Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/11/2007 - 11:05

Guabi alerta para suplementação mineral de bovinos

Com a variação climática e escassez de chuvas em algumas regiões do Brasil, as pastagens sofrem alterações nutricionais, que podem ser corrigidas por meio da suplementação. Os suplementos minerais são produtos caracterizados pela mistura de fontes de macro e microelementos minerais ao cloreto de sódio (sal de cozinha ou sal comum) que além de ser necessário para correção dos níveis de sódio (deficiente nas pastagens), estimula o consumo dos outros elementos. “A presença do cloreto de sódio nestes suplementos é obrigatória, uma vez que os animais não têm “sabedoria nutricional” para reconhecer qualquer outro tipo de deficiência”, destaca o médico veterinário, PhD em Nutrição Animal e Pastagens e gerente de produtos para Ruminantes da Guabi, Ricardo Manzano.

Com a suplementação mineral é possível oferecer vitaminas, gorduras poliinsaturadas protegidas da degradação ruminal e aditivos, como leveduras e produtos para sincronização de cio. O consumo deve variar entre 50 a 130 g por animal suplementado. A quantidade consumida depende do nível de cloreto de sódio na fórmula e da condição da pastagem, tanto da qualidade como da quantidade de forragem disponível. Para o fornecimento de suplementos minerais recomenda-se disponibilizar de 3 a 5 cm de espaço linear de cocho e cada um deverá atender no máximo 100 animais. Este cocho deve ser instalado próximo às áreas de maior circulação como malhadouros ou perto de fonte de água.

A Guabi Nutrição Animal dispõe de uma linha de suplementos minerais prontos para uso, especialmente desenvolvidos para atender as diferentes categorias de bovinos: Guabiphos 40 Engorda atende animais na fase de terminação, Guabiphos 65 Recria para suplementação de animais em recria e os produtos Guabiphos 80 Corte e Guabiphos 90 Cria, com formulação adequada para o fornecimento a vacas com cria ao pé. Para a temporada de monta, a Guabi disponibiliza o Guabiphos Reprodução e o Guabiphos Pushan. O produto Guabiphos Pushan é formulado com gordura poliinsaturada protegida da degradação ruminal, para melhorar o índice de prenhez no início da estação de monta. Além disso, colabora para aumentar a taxa de nas

Para quem prefere fazer a mistura na própria propriedade, a empresa dispõe de dois produtos concentrados: Guabiphos 130 Concentrado, com 13% de fósforo e o Guabiphos 160 Concentrado, com 16 % de fósforo. Estes suplementos devem ser combinados ao cloreto de sódio, com o objetivo de produzir misturas minerais completas para suplementar as diferentes categorias. “Para a obtenção de resultados satisfatórios com o uso de produtos concentrados, é preciso atentar para a mistura com o cloreto de sódio recomendada pelo fabricante; de forma que os níveis de fósforo e microelementos minerais estejam adequados à exigência das diferentes categorias de bovinos, na mistura final”, ressalta Manzano. A Guabi disponibiliza um departamento técnico para atender produtores e esclarecer possíveis dúvidas através do site: www.guabi.com.br

Com 33 anos no mercado, o Grupo Guabi é hoje um dos maiores produtores de rações e suplementos do país e conta com sete unidades fabris localizadas em Campinas (SP), Bastos (SP), Sales Oliveira (SP), Pará de Minas (MG), Anápolis (GO), Além Paraíba (MG) e Goiana (PE).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira