total de 78.838 lugares. No gramado hoje, uma disputa festiva entre os amigos do Ronaldo Fenômeno e os amigos do Bebeto. Os colaboradores da obra também conferiram shows de Neguinho da Beija-Flor, Naldo,Martinho da Vila e Preta Gil. O Hino Nacional foi cantado pela Sandra de Sá, Fernanda Abreu, Ivan Lins e Eduardo Dusek.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro foi o encarregado, segundo os compromissos estabelecidos entre os três níveis de governo e a Fifa, da reforma e adequação do complexo esportivo do Maracanã, dentre outras atribuições relativas à realização das copas das Confederações e do Mundo de 2014. A Secretaria de Estado de Obras e sua vinculada Empresa de Obras Públicas (Emop) são responsáveis pelo planejamento e gerenciamento da reforma, executada pelo Consórcio Maracanã 2014, formado pelas empresas Odebrecht e Andrade Gutierrez. 

Para cumprir as recomendações e exigências da Fifa, o Governo do Estado elaborou um projeto de modernização do Maracanã, de acordo com o mais alto nível de sofisticação da engenharia. Com elevada taxa de ocupação – em média 100 eventos por ano -, o Maracanã, além de abrigar os mais importantes campeonatos de futebol e outros eventos esportivos, também poderá ser palco de eventos culturais.

Ainda terminando o entorno, para que o Maracanã seja oficialmente reinaugurado no dia 2 de junho (domingo), com o jogo amistoso entre Brasil X Inglaterra. Mas outro evento-teste será realizado antes deste dia.

Luz, som e imagem -um dos destaques foi a iluminação do estádio, além da qualidade dos quatro telões. O campo de jogo foi iluminado por 396 refletores, que ganhavam ainda mais força com as 23.500 luminárias. Nos telões, as suprpresas das imagens com muita perfeição. Um sistema de som de alto nível, com 78 alto-falantes na arquibancada e campo e outros 3.860 nas áreas internas.

O estádio – inaugurado em 16 de junho de 1950 - passa por uma série de intervenções, algumas de caráter estrutural, que vão proporcionar mais conforto e segurança ao torcedor, tendo sua concepção original preservada. Iniciada em agosto de 2010, a reforma está transformando o Maracanã em uma arena moderna e confortável, com todos os assentos numerados. A nova arena tem cinco pavimentos, divididos em quatro setores: norte, sul, leste e oeste.

Os principais pontos da reforma: Visibilidade - Em estádios modernos, as arquibancadas devem estar mais próximas do campo de jogo. Todos os espectadores devem ter uma visão livre do campo, sem obstruções e barreiras visuais. No Maracanã, o anel da arquibancada avançou em direção ao campo, fazendo com que o torcedor assista ao jogo de posição privilegiada e, como nos estádios americanos e europeus, muito mais perto do campo. Não existem mais os chamados “pontos cegos”. A nova arquibancada ganhou maior inclinação e é contínua, com os setores superior e inferior unificados.  A distância entre a primeira fileira de cadeiras e o campo será de apenas 14 metros - antes, em alguns pontos, chegava a quase 30 metros.

Assentos e conforto - Ao todo, são 78.838 assentos. A setorização permite ao torcedor saber exatamente por onde deve chegar à área da arquibancada, fazendo com que seja mais rápido e cômodo entrar e sair do estádio. Os cinco tipos diferentes de asssentos, com nove tonalidades de azul, amarelo e branca, foram distribuídos entre arquibancada, cadeiras especiais, premium, camarotes e tribuna de honra. Todas as cadeiras são confortáveis, com cerca de 50 centímetros de largura, e retráteis. A escolha  atendeu às recomendações de certificação pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Há também assentos para obesos e áreas destinadas às pessoas com mobilidade reduzida e seus acompanhantes. Cada ingresso vendido terá a indicação de qual rota de acesso deverá ser usada pelo torcedor para chegar ao assento numerado especificado. 

Camarotes -Os camarotes também mudaram de lugar: do alto do estádio para a área intermediária. Os 110 camarotes ocupam dois pavimentos no lado oeste e um no leste. Cada um terá, em média, 50 metros quadrados e serão climatizados. Além de banheiro e sala de estar exclusivos, cada um terá cadeiras em área descoberta exclusiva.

Acessos -O público terá muitas alternativas para entrar e sair do Maracanã, graças aos novos acessos implementados. O tempo de evacuação total será de oito a 12 minutos, conforme determinação da Fifa. Para atender o quesito, foram construídas quatro rampas de acesso ao longo do anel do estádio e recuperadas e reativadas as duas rampas monumentais (Bellini e Uerj).  Além disso, há 17 novos elevadores e 12 escadas rolantes.

As rampas são amplas e com piso antiderrapante, o que permite segurança aos torcedores, inclusive a pessoas com deficiência física. As áreas vips, localizadas no primeiro pavimento, e os 110 camarotes, localizados no segundo e terceiro pavimentos, e as  tribunas de honra e de imprensa também serão servidos por escadas rolantes e elevadores panorâmicos. Pela primeira vez, o Maracanã terá escadas rolantes disponíveis para os torcedores na parte interna do estádio. As entradas para as áreas vips serão feitas pelas rampas dos setores leste e oeste (estátua do Bellini e Uerj), através de catracas exclusivas. Após passar pelas catracas, os torcedores terão conforto em uma grande área de convivência com telões e serviços de bares e banheiros exclusivos.

Cobertura -A nova cobertura é feita de fibra de vidro e teflon e tem 68 metros de extensão (a original de concreto tinha 30 metros). Como o Maracanã possui forma elíptica, 5% do total dos assentos não puderam ser cobertos. Critérios técnicos determinaram esse cálculo. A lona tensionada – sustentada por uma estrutura metálica – é resistente, com vida útil de 50 anos. Na estrutura metálica estão fixados equipamentos, como os quatro telões de alta definição, medindo 100 metros quadrados cada um.  A passarela, que circunda internamente toda a cobertura e é acessada por quatro outras menores, servirá para serviços de manutenção.

A nova cobertura do Maracanã também vai captar água da chuva para reutilização em uso não potável nos banheiros. Isso faz parte da certificação Leed (Leardership in Energy and Environmental Design), concedido a empreendimentos que apresentam alto desempenho ambiental e energético, em atendimento aos padrões internacionais.

Cerca de 50% da água da chuva que cair sobre o estádio serão captados pela cobertura e drenados por meio de 60 calhas de concreto, que fazem parte da estrutura do Maracanã, por um sistema de sucção a vácuo. A água será, então, levada até dois reservatórios subterrâneos, onde serão instalados filtros para tratamento da água, que posteriormente será direcionada aos banheiros.

Iluminação - O campo de jogo será iluminado por 396 refletores, eliminando sombras e permitindo uma visibilidade perfeita em qualquer área do campo. Cada um dos 396 projetores utiliza uma potência de dois mil watts. Além disso, o estádio terá 23.500 luminárias.

O novo Maracanã vai ganhar um festival de cores graças à iluminação em LED controlada por computadores. São 110 variações de tonalidades projetadas sobre a cobertura do estádio, permitindo a identificação das torcidas dos times em campo.

Som -O estádio ganhou um sistema de som de alto nível, com 78 alto-falantes na arquibancada e campo e outros 3.860 nas áreas internas.

Videoprojeção -Além dos quatro placares eletrônicos, o Maracanã ganhou 360 monitores de TV de 42 polegadas e 64 time displays.

Banheiros e bares -Ao todo foram construídos 292 banheiros e 60 bares em vários pontos dos cinco pavimentos - eram 24 - e ficam próximos aos banheiros. Os banheiros possuem 1.222 vasos sanitários, 969 lavatórios e 857 mictórios.

Centro de controle/segurança - Outra novidade implantada é um avançado centro de controle, com  qualidade semelhante à dos existentes nas melhores arenas esportivas do mundo. No Maracanã, o chamado BMS (Building Management System) será composto por três salas. Uma das salas será destinada ao monitoramento de imagens geradas por 360 câmeras espalhadas por todos os cantos do estádio e controle dos monitores de TV de 42 polegadas, com o intuito de garantir a segurança dos torcedores.

Do centro de controle será possível detectar no meio da multidão um torcedor em atitude suspeita e, a partir daí, acompanhar seus movimentos. Caso ele provoque uma briga ou tente invadir o campo, o policial mais próximo será acionado para impedir a sua ação.

Outra sala vai controlar todos os equipamentos mecânicos e elétricos do estádio, como iluminação, ventilação, sistemas de energia, incêndio e segurança predial. Tão logo for constatado algum problema em qualquer ponto do estádio, como focos de incêndio, enguiço de elevador e queda de energia, técnicos e responsáveis pela manutenção serão acionados rapidamente. Na terceira sala serão monitorados os sistemas de sonorização e vídeo para a transmissão dos jogos.

Campo de jogo -Por determinação da Fifa, o campo de jogo teve as dimensões reduzidas de 110 metros de comprimento por 78 metros de largura para 105 metros de comprimento x 68 metros de largura. 

Gramado e drenagem -O Maracanã tem um novo gramado, e será definitivo. A grama bermuda celebration, de origem americana, foi cultivada numa fazenda no distrito de Sampaio Corrêa, em Saquarema, na Região dos Lagos, e é a mais adequada para o estádio e o clima da cidade. O cultivo durou o tempo necessário para possibilitar o seu enraizamento no Maracanã, cujo terreno possui a mesma areia fertilizada da fazenda.

Ao todo, foram nove mil metros quadrados de área plantada com padrão semelhante ao usado nos principais estádios da Europa, como o Amsterdam Arena, na capital da Holanda, o Santiago Bernabeu, do Real Madrid, e o Camp Nou, do Barcelona.

Depois de um período de um mês de adaptação e consolidação da grama no novo terreno, o gramado já recebeu as traves dos gols e a demarcação das linhas do campo de jogo. Cada trave mede 7,32  metros de largura por 2,44 metros de altura.

O gramado é irrigado com aspersores, embutidos na grama. Acionados por comandos individuais, são dotados de sensores de umidade. O Maracanã é o primeiro estádio no Brasil a usar este sistema.

O sistema de drenagem é dos mais modernos do mundo e tem a capacidade de vazão de 230 milímetros de água por hora, o dobro da média de precipitação pluviométrica registrada nos meses de dezembro e janeiro, época em que mais chove na região, considerando os índices dos últimos dez anos: 110 milímetros por hora.

Vestiários -No novo Maracanã, os vestiários estão localizados no lado oeste do estádio. Separados pela zona mista, há dois conjuntos de dois vestiários, cada um. São espaços amplos e confortáveis, com 1,8 mil metros quadrados de área construída, e dotados de mobiliário e equipamentos de qualidade. Antes localizados abaixo do nível do campo no setor oeste, agora ficam no térreo.

Cada vestiário é equipado com duas banheiras de hidromassagem de oito lugares, 12 boxes individuais com chuveiro, 26 armários feitos com madeira sustentável, um telão de LED com 46 polegadas e cinco lavatórios com espelho, entre outros acessórios. Há ainda uma área de aquecimento, cujo piso é revestido de grama sintética.

Ao lado de cada um desses conjuntos, há instalações próprias e independentes para os profissionais de arbitragem. Jogadores dos dois times e os árbitros entrarão e sairão do campo por um único túnel de acesso.

A zona mista, inédita no Maracanã, é uma extensão do hall da entrada principal do estádio. No amplo espaço, há seis telões de LED, sete câmeras de segurança e um relógio digital.

Estacionamento -São 328 vagas, 135% a mais do que havia antes da reforma.

Fachada -O estádio recuperou a cor cinza original da fachada.

Maracanã verde - O Maracanã está sendo preparado para ser o principal palco da Copa do Mundo de 2014 e também referência em sustentabilidade. No projeto de reforma e modernização do templo do futebol, o conforto e a segurança dos torcedores não são as únicas prioridades. Transformar o Estádio Jornalista Mário Filho em um patrimônio ambiental, com soluções para a economia de recursos naturais, como água e energia elétrica, também é um compromisso.

O novo Maracanã receberá certificação ambiental. O projeto seguiu o sistema LEED (Leardership in Energy and Environmental Design), do Green Building Council Brasil, concedido a empreendimentos que apresentam alto desempenho ambiental e energético, em atendimento aos padrões internacionais.

O Maracanã tem, por exemplo, dispositivos economizadores de água, captação, armazenamento e reutilização de toda a água de chuva e recolhimento e reutilização da água de irrigação do campo de jogo, com a meta de reduzir o consumo em 30%; utilização de lâmpadas, luminárias e equipamentos eficientes, além de painéis fotovoltaicos que estão sendo instalados na cobertura do estádio e vão produzir energia limpa equivalente ao consumo de mais de 200 residências, e evitar que cerca de 5 mil toneladas de  CO² sejam lançadas na atmosfera, entre outros.

Redução energética - O Maracanã recebeu um moderno sistema de iluminação com lâmpadas de LED em 23.500 luminárias de baixa manutenção e elevada vida útil. Equipamentos econômicos de ar condicionado, bombas mecânicas eficientes e o uso da energia solar no aquecimento da água dos vestiários também fazem parte da modernização do novo estádio e vão permitir uma redução de 8% no consumo de energia elétrica na arena. Estão sendo instaladas placas fotovoltaicas no anel de compressão da cobertura - cerca de 2,5 mil metros quadrados - capazes de gerar 670 mil kW/h por ano. A implantação deste projeto, financiado pela Light e EDF (Eletricité de France), permitirá o abastecimento de 25% de energia necessária para o funcionamento do Maracanã.

Maracanã inteligente -O estádio conta com um moderno conjunto de sistemas eletrônicos integrados composto por dez sistemas para garantir o sucesso do evento, a segurança do público e a própria operação do Maracanã: · Sistema de circuito fechado de TV com 360 câmeras| · Sistema de controle e acesso restrito com 140 pontos instalados | · Sistema de telefonia e dados com 6.600 pontos preparados | · Sistema de detecção de incêndio com três mil pontos instalados | · Sistema de automação predial para gerenciar todos os equipamentos desde iluminação à bombas hidráulicas |· Sistema de bilhetagem e controle de acesso do público em seis portarias (rampas de acesso) com 169 leitores fixos e 20 leitores móveis |· Sistema de broadcasting|· Sistema de painéis informativos, displays e horário unificado.

Outros números -O estádio tem 6,2 mil metros quadrados de vidro; 1.852 portas; 103 esquadrias de alumínio; 33 esquadrias na área externa e 86 portões na área interna.

Catracas: 169: Área construída: .240 mil metros quadrados | .Número de refeições já servidas em um dia de trabalho: 8 mil refeições | .Número de operários atualmente: 6.500 | .Tribuna de imprensa: 74 mesas e 222 assentos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira