Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/11/2007 - 10:26

Ausência de resultados e problemas de relacionamento são as causas mais freqüentes de demissão, aponta pesquisa

A demissão é um dos maiores medos de qualquer profissional. E o melhor caminho para evitá-la é alcançar resultados e manter um bom nível de relacionamento com os demais colaboradores da empresa. Essa é uma das conclusões da pesquisa “A Contratação, A Demissão e a Carreira dos Profissionais Brasileiros – Edição 2007”, realizada junto a 12.122 profissionais de empresas privadas de todo o Brasil.

O novo estudo do Grupo Catho, realizado entre março e abril de 2007, apurou junto a executivos com poder de decisão (42% do universo total de respondentes da pesquisa) que a razão mais frequentemente alegada para a demissão de profissionais é a ausência de resultados – fator mencionado por 19,24% dos entrevistados. A segunda razão mais citada é incompetência técnica (13,60%).

“Os dados refletem a realidade do mercado. Todos os profissionais são avaliados por desempenho e performance, ou seja, pelos resultados que trazem para as empresas. Quem não gera resultados corre muito perigo de perder o emprego, especialmente porque a oferta de mão-de-obra competente e qualificada disponível no mercado hoje é muito grande”, observa Adriano Arruda, diretor-geral da Catho Online e responsável pela pesquisa.

Problemas de relacionamento interpessoal, em geral, são responsáveis por 27,34% das demissões: 13,34% dos desligamentos ocorreram porque o profissional não se relacionava bem com pessoas do grupo; 9,64% ocorreram por dificuldades na supervisão de pessoas e 4,36% das demissões aconteceram por problemas no relacionamento com o chefe.

As cinco razões mais mencionadas para demissão de profissionais.: Razões mais mencionadas para demissão %: Não obteve os resultados desejados – 19,24% | Era tecnicamente incompetente – 13,60% | Não se relacionava bem com as pessoas do grupo – 13,34 | Não tinha o dinamismo suficiente -10,49% | Era fraco na supervisão de pessoas – 9,64%.

Atrasos e faltas freqüentes motivam 7,21% das demissões, de acordo com os dados da pesquisa. Esses fatores, somados, superam os desligamentos motivados por desonestidade dos profissionais (6,32%).

O Grupo Catho possui fontes altamente qualificadas e especializadas em temas de Recursos Humanos para comentar os dados apurados na pesquisa “A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Profissionais Brasileiros – Edição 2007”.

Perfil da Catho Online - O site Catho Online (www.catho.com.br) é o grande ponto de encontro entre profissionais e empresas. São aproximadamente 250.000 pessoas que anunciam seus currículos por ano. Fundado em 1996 por Adriano Arruda, hoje diretor-geral da empresa, o site tem mais de 6 milhões de visitantes por mês e mais de 200 mil vagas anunciadas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira