Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2013 - 08:21

Infertilidade: acupuntura é melhor para o tratamento do que Clomid e Omifin, aponta estudo

Uma nova pesquisa descobriu que a acupuntura – método milenar da medicina tradicional chinesa – é mais eficaz do que o clomifeno para o tratamento da infertilidade. O remédio, registrado como Clomid e Omifin, é a droga de fertilidade mais prescrita no mercado em todo o mundo.

Neste estudo, 65 mulheres com infertilidade devido à disfunção da ovulação foram divididas em dois grupos escolhidos aleatoriamente. O primeiro grupo recebeu eletroacupuntura e o segundo grupo recebeu 50 mg por dia de comprimidos de citrato de clomifeno. Após seis meses de tratamento, o grupo de acupuntura teve uma taxa de sucesso de 76,3% ante o grupo de clomifeno, que teve uma taxa de sucesso de 48,1%.

Segundo explica o Dr. Márcio De Luna, presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ) e coordenador do programa de pós-graduação em acupuntura e shiatsu do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC), “o resultado desta pesquisa mostra que a acupuntura não só elimina o stress negativo da expectativa de não engravidar como também promove a fertilidade, de uma maneira muito mais saudável e eficiente do que somente com remédios”.

Além disso, associar a acupuntura com o tratamento medicamentoso convencional é muito positivo. “As duas medicinas – tradicional e oriental – são muito mais eficientes juntas do que separadas”, finaliza Luna.

Mais evidências -Outro estudo recente demonstrou que a acupuntura aumenta a frequência de ovulação em mulheres com Síndrome do Ovário Policístico (SOP). Publicado no prestigioso American Journal of Physiology - Endocrinology and Metabolism, a pesquisa levou mais de um ano de investigação.

Os pesquisadores mediram mudanças significativas nos hormonios esteróides sexuais e no cortisol, entre outros reflexos. “O estudo mostrou que a acupuntura normaliza os níveis dessas substâncias no corpo humano e aumenta simultaneamente a frequência da ovulação”, explica Dr. Luna.

Tratamentos de fertilidade são uma coisa, e as taxas de nascidos vivos são outras. Só neste ano, uma nova pesquisa, conduzida por pesquisadores de Seattle, em Washington, nos EUA, demonstrou que a acupuntura administrada a mulheres que receberam fertilização in vitro, tiveram maiores sucessos nas taxas de natalidade. No estudo, a descoberta foi que as mulheres têm uma maior taxa de gravidez e sucesso na fertilização se a acupuntura for administrada no dia da transferência dos embriões e de óvulos de doadoras.

A equipe de pesquisa reuniu investigadores da Universidade de Washington (Seattle, Washington, EUA), Faculdade de Medicina Oriental Oregon (Portland, Oregon) e Centro de Pesquisa Noroeste para Ciências da Reprodução (Kirkland, Washington, EUA).

Segundo Dr. Márcio De Luna, que atende inúmeras pacientes tensas por conta da gravidez e preocupadas por nunca conseguirem engravidar, a acupuntura ajuda muito a elas alcançarem o relaxamento tão necessário para engravidar. “A expectativa da gravidez ou de um eventual fracasso deixam as mulheres nervosas, tensas, estressadas, e isso prejudica diretamente a fecundação e mesmo a fertilidade, e a acupuntura é aplicada para controlar esse quadro complexo psicofisico”, completa. [www.luna.med.br ou www.abarj.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira