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01/05/2013 - 08:55

10% dos novos investidores nunca investiram na Bolsa de Valores, aponta pesquisa inédita

“Ficamos surpresos em saber que algumas pessoas estão enxergando que o melhor momento de investir é na baixa e não na alta”, explica Valestan Ribeiro, Gerente de Canais Eletrônicos da TOV Corretora.

A TOV, reconhecida por ter instituído no país uma política de baixo custo para a bolsa de valores, quando em 2008 colocou o valor de R$ 5,00 por ordem executada no home broker. Muitos apostaram que a corretora “quebraria”, mas meses depois a estratégia provou através dos números que deu certo. Com a crise mundial e os mercados em baixa, especialmente o de renda variável nos dias de hoje, o CEO da TOV, Fernando Heller, decidiu que era hora de agitar o mercado mais uma vez. Colocou o valor de R$ 1,99 no home broker, mais uma vez o menor preço do país. “Reduzimos do dia para a noite a nossa receita em cerca de 50%. Fomos agressivos e o maior beneficiado é o investidor pessoa física”, explica Valestan Ribeiro, gerente de canais eletrônicos da TOV Corretora. Por outro lado, após pouco mais de 45 dias de campanha, com os novos clientes captados, já estamos muito próximos do "break even".

O foco inicial era resgatar os antigos clientes TOV e trazer aqueles que estavam em outras corretoras e queriam muito mais do que apenas preço baixo, queriam estabilidade na plataforma e um suporte eficiente. “Investimos R$ 10 milhões em tecnologia e montamos uma estrutura para atender 20 mil clientes negociando simultaneamente. Isso pode ser extrapolado em até 4 ou 5 vezes. Hoje, nenhuma corretora tem a estrutura que nós temos”. Para comprovar o sucesso da nova política de preço, a TOV passou a monitorar todos os novos clientes que entravam e descobriu que um público novo estava sendo atraído pela taxa de R$ 1,99 e pela bolsa em baixa. Esse público é formado por investidores que só haviam ouvido falar de bolsa de valores, mas nunca haviam investido.

Em pouco mais de 1 mês entraram mais de 1.000 novos clientes. Deste total, 38% já haviam sido clientes TOV, 52% vieram de outras corretoras, sendo boa parte deste número vindo de clientes de assessores e 10% jamais haviam investido em renda variável.

“Para nós foi uma surpresa, pois o brasileiro, diferente dos americanos e europeus, não possui uma cultura de investir em ações e, por isso, só investe quando saem as notícias que a bolsa está batendo recorde. Desde que existe a economia no mundo a matemática é a mesma. Comprar na baixa para vender na alta. Mas não é isso que ocorre no Brasil”. ressalta.

Entretanto, estes novos números comprovam que com informação e um preço justo, esta nova geração está disposta a investir e negociar por conta própria através do home broker. Um outro dado importante da pesquisa comprova que as instituições que não investirem em tecnologia e atendimento ao cliente estão fadas ao fracasso. A TOV investiu em publicidade, entretanto, o maior retorno, cerca de 22,2% dos novos clientes veio por indicação de amigos, número que superou e muito, todos os veículos em que houve investimento em campanhas de divulgação, superando até mesmo o google que foi consultado por 12,7%. “Para nós foi uma surpresa. Isto prova que os investidores se falam e o boca a boca é a alma do negócio”, finaliza Valestan.

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