Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/05/2013 - 06:45

Projeto Chefes do Brasil promove a gastronomia brasileira no mercado internacional

O Projeto Chefes do Brasil, desenvolvido pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), será apresentado no dia 5 de maio (domingo), em São Paulo, durante um jantar no restaurante Dalva e Dito. O Projeto tem o objetivo de promover internacionalmente a gastronomia brasileira e os negócios relacionados ao tema e reúne grandes nomes da emergente cozinha brasileira em ações que irão contribuir para o posicionamento da gastronomia do país no mundo.

Sob a coordenação do premiado chefe Alex Atala, o jantar será preparado por uma equipe de chefes que vai elaborar um cardápio exclusivo para apresentar a gastronomia nacional a convidados estrangeiros e brasileiros. Entre eles, estarão os empresários convidados pela Apex-Brasil para participar da Etapa Brasil do Projeto Fórmula Indy - uma inovadora plataforma de marketing de relacionamento que utiliza o ambiente da categoria mais popular do automobilismo norte-americano para promover negócios entre as empresas brasileiras e estrangeiras em ambiente especial montado pela Apex-Brasil no circuito onde são realizadas as provas.

O Projeto -A primeira atividade do Projeto já foi realizada este mês, durante a Semana de Design de Milão (Itália), com participação do chefe Dalton Rangel e do designer Marcelo Rosenbaum. Eles criaram uma instalação comestível representando um jardim de mandacarus (um cacto brasileiro), preparada com ganache de frutas brasileiras como açaí, baru, priprioca, uvaia e castanha-do-Brasil, que foi degustada pelos convidados durante a abertura do evento Brazil S/A. O doce foi consumido pelo público durante a abertura do evento e o produto degustado ficou exposto em uma redoma de acrílico.

Ao longo do ano, novas ações levarão chefes de cozinha brasileiros para outros países, onde farão demonstrações para convidados e imprensa, com degustação de produtos do Brasil. Uma delas será a participação na feira Ife (International Food Exhibition) Guangzhou, na China (de 4 a 6 de junho de 2013) e, no segundo semestre, o Projeto participa dos workshops do Final de Semana Gastronômico na Kendall University, em Chicago, Estados Unidos (de 8 a 10 de agosto de 2013).

A iniciativa promoverá produtos brasileiros do setor de alimentos, como carnes, vinhos, sucos, frutas, cachaça, e, ainda, panelas, talheres, utensílios domésticos, móveis para cozinha, entre outros. Paralelamente aos eventos, a Agência promoverá reuniões com chefes e associações representativas do setor de gastronomia, com o objetivo de construir um planejamento estratégico para a promoção internacional da gastronomia brasileira. A ideia é ter um projeto mais amplo e de longo prazo para o setor.

“Os ingredientes e as receitas brasileiras agradam o paladar global e, ao promovê-los, criamos novos espaços no mercado internacional Com essa iniciativa, queremos construir a base para a criação de uma marca que promova a nossa cultura gastronômica. O resultado será a agregação de valor à cadeia produtiva de alimentos e bebidas”, avalia Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira