Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/04/2013 - 08:39

Torrebras inaugura fabrica de torres eólicas na Bahia e impulsiona mercado de energia do estado

Grupo espanhol Daniel Alonso viabiliza projeto brasileiro para a fabricação de equipamentos usados na geração de energia a partir da força do vento.

No próximo dia 08 de maio, a Bahia receberá sua primeira fábrica de torres para produção de energia eólica, instalada no Pólo Industrial de Camaçari. A Torrebras, uma empresa do grupo espanhol Daniel Alonso, chega ao estado para implantar um projeto de investimento na geração de energia limpa e atender, num primeiro momento, a demanda do Nordeste na área de energia eólica.

Com investimento de cerca de R$ 30 milhões, a Torrebras terá capacidade de produção de mais de 200 torres por ano e será estratégica para atender os diversos projetos de energia eólica em andamento ou projetados para o Bahia e outras regiões. Toda a sua produção do ano de 2013 já está vendida e, esperasse que, em uma segunda etapa, já com capacidade duplicada, a fábrica consiga atender às demandas do mercado nacional.

Localizada em um terreno de 120 mil m², a nova planta industrial vai gerar 300 empregos diretos na linha de produção, além das mais de 450 vagas ocupadas em sua fase de implantação. Valorizando a mão de obra local, a empresa firmou, ainda, parceria com o Senai/Cimatec e está formando alguns de seus funcionários. “Os alunos serão treinados pelos engenheiros espanhóis, especialistas em energia eólica, e terão a oportunidade de um primeiro emprego na área”, explica Álvaro Carrascosa, diretor geral da Torrebras e principal gestor do GDA no Brasil.

O cenário da energia eólica no estado – Atualmente, a Bahia já possui três fábricas de naceles (a Gamesa, a Acciona e a Alstom). Com a instalação da Torrebras e a chegada de um fabricante de pás, a cadeia produtiva do segmento se “completa”, abrindo oportunidades e espaços para outros empreendimentos na área.

Com estas novas plantas de produção local, o Estado, que já apresenta um grande potencial eólico, se consolida como um dos principais pólos nacionais na fabricação de equipamentos usados na geração de energia a partir da força do vento. Uma vez que a dinâmica da geração desta energia conta com as três estruturas já disponíveis no Estado: as torres de sustentação – produzidas pela Torrebras, as naceles (geradores que ficam em cima das torres) e as pás.

O evento de inauguração – Coordenado pela Licia Fabio Produções, a cerimônia de inauguração da fábrica da Torrebras acontecerá no dia 08 de maio. O coquetel será realizado no Pólo Industrial de Camaçari e contará com a participação de diversas autoridades, como secretários do Estado e do município, além de empresários.

Grupo Daniel Alonso (GDA) – Instalado no continente europeu e com larga tradição no segmento industrial, o GDA detém uma logística geográfica que facilita sua atuação em qualquer mercado do mundo, uma vez que desenhou um conjunto empresarial sólido que consiste em um grande centro de produção montado na Espanha.

Além da Torrebras, criada para desenvolver atividades no Brasil, o Grupo Daniel Alonso é composto por mais três empresas, a Dacero, que processa chapas metálicas para produção das torres, a Danima, especializada em tecnologia para tratamento de lixo e a GDA Investimentos, que é a grande financiadora da implantação destes projetos eólicos. | *Fábrica da Torrebras, Pólo Industrial – Camaçari.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira