Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2007 - 09:03

Aço se destaca em projetos de retrofit

Leveza e agilidade garantidas pelo material em reformas podem ser conferidas em várias obras na revista Arquitetura & Aço, do CBCA.

Remodelação, reciclagem, reforma, restauro, recuperação, reconversão, retrofit. Estes e outros “re” são o tema da 11ª edição da revista Arquitetura & Aço, editada pelo CBCA – Centro Brasileiro da Construção em Aço. A proposta é mostrar como o material aço pode ser explorado nas intervenções em edifícios já existentes, das mais variadas naturezas.

A edição reúne obras de diversas escalas e tipologias, mesclando interferências em edifícios emblemáticos – projetados por grandes nomes da arquitetura brasileira, como Ramos de Azevedo, Rino Levi e Jorge Machado Moreira – a outras construções “anônimas”, como o sobradinho que deu origem à Associação Cachuera!, em São Paulo. Todos mostram a versatilidade do aço, que tem capacidade de se adaptar com precisão às necessidades de cada projeto.

A leveza é uma das principais qualidades do material para os projetos “re”. O baixo peso do aço representa menos sobrecarga para as fundações do edifício original, reduzindo – e algumas vezes até eliminando – a necessidade de colocação de estruturas adicionais. É o caso da Pinacoteca do Estado e do Centro Universitário Senac, em São Paulo, e do Santander Cultural, em Curitiba (PR).

A agilidade de execução permitida pela estrutura metálica pode ser determinante em obras como a do Espaço Estação, em Curitiba (PR), executada sem o fechamento do shopping center existente no local, ou na do Santander Cultural, que durou apenas quatro meses, apesar do seu porte.

A facilidade dos acréscimos em aço em se destacar da construção original, ainda que dialoguem harmonicamente com ela, é outro diferencial. Distinguir claramente o novo do antigo, afinal, é praticamente consenso entre os arquitetos quando se trata de interferências em edifícios históricos. Esta foi a regra seguida nos projetos para o Santander Cultural, Pinacoteca do Estado e Edifício Prudência (SP).

Mesmo quando o destaque não é acentuado e o aço integra-se ao edifício preexistente os arquitetos tiram partido da plasticidade que o material oferece, como nos projetos da Associação Cachuera! e da Estação das Docas.

Novo manual - O CBCA também acaba de lançar mais um manual com o objetivo de oferecer informações que incentivem o uso do material em projetos arquitetônicos. A nova publicação tem como foco as treliças planas do tipo steel joist de banzos paralelos, destacando sua utilização, as diferentes especificações, padronização de vãos, alturas e modulações dos joists, sempre visando os melhores resultados na relação entre peso e requisitos do projeto.

O Manual Treliças Tipo Steel Joist inclui um CD-ROM contendo tabelas para o dimensionamento utilizando os diferentes tipos de perfis existentes no mercado, sejam eles laminados, soldados, eletro-soldados, formados a frio ou tubulares de seção circular ou quadrada. “Por ser um manual prático, torna-se uma ferramenta importante para aqueles que pretendem utilizar o sistema de treliças tipo steel joist em seus projetos”, afirma a gerente executiva do CBCA, Catia Mac Cord.||www.cbca-ibs.org.br.

Perfil da CBCA - O CBCA - Centro Brasileiro da Construção em Aço surgiu do interesse da siderurgia brasileira em apoiar o desenvolvimento do consumo do aço na construção civil. Criada em 2002 sob a forma de consórcio, tendo o Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS) como gestor, congrega representantes da indústria local, entidades e profissionais, objetivando buscar sinergia e a percepção de todos para o mesmo objetivo de fomentar a construção em aço no País.

A entidade tem como objetivo de difundir conhecimentos técnicos, identificar as necessidades da cadeia produtiva da construção industrializada e ampliar a participação da construção em aço no mercado nacional. Como centro de estudos e tecnologia, o CBCA promove a difusão das competências técnica e empresarial para a construção em aço, colabora com os trabalhos das entidades existentes e fornece informações sobre as vantagens da utilização do aço.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira