Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2013 - 08:49

Guabi realiza palestra sobre mercado e nutrição de bovinos no período da seca em Nova Monte Verde (MT)

A cidade de Nova Monte Verde (Mato Grosso) receberá, no dia 14 de maio (terça-feira), o palestrante José Leonardo Ribeiro, gerente de produtos Ruminantes da Guabi, que abordará sobre mercado e nutrição de bovinos no período da seca. A finalidade é orientar os produtores a importância da suplementação no período seco. O animal só desempenhará satisfatoriamente suas funções produtivas e reprodutivas se tiver uma alimentação com qualidade e quantidade de nutrientes adequadas.

A produção pecuária dos países localizados no trópico sul é afetada pela estacionalidade da produção de forragens. Este fato gera a necessidade de suplementação mineral e proteica dos bovinos no período seco do ano, quando o objetivo dos pecuaristas é o incremento do ganho de peso dos animais.

Na tentativa de elevar a produção de forragem, muitos produtores vedam piquetes precocemente, o que resulta em aumento do intervalo entre cortes do capim. Este ato ocasiona alterações significativas na estrutura e composição do capim, que será pastejado pelo animal. A maior altura do dossel forrageiro será representada por incremento de haste, que apresenta valor nutritivo bem inferior às folhas.

Quanto maior a altura do dossel forrageiro, no momento do pastejo, maior o tempo para realização de um bocado, o que poderá acarretar em menor consumo de forragem ao longo de um dia de pastejo. A forragem consumida apresentará menores teores de minerais e proteína bruta, porém maior teor de fibra.

A deficiência de fontes nitrogenadas no rúmen, principalmente oriundas de fontes de proteína verdadeira (ex: farelos proteicos), resulta em menor síntese de proteína microbiana e, consequentemente, redução no aporte de aminoácidos no duodeno, fato que também explica redução de consumo. Por isto, não é incomum resultado de desempenho insatisfatório no período seco do ano, quando bovinos não são suplementados com fontes proteicas adequadas.

Em última análise, ao suplementar os animais com nutrientes limitantes na forragem (proteína, energia e minerais), no período seco do ano, haverá incremento no consumo de forragem, bem como maior digestibilidade do alimento consumido. A adoção desta prática elimina o chamado “boi sanfona”, animal que perde peso no período seco do ano, fato que compromete a eficiência econômica e produtiva de qualquer propriedade.

Animais mantidos em regime de pasto - não suplementado no período seco -conviverão com deficiência nutricional (proteica, energética e mineral), o que resultará em perda de peso. Ao consumir o suplemento adequado à deficiência nutricional será corrigida, proporcionando ganho de peso animal. Em média, um animal que perderia aproximadamente 0,2 kg de peso vivo por dia, quando não suplementado, apresentará ganhos de peso que vão variar de 0,2 kg (proteinado), 0,4 kg (protéico/energético) até 1,0 kg/dia (ração de semiconfinamento), desde que haja boa oferta de forragem.

A Guabi recomenda aos pecuaristas as linhas de ureados (Guabiphos 40 Uréia e Guabiphos 55 Uréia), proteinados (Guabiphos 30 RM Secas e Guabiphos 50 Secas DS), proteico/energético (Guabiphos Supripasto 30 RM) e o Supripasto 28, produto indicado para bovinos em regime de semiconfinamento, dentre outros produtos.

As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever, até o dia 10 de maio, através do telefone (66) 3597 - 1140.

Com 38 anos no mercado, o Grupo Guabi é hoje um dos maiores produtores de rações e suplementos do país e conta com oito unidades fabris localizadas em Campinas (SP), Bastos (SP), Sales Oliveira (SP), Pará de Minas (MG), Anápolis (GO), Além Paraíba (MG), Goiana (PE) e Pecém (CE).

.[Palestra: Mercado e nutrição do período da seca| Ministrante: José Leonardo – gerente de produtos ruminantes do Grupo Guabi , dia 14 de maio de 2013 (terça-feira), às 19h,no Nortão Leilões – Nova Monte Verde (MT)].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira