Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2013 - 09:19

Imperator recebe o Méier Criativo, da série Outra Cena

Léo Feijo e o Instituto Gênesis da PUC-Rio reunirão pesquisadores, empreendedores e artistas para discutir Economia Criativa.

O projeto Outra Cena – Arte e Educação no Imperator iniciou, no dia 2 de abril, uma nova etapa na trajetória do Imperator – Centro Cultural João Nogueira, que vai diversificar suas atividades, ao abrir espaço para ações desenvolvidas por representantes da cultura carioca.

O jornalista e empresário Léo Feijo, sob a chancela do Instituto Gênesis, apresenta o MéierCriativo. O projeto vai contar com duas atividades: o Seminário Economia Criativa, Redes & Desenvolvimento, realizado no dia 7 de maio, e a Oficina Música & Inovação, nos dias 14, 21 e 28 de maio.

Destinado a 600 participantes, o encontro reunirá pesquisadores, empreendedores e artistas. O objetivo é apresentar uma introdução ao conceito de Economia Criativa e suas potencialidades, bem como indicar exemplos de outros países onde o estímulo às atividades criativas foi essencial para a transformação social e econômica de algumas regiões.

O seminário abordará ainda um panorama das ações de apoio à Economia Criativa no Brasil e casos de desenvolvimento local bem-sucedidos. Os eixos temáticos serão Introdução à Economia Criativa; BusinessArte; Cidade Criativa; Criatividade na Música.

Os palestrantes serão a produtora Aniela Jordan, sócia da Aventura Entretenimento e responsável pela residência artística doImperator; Julia Zardo, gerente da Formação Complementar em Empreendedorismo da PUC-Rio e doutoranda em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento no Instituto de Economia da UFRJ; Fabrício DaCosta, mestre em design e fundador da agência criativa OESTUDIO; a gestora cultural Regina Miranda, diretora do Fórum Cidade Criativa e Letuce, a banda, formada por Letícia Novaes e Lucas Vasconcellos. O encontro será mediado por Léo Feijo, jornalista e consultor associado ao Instituto Gênesis da PUC-Rio no campo da Economia Criativa.

A outra atividade do projeto é a Oficina Música& Inovação, com palestras que abordarão temas como Marketing Digital, Ecossistema da Cultura, Produção de Eventos, Música: novos modelos de financiamento coletivo e Mercado do Entretenimento e Economia da Noite. Serão sete horas e meia de atividades em auditório para até 100 pessoas, em três encontros de 150 minutos.

Esses serão os assuntos abordados:. Marketing Digital (por Fábio Silveira, gerente de novos negócios da gravadora DeckDisc) |.Ecossistema da Cultura (por Miguel Jost, mestre e doutor em Estudos de Literatura pela PUC-Rio) |.Produção de eventos no Rio (pelo produtor Jeronymo Machado) |. Música: novos modelos de financiamento coletivo (por Bernardo Palmeira, diretor Artístico selo Bolacha) |.Mercado do Entretenimento e Economia da Noite (pelo produtor e jornalista Léo Feijo).

Seminário Economia Criativa, Redes & Desenvolvimento Local-Destinado a 600 participantes, o encontro reunirá pesquisadores, empreendedores e artistas. O objetivo é apresentar uma introdução ao conceito de Economia Criativa e suas potencialidades, bem como indicar exemplos de outros países onde o estímulo às atividades criativas foi essencial para a transformação social e econômica de algumas regiões.

O seminário abordará ainda um panorama das ações de apoio à Economia Criativa no Brasil e casos de desenvolvimento local bem-sucedidos. Os eixos temáticos serão: Introdução à Economia Criativa; BusinessArte; Cidade Criativa; Criatividade na Música; e Apresentação do Imperator - Centro Cultural João Nogueira, com mediação de Leo Feijó.

Dia 7 de maio de 2013, no Teatro do Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Rua Dias da Cruz, 170 – Méier, Riod e Janeiro.Inscrições através do site www.imperator.art.br. Valor:Gratuito.Capacidade Máxima: 642 pessoas.

Eixos temáticos e palestrantes: apresentação do Imperator - Centro Cultural João Nogueira (por Aniela Jordan, sócia da Aventura Entretenimento e responsável pela residência artística do Imperator).

Introdução à Economia Criativa (por Julia Zardo, doutoranda em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento no Instituto de Economia da UFRJ). | BusinessArte (por Fabrício DaCosta, mestre em design e fundador da agência criativa OESTUDIO).| Cidade Criativa (por Regina Miranda, gestora cultural e Diretora do Fórum Cidade Criativa). | Criatividade na Música (por Letícia Novaes e Lucas Vasconcellos, do Letuce.) - Um depoimento da dupla que adotou novas tecnologias e estratégias para atuar no mercado da música em tempos digitais). |Mediador | Léo Feijo (Jornalista e Consultor Associado ao Instituto Gêneses da PUC-Rio no campo da Economia Criativa).

Horários e atividades:18h-18h45: Credenciamento|19h: Início com apresentação dos temas, dinâmica do encontro e os participantes, com informe sobre a oficina de música que será realizada nas semanas seguintes - Leo Feijó.|19h10: Apresentações dos palestrantes.|20h55: Dinâmica com o Público - Leo Feijó.|21h15: A banda Letuce fala sobre a carreira e apresenta duas músicas.|21h40: Encerramento.

Os palestrantes: Aniela Jordan | Natural do Rio de Janeiro, Aniela Jordan tem mais de 25 anos de experiência em produção de espetáculos de grande porte. Em seus primeiros anos no Theatro Municipal, trabalhava com iluminação, mas logo demonstrou tal capacidade de organização que acabou assumindo as funções de coordenadora de palco, diretora técnica e diretora operacional, até chegar ao posto de diretora de produção. Nos anos 70, era a única mulher da equipe técnica em um posto de chefia. Atualmente, ao lado de Fernando Campos e Luiz Calainho, coordena a Aventura Entretenimento e se tornou uma das produtoras executivas mais respeitadas do teatro brasileiro. Habituada a novos desafios, a produtora agora também cuida da residência artística do Imperator - Centro Cultural João Nogueira, reaberto em 2012.

Julia Zardo | Doutoranda em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento no Instituto de Economia da UFRJ; Mestre em Mídias e Mediações Socioculturais pela Escola de Comunicação Social da UFRJ; Graduada em jornalismo; Gerente de cultura empreendedora do Instituto Gênesis da PUC-Rio.

Fabrício DaCosta é designer e fundador da agência criativa OESTUDIO. Graduado em Design de Produto pela Faculdade da Cidade do Rio de Janeiro e Mestre em Design de Produto pela Domus Academy, de Milão. Enquanto esteve na Itália, trabalhou na criação de cenários futuros para grandes empresas como a FIAT e NESTLÉ. Integrou a equipe da IDEO, uma das empresas de design mais premiadas no mundo. Criou com outros sócios o primeiro escritório de design multidisciplinar do Brasil, chamado OESTUDIO, e desenvolve projetos ligados à Economia Criativa.

Regina Miranda | Premiada artista, sociocoreóloga e gestora cultural, que se dedica a desenvolver projetos artísticos inovadores e aborda a relevância do papel da arte e da cultura na revitalização de comunidades e cidades criativas. É diretora do Fórum Cidade Criativa.

Banda Letuce | Letícia Novaes e Lucas Vasconcellos formam um casal que lidera uma das bandas com um dos trabalhos mais elogiados nos últimos anos no Rio. Além de desenvolver conteúdo autoral, são representantes de uma cena que passou a utilizar novas plataformas como a do crowdfunding para viabilizar seus projetos - DVDs, shows e outras realizações. Eles abordarão a experiência nesse mercado e a importância da criatividade na gestão da carreira artística.

Léo Feijo | jornalista, empreendedor e consultor associado ao Instituto Gênesis da PUC-Rio no campo da Economia Criativa. Coordenador do Curso Música e Negócios na PUC-Rio. Responsável pela abertura de mais de 10 espaços culturais no Rio, entre os quais Teatro Odisseia, Cinematheque e Casa da Matriz. Organizador de seminários em parceria com a Prefeitura do Rio (Patrimônio Cultural) e gerente da Incubadora Rio Criativo, da Secretaria de Estado de Cultura, entre 2000 e 2012.

Oficina Música & Inovação -A Oficina Música & Inovação terá palestras que abordarão temas como Marketing Digital,Ecossistema da Cultura, Produção de Eventos no Rio, Música: novos modelos de financiamento coletivo e Mercado do Entretenimento e Economia da Noite. Serão sete horas e meia de atividades em auditório para até 100 pessoas, em três encontros de 150 minutos. Participarão profissionais e professores com experiência na área. A cada dia o público terá contato com um ou dois professores e com um empreendedor. Haverá apresentação de material por e-mail para os participantes e envio de planilhas de plano de negócios.

A oficina utilizará uma dinâmica de grupo para integrar os participantes e estimular a geração de negócios e oportunidades. A cada semana um empreendedor da área ou representante de empresa referência nesse mercado fará uma participação para contar o caso do seu negócio.

Dias 14, 21 e 28 de maio (terças-feiras), às19h, noTeatro do Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Rua Dias da Cruz, 170 - Méier , Rio de Janeiro |Inscrições através do site www.imperator.art.br |Valor:R$ 10,00 |Capacidade máxima: Até 100 pessoas.

Eixos temáticos e palestrantes: Marketing Digital (por Fábio Silveira, gerente de novos negócios da gravadora DeckDisc).| Ecossistema da Cultura (por Miguel Jost, mestre e doutor em Estudos de Literatura pela PUC-Rio). |Produção de eventos no Rio (pelo produtor Jeronymo Machado). |Música: novos modelos de financiamento coletivo (por Bernardo Palmeira, diretor Artístico selo Bolacha). |Mercado do Entretenimento e Economia da Noite (pelo produtor e jornalista Leo Feijó).

Os palestrantes-Fábio Silveira | Gerente de novas mídias da DeckDisc, uma das mais importantes gravadoras independentes do Brasil, e coordenador de cursos sobre o mercado de música e aborda o uso das ferramentas digitais na construção de novos artistas e analisa o futuro do modelo de negócio da música no mundo.

Miguel Jost | Formado em Ciências Sociais pela PUC-Rio, é mestre e doutor em Estudos de Literatura por esta mesma instituição. É professor e coordenador da pós-graduação em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo da PUC-Rio e pesquisador titular do Núcleo de Estudos em Literatura e Música (NELIM), na mesma instituição. Têm experiência e atua nas áreas de Literatura e Sociologia, com ênfase em Cultura Brasileira, Música Popular, e Produção Cultural Contemporânea.

Jeronymo Machado | Economista, produtor, compositor, é fundador de blocos de Carnaval e já realizou centenas de eventos com diferentes formatos e públicos no Brasil. Tem ampla experiência em planejamento e produção-executiva.

Bernardo Palmeira | Diretor Artístico selo Bolacha, músico e produtor musical com dez anos de experiência no mercado fonográfico. Integrou o Departamento Artístico da Sony Music e foi Gerente Internacional da Universal Music. É sócio-fundador da Bolacha Entretenimento, escritório de inovações em processos na cadeia criativa musical que tem como um dos destaques a plataforma de investimento colaborativo Embolacha.

Leo Feijó | Jornalista, empreendedor e consultor associado ao Instituto Gênesis da PUC-Rio no campo da Economia Criativa. Coordenador do Curso Música e Negócios na PUC-Rio. Responsável pela abertura de mais de 10 espaços culturais no Rio, entre os quais Teatro Odisseia, Cinematheque e Casa da Matriz. Organizador de seminários em parceria com a Prefeitura do Rio (Patrimônio Cultural) e gerente da Incubadora Rio Criativo, da Secretaria de Estado de Cultura, entre 2000 e 2012. [www.imperator.art.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira