Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/11/2007 - 10:19

Petrobras bate recorde de geração de energia


A produção é superior à determinada pela Aneel.

A Petrobras registrou no dia 4 de novembro (domingo), recorde de geração de energia elétrica para o Sistema Interligado Nacional (SIN). O total de 2,9 mil MW produzido é superior ao estabelecido pelo Termo de Compromisso assinado em maio deste ano entre a Petrobras e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Por restrições do sistema de transmissão, a energia disponibilizada foi de 2,32 mil MW. O Termo de Compromisso entre a Petrobras e a Aneel prevê a geração de energia elétrica a gás natural de 2,17 mil MW.

Para alcançar esse recorde, a Petrobras forneceu a usinas termelétricas (UTEs) 13,2 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural.

O resultado obtido pela Petrobras se deve ao melhor aproveitamento do potencial de produção das usinas termelétricas, à redução da demanda por gás natural registrada no final de semana, e à diminuição no consumo interno da Companhia.

Houve também a cassação da liminar que obrigava a Petrobras a fornecer 1,3 milhão de metros cúbicos/dia de gás natural para UTE William Arjona, no Mato Grosso do Sul. A usina não tem contrato de fornecimento de gás com a Companhia, pode gerar com óleo diesel, e exige mais gás natural para produzir a mesma quantidade de energia que outras unidades. Para cumprir esta liminar, a Petrobras foi obrigada a reduzir o volume de gás natural fornecido às distribuidoras Comgás, CEG e CEG-RIO, no limite determinado nos contratos. Com a revogação da decisão judicial, este volume de gás natural foi utilizado em usinas mais eficientes, possibilitando a geração de mais energia que a produzida pela UTE William Arjona.

Também contribuiu para esse recorde a substituição do gás natural por óleo diesel por clientes industriais da Comgás, distribuidora que atende o mercado de São Paulo. A troca do combustível gerou oferta adicional de 800 mil metros cúbicos/dia

O recorde de geração de energia elétrica obtido pela Petrobras, neste domingo, foi alcançado mesmo com a entrega, por força de liminar, de gás natural para as distribuidoras CEG e CEG-RIO acima dos volumes contratados. As duas empresas estão retirando 2,3 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural além do determinado em contrato.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira