Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2007 - 09:06

A International Hospital Federation 2009 a 2011 terá José Carlos Abrahão como presidente


Brasileiro vai tomar posse em novembro de 2009, durante o 36º Congresso Mundial da IHF, no Rio de Janeiro.

O médico, empresário e dirigente brasileiro, José Carlos de Souza Abrahão, atual presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS) e da Federação de Hospitais do Rio de Janeiro (FEHERJ), foi eleito hoje (terça, dia 6/11) pelo Conselho de Diretores da International Hospital Federation (IHF) aquele que comandará esta entidade no biênio 2009 / 2011. O resultado da vitória foi oficialmente anunciado durante o 35º Congresso Mundial de Hospitais, que está sendo realizado em Seul, na Coréia do Sul.

José Carlos Abrahão, 55 anos, é médico-pediatra, com curso de especialização em Administração Hospitalar e MBA Executivo em Administração pela Coppead/UFRJ. Preside a CNS desde 2003 e a FEHERJ desde 2000, já tendo estado à frente também da Associação de Hospitais e Clínicas do Rio de Janeiro (AHCRJ) por seis anos, de 1997 a 2002. Desde 2005, integra o board da International Hospital Federation. Ele disputava o cargo para futuro presidente da IHF com outros dois candidatos: o argentino Norberto Larroca e o mexicano Carlos Duenas. Os três foram indicados pelo próprio Comitê Executivo da IHF, que queria um representante da América Latina para esse próximo mandato.

O brasileiro tomará posse à frente da federação internacional em novembro de 2009, durante o 36º Congresso Mundial de Hospitais, que será realizado de 10 a 12/11 no Rio de Janeiro, após a cidade vencer concorrência com Dubai e Lisboa. Será a primeira que um país latino-americano irá sediar um evento da IHF e segundo Abrahão, a expectativa é reunir cerca de dois mil congressistas de mais de 100 países.

Para tanto, a campanha de divulgação do congresso de 2009 já começa agora na Coréia, onde o presidente da CNS apresentará um filme oficial sobre o Mundial de 2009 e também fará, a convite da International Hospital Federation, uma exposição sobre o sistema de saúde brasileiro, onde irá mostrar os números do país no setor e focar os principais problemas e demandas da área da saúde, os avanços obtidos nos últimos anos, aspectos financeiros e de gestão dos estabelecimentos brasileiros, programas de acreditação e certificação e também relacionados à segurança dos pacientes, relações de trabalho na área, políticas de saúde e investimentos.

Para José Carlos Abrahão, vencer a disputa para sediar o Congresso de 2009 e agora, a eleição para presidir a IHF de 2009 a 2011 são vitórias do Brasil. “São duas grandes oportunidades para o país poder definitivamente se inserir no cenário mundial de saúde, não só mostrando a sua capacidade e divulgando trabalhos e pesquisas de sucesso na área científica, mas também realizando um intenso e produtivo network com os demais países filiados à IHF”, explicou.

Retrospectiva - Desde que assumiu a CNS em agosto de 2003, José Carlos Abrahão tem procurado integrar a entidade com todo o setor de saúde, não só do Brasil, mas também com organismos de outros países. Em âmbito internacional, a primeira conquista foi a reinserção da CNS na IHF em 2005 e a posterior indicação de seu nome para integrar também o board da entidade. Depois veio a vitória do Brasil para ser país-sede do Congresso Mundial de 2009.

“Essa maior participação da CNS no cenário mundial de saúde foi coroada com a nossa indicação e, agora, vitória para presidir a IHF entre 2009 e 2011. Portanto, creditamos a todo esse trabalho de aproximação do Brasil, realizado nos últimos anos, mais essa conquista, o que para nós é motivo de grande satisfação e orgulho”, declarou Abrahão.

Ele disse estar ciente da responsabilidade que tem pela frente, que é representar bem o Brasil nessa nova e importante missão. “Quero integrar nesse desafio todos os demais países latino-americanos, objetivando assim uma maior visibilidade dessas nações perante o mundo”, explica.

Fundada em 1929 nos Estados Unidos, a International Hospital Federation congrega atualmente hospitais e serviços de saúde de mais de 100 países e tem como missão promover uma maior cooperação internacional na área de saúde e melhorar o atendimento aos pacientes em todo o mundo. A sede da entidade fica na pequena cidade francesa de Ferney-Voltaire, localizada na divisa com Genebra, na Suíça. Entre os planos do dirigente brasileiro para a sua gestão como presidente da IHF, destacam-se:

Consolidar o relacionamento e a articulação institucional da IHF com entidades, órgãos governamentais, políticos e privados do setor saúde no âmbito internacional, promovendo uma maior integração entre os hospitais e demais serviços de saúde de todos os continentes;

Pesquisar dados e números da saúde no mundo, elaborar análises permanentes e divulgar essas informações de forma estruturada e qualificada, tornando-se um Centro de Referência em Informação do Setor Saúde em nível mundial;

Estimular a promoção de congressos internacionais, jornadas, conferências e seminários ligados ao setor, principalmente nos países em desenvolvimento, e formar parcerias com empresas e indústrias que possam viabilizar esses eventos;

Incentivar a captação de novos associados para a IHF, agregando os países em desenvolvimento, principalmente aqueles da América Latina e África, bem como todos os representantes da cadeia produtiva da saúde;

Captar recursos através de instituições como o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Banco Mundial para o desenvolvimento de projetos de capacitação dos profissionais de saúde nas áreas de gestão e consultoria técnica para o desenvolvimento de hospitais e outros estabelecimentos de serviços de saúde, principalmente nos países da América Latina, África e Oriente;

Estimular o desenvolvimento de projetos de acreditação e qualidade para os hospitais e serviços de saúde visando a um atendimento mais qualificado e seguro para o paciente;

Propor a estruturação da oferta de educação continuada na área de gestão em saúde com conteúdo programático baseado em evidências e via ensino à distância, principalmente para as áreas mais carentes e longínquas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira