Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/11/2007 - 10:19

II Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica é aberta em São Paulo

A Campanha, que ocorre em todo o pais, visa conscientizar a população sobre a segurança com a energia elétrica.

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) juntamente com 53 concessionárias associadas deu início no dia 5 (segunda-feira), as ações de conscientização relativas à II Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica. A cerimônia de abertura ocorreu no vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e contou com a presença de 84 crianças do Circo das Artes, além dos presidentes das distribuidoras Eletropaulo, Britaldo Soares; CPFL, Wilson Ferreira Junior; Elektro, Carlos Ferreira; do diretor presidente da Bandeirante Energia, João Aguiar e do vice-presidente de Mercados e Relações Institucionais do Grupo Rede, José Antônio Sorge. Ao ressaltar a importância da realização da campanha, que ocorre pelo segundo ano consecutivo, a diretora econômico-financeira da Abradee, Lívia de Sá Baião, ressaltou que nos últimos seis anos houve uma redução de cerca de 20% na Taxa de Gravidade de acidentes relacionados a rede elétrica básica.

"Podemos dizer que houve uma certa estabilidade no número de pessoas que se acidentaram no contato com rede básica de energia, mesmo com o aquecimento ocorrido no setor de construção civil. Isso demonstra que as ações das distribuidoras para conscientizar a população sobre o uso correto da energia elétrica têm surtido um efeito positivo", destacou a diretora da Abradee, Lívia Baião.

Atualmente, as 64 distribuidoras do país fornecem seus dados para este sistema de informação, que separa os acidentes em 14 tipos de ocorrência. A análise dos dados dos últimos 06 anos (período 2001 a 2006) mostra uma média anual de 986 pessoas acidentadas, sendo 323 fatais, 278 com lesões graves e 385 com lesões leves. Nos quatro tipos de ocorrências consideradas diretamente na Campanha de Segurança - Soltar Pipa ou Papagaio; Instalar ou Reparar Antena de TV; Construção ou Manutenção Predial; Ligação Elétrica Clandestina (furto de energia), o número médio de pessoas acidentadas anualmente é: 129 fatais, 131 com lesões graves e 150 com lesões leves, representando 42% do total dos acidentados e respondendo, igualmente, por 42% da taxa de gravidade (TG) dos acidentes.

A Semana da Segurança visa conscientizar a população sobre os cuidados a serem observados para evitar acidentes com a rede de energia elétrica. Em todo o Brasil, as distribuidoras montaram uma verdadeira força-tarefa para realizar ações em seus estados. Trinta e cinco empresas divulgarão a Campanha nas contas de luz; haverá eventos de lançamento em nove capitais e 51 cidades; serão realizadas blitz educativas em ônibus e shoppings, palestras em escolas e canteiros de obras. Também serão veiculados spots de rádio, anúncios de TV e distribuídas cartilhas e folhetos explicativos com dicas de prevenção de acidentes.

Os quatro temas selecionados para a II Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica são: instalação de antena de TV, pipa, construção civil e furto de energia. Nestes casos, a informação e conscientização da população sobre os riscos envolvidos e como evitá-los, é fator decisivo na prevenção. A expectativa é atingir uma população de cerca de 170 milhões de habitantes em todo o país.

A parte educacional e lúdica de evento ficou por conta do "Ciência em Show", grupo formado por professores de física da USP. Eles fizeram desenvolveram diversas brincadeiras com as crianças alertando-as para que tivessem cuidado no uso de aparelhos do dia-a-dia, como o forno microondas.| Site: www.abradee.org.br/Semana_da_Seguranca/

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira