Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2013 - 08:42

Dia das Mães: quando as mães perderam seus filhos


Não há nada mais cruel no mundo do que “hierarquias” que se rompem como, por exemplo, uma mãe enterrar um filho. Não é do curso natural da vida que isso aconteça, tanto é que não existe um nome para tal acontecimento, ao contrário da palavra órfão/órfã. A morte é a única certeza que temos na vida desde que nascemos e, mesmo assim, ela nunca é bem aceita, seja em que época for. Agora, quando essa morte é de um filho, ninguém consegue mensurar tal dor.

Em maio comemora-se o Dia das Mães. Como estarão milhares de mães brasileiras nesse dia? As mães que perderam seus filhos no Voo 1907 há quase sete anos; as mães do incêndio da boate de Santa Maria, a mãe da menina Isabela que o próprio pai e a madrasta mataram; a mãe do Guilherme Yared que morreu em Curitiba; e tantas outras mães que perderam seus filhos. Que Dia das Mães será este e todos os outros que muitas mulheres já passaram sem seus filhos? Que tortura deve ser pensar o que será que esses jovens fariam para suas mães? Que surpresa, que presente... E isso elas nunca saberão, porque eles foram drasticamente e brutalmente tirados de suas famílias.

Dia das Mães era para ser um dia de agradecimento, alegre em família, e realmente o é para grande parte da população que não foi dilacerada por algum “acidente”. Mas, e para as mães citadas aqui ou para as que nem foram lembradas de outros acidentes aéreos, de assassinatos, de atropelamentos por embriaguez do condutor e outras barbáries que acontecem sem punição no Brasil... e para essas mães como será esse segundo domingo de maio?

Citando apenas o caso do Voo da Gol em que dois pilotos norte-americanos mataram 154 pessoas em solo brasileiro e voltaram ilesos para casa. Os pilotos, se ainda tiverem suas mães vivas, o que não sei, poderão abraçá-las e comemorar em família. E os filhos que eles tiraram de suas mães, porque sim, naquele voo havia filhos que mães tiveram que enterrar. Havia histórias, sonhos, que brutalmente foram interrompidos por imperícia, imprudência e negligência. Talvez para essas mães que tiveram a vida de seus filhos interrompida fosse mais prudente comemorar o dia da justiça, quando cada malfeitor tiver cumprindo e pagado pelos atos cometidos. Talvez aí sim, essas mães possam ter paz e descanso; porque nesse Dia das Mães para todas essas que foram citadas acima, será apenas mais uma data de sofrimento e luta por justiça.

Nota da Associação: Vale lembrar que está comprovado pelo Cenipa através da caixa de voo que: a- os pilotos americanos (Lepore e Paladino) do Legacy levantaram voo com o TCAS (aparelho anticolisão) desligado; b- que os mesmos pilotos americanos do Legacy desligaram o Transponder; c- assim como voaram em espaço aéreo RVSM sem autorização (LOA); d- e também voaram na contramão da via.

Além disso, está também comprovado pelo Cenipa através da Caixa de Voz que: a- os pilotos americanos do Legacy não tinham treinamento completo para este tipo de aeronave; b- o piloto Lepore não tinha habilitação para este tipo de aeronave | c- os pilotos americanos não respeitaram o PLANO DE VOO;

Por tudo isto a ANAC/DECEA autuaram, administrativamente, os pilotos americanos Lepore e Paladino junto à FAA/EUA; que ainda não cumpriram tal determinação uma vez que os dois pilotos continuam voando; um pela American Airlines e outro pela Excel Aire. Na área criminal a justiça brasileira já condenou os pilotos americanos pela tragédia em segunda instância. Outro ponto muito importante é o precedente de cassação do FAA de outubro de 2009 que temos; em que um caso bem menos grave ocorreu em solo americano e mesmo assim a entidade cassou os breves dos pilotos sumariamente apenas por colocar em risco a vida de americanos.

Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907 -A Associação foi fundada em 18 de novembro de 2006, pouco depois da tragédia, na cidade de Brasília, no Distrito Federal, com o objetivo de reunir e organizar os familiares e amigos das vítimas do acidente aéreo voo 1907, da empresa Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A, para lutar pela defesa de todos os direitos e interesses dos que sofreram e sofrem com a morte de entes queridos. A Associação busca a justiça em todas as esferas administrativas e judiciais (cível e criminal), para que os culpados pelo acidente sejam responsabilizados. É possível manifestar apoio seguindo o microblog Twitter no endereço @rosanegutjhar e também no Facebook em www.facebook.com/rosane.prgkeb?ref=ts. [www.associacaovoo1907.com/?l=que, onde também é possível aderir ao abaixo-assinado].

.Por: Rosane Gutjahr, familiar do Voo 1907.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira