Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/05/2013 - 08:25

Ministro Joaquim Barbosa confirma presença em evento sobre jornalismo investigativo, no Rio de Janeiro

8º Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji acontece de 12 a 15 de outubro, na PUC-Rio. Inscrições podem ser feitas no site da entidade: www.abraji.org.br.

O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), será um dos palestrantes do 8º Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), que acontece de 12 a 15 de outubro, na PUC-Rio (Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da entidade www.abraji.org.br.

Em sua apresentação, Barbosa irá abordar a relação do judiciário com a imprensa e o desafio da cobertura jornalística sobre o assunto. Além de trazer o relator do julgamento do mensalão, o evento reunirá prestigiados jornalistas, como Juan Arias (correspondente no Brasil do jornal espanhol El País), Audálio Dantas (autor de As Duas Guerras de Vlado Herzog), Miriam Leitão (O Globo), Rubens Valente (Folha de S.Paulo), Mário Magalhães (autor de Marighella), Juca Kfouri (UOL/ESPN/Folha de S.Paulo), José Paulo Kupfer (O Estado de S.Paulo) e Thomas Blanton (National Security Archives - EUA), entre outros.

Serão mais de 100 painéis, seminários e workshops, incluindo quatro blocos temáticos sobre corrupção e crime organizado, meio-ambiente, esporte e jornalismo de dados. Também serão entregues os prêmios internacionais de jornalismo Global Shining Light, Daniel Pearl e Latinoamericano de Periodismo de Investigación e será realizada a homenagem da associação ao jornalista Marcos Sá Corrêa, pelo conjunto de seu trabalho.

Outra inovação é o fato de congresso da Abraji deste ano ser realizado junto com outros dois eventos internacionais: a 5ª Conferencia Latinoamericana de Periodismo de Investigación (COLPIN), do Instituto Prensa y Sociedad (IPYS) e a 8ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo, da Global Investigative Journalism Network (GIJN), que pela primeira vez ocorre no hemisfério sul

8ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo da Abraji, de 12 a 15 de outubro de 2013, na PUC-Rio (Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea).Informações e inscrições: http://www.abraji.org.br/?id=90&id_noticia=2460.Investimento: de R$ 215 a R$ 490.

Abraji (www.abraji.org.br) -A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) foi criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas.

A Abraji é mantida pelos próprios jornalistas, não tem fins lucrativos nem preferências políticas ou partidárias.

A missão da Abraji inclui organizar congressos, seminários e oficinas com o objetivo de promover o aperfeiçoamento profissional dos jornalistas interessados no tema “investigação”.

A Abraji também edita livros sobre o assunto, estimula a trocas de experiências entre profissionais do jornalismo e atua a favor do direito de acesso a informações públicas, coordenando uma coalizão de entidades.

A expressão “jornalismo investigativo” é usada pela Abraji como sinônimo de jornalismo responsável, informações bem apuradas, com todos os lados ouvidos. Em resumo, reportagens que abordem de maneira extensiva um determinado assunto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira