Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2013 - 07:18

Instituto Aço Brasil apresenta resultados após um ano do lançamento de protocolo de sustentabilidade do carvão vegetal


Albano Chagas Vieira, presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil

Passado um ano do lançamento do Protocolo do Carvão Vegetal, através do qual a indústria do aço reafirma o compromisso do setor com a sustentabilidade, o Instituto Aço Brasil apresentou no dia 8 de maio (quarta-feira), durante o 24º Congresso Brasileiro do Aço, no Rio de Janeiro, as medidas e iniciativas das empresas associadas nesse período. Na mesma ocasião, o presidente do Conselho Diretor da entidade, Albano Chagas Vieira, anunciou o lançamento do Relatório de Sustentabilidade do setor, disponível a partir de agora no site do Instituto [www.acobrasil.com.br].

Sobre os resultados do Protocolo de Sustentabilidade do Carvão Vegetal, a diretora de Assuntos Institucionais do Instituto Aço Brasil, Cristina Yuan, destacou a concepção de um modelo para a melhoria da sustentabilidade da produção de ferro gusa. Segundo ela, o setor devotou grande parte de seu tempo nesse período para criar esse modelo que, de acordo com Cristina Yuan, estabelece um sistema de certificação de terceira parte.

“Esse modelo é de incentivo e não de punição”, enfatizou Cristina Yuan. “Ele envolve o controle de origem legal do carvão vegetal e licenças ambientais. Partimos para a identificação de uma norma técnica de especificação de requisitos para os produtores de gusa”, completou.

Entre as ações deste último ano, desde o lançamento do protocolo, a diretora de Assuntos Institucionais do Instituto Aço Brasil pontuou, ainda, a criação de um grupo de trabalho para definir essas estratégias, as discussões com governo e instituições para obtenção de programas de financiamento diferenciados para pesquisas e a parceria com o poder público para o desenvolvimento de um programa de conscientização social e ambiental junto aos fornecedores de carvão vegetal. Yuan destacou também o compromisso do setor de concluir , até 2016, o pleno atendimento de estoques florestais às respectivas demandas por meio de plantio próprio ou de terceiros, em consonância com os requisitos legais.”Vamos continuar nossos investimentos n a formação de florestas próprias”, disse.

Representando a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, o secretário executivo do Ministério, Francisco Gaetani, ressaltou que a ministra tem se empenhado no diálogo com o setor produtivo e que o relacionamento com o Instituto Aço Brasil tem sido fonte de aprendizado permanente. “O diálogo é o melhor dos incentivos, o mais barato, e a nossa relação com o Aço Brasil tem se pautado nesse diálogo”, disse. Segundo Gaetani, a avaliação positiva do Ministério do Meio Ambiente se deve ao relacionamento com o setor produtivo, que integra a agenda de desenvolvimento do país. “Queremos aprofundar nossa parceria”, concluiu.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira