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06/11/2007 - 10:35

Inscrições abertas para o processo seletivo para o curso de Pedagogia da UFSCar destinado aos assentados agrários

Iniciativa faz parte do convênio entre a Universidade e o Incra, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

Entre os dias 5 e 9 de novembro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe inscrições para o Vestibular para o curso especial de Licenciatura Plena em Pedagogia, destinado aos assentados agrários.

Estão sendo oferecidas 60 vagas e os candidatos devem ser assentados em áreas de reforma agrária do Estado de São Paulo, mediante comprovação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A inscrição para o Processo Seletivo deve ser realizada na Superintendência do Incra São Paulo, na rua Brasílio Machado, 203, no bairro Santa Cecília, em São Paulo, mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição por meio eletrônico, que será realizado por responsável do Instituto.

O Processo é realizado em fase única, em apenas um dia de prova. No dia 25 de novembro, das 8 até as 12 horas, os candidatos realizam provas de Conhecimentos Gerais, com questões de Geografia, História, Biologia, Química e Matemática. Das 14h às 18h, as provas são de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Redação. Todas as questões são objetivas e a Redação deverá ser redigida em gênero dissertativo sobre temas da atualidade, com base em textos apresentados. Os resultados serão divulgados no dia 7 de dezembro. As aulas começam em janeiro de 2008 e serão ministradas no campus de São Carlos da UFSCar.

O curso terá duração de quatro anos, e o principal objetivo é formar os alunos para atuarem com autonomia junto a seus pares na concepção, elaboração e implementação de projetos de ensino-aprendizagem, tanto no âmbito escolar quanto no âmbito comunitário mais amplo.

Pedagogia da Alternância - O curso será ministrado utilizando o método de alternância. As aulas estruturam-se em períodos de tempo que os alunos passam na Universidade, alternados com outros períodos em que eles permanecem na comunidade, ou assentamento, de origem. O regime tem se mostrado como uma alternativa viável para o ensino técnico e superior, além de estabelecer uma relação expressiva entre a família, o assentamento e a instituição de ensino.

No tempo-escola o aluno elabora um plano de estudo e tem oportunidade de socializar a compreensão que tem da sua realidade sob todos os aspectos, o que é feito com base na sua experiência e no estudo da literatura. Durante o tempo em que permanece na comunidade, ele executa o plano de trabalho discutindo a sua realidade com a família e com outros assentados. Essas discussões têm como objetivo provocar reflexões e motivar o planejamento coletivo de soluções, proporcionando aos estudantes a realização de experiências a partir de uma determinada concepção de desenvolvimento local sustentável que seja adequada ao contexto, às necessidades e interesses da comunidade.

As diferentes atividades são desenvolvidas com apoio pedagógico dos responsáveis pelo curso, de forma que o aluno possa levantar situações vivenciadas na realidade familiar, buscar novos conhecimentos para explicar, compreender e atuar, partindo do senso comum para construir o conhecimento científico.

Pronera - O Pronera foi criado em 1998, por meio da reivindicação organizada dos movimentos sociais do campo, com o objetivo de desencadear um amplo processo de promoção da educação nos assentamentos da reforma agrária, através da elaboração e implementação de ações em todos os níveis de ensino.

Em 2001, o Programa foi integrado ao Incra. Desde então, o Pronera apresenta uma grande diversidade de ações em quase todos os Estados brasileiros, responsabilizando-se pela Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental, formação continuada de educadores, Ensino Superior em diversas áreas do conhecimento e formação técnica profissional para Saúde, Comunicação, produção agropecuária e a gestão de assentamentos rurais, adotando metodologias e materiais didáticos adequados ao contexto sociocultural do campo.

Vários convênios já estão em andamento no País. Universidades federais da Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, dentre outras, já possuem acordos com o Incra e oferecem cursos para estudantes oriundos dos assentamentos. A UFSCar é a primeira universidade do interior paulista a assinar esse convênio com o Incra e oferecer cursos aos assentados agrários. Além do curso de Pedagogia, a Universidade vai oferecer também o curso de graduação em Agronomia. Entretanto, o processo seletivo para o curso de Agronomia acontece somente nos primerios meses do próximo ano e as aulas terão início em julho de 2008 e serão ministradas no campus de Sorocaba.

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