Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/05/2013 - 08:33

740 Anastácio, a grife arquitetônica da Hines


Reforma preserva a identidade modernista do projeto de Kogan Villar, de 1980, e faz uma releitura contemporânea e sustentável, tornando o edifício um triple A.

O edifício corporativo 740 Anastácio, construído no bairro paulistano City América, para sediar o escritório da indústria Manah, depois de um longo período desocupado foi adquirido em julho de 2012 pela Hines do Brasil. Neste momento, a empresa investe mais de R$ 20 milhões na reforma de seus 6,8 mil m² de área locável, em terreno de 55,6 mil m², que fará do empreendimento um triple A.

O prédio está cercado por exuberante paisagismo, projetado originalmente por Rosa Grena Kliass. A arquitetura de linhas modernistas, assinada pelo escritório Kogan Villar, foi integralmente preservada pelo projeto de reforma do arquiteto Ricardo Julião, numa releitura contemporânea, eficiente e sustentável, candidato à certificação LEED.

O edifício de três pavimentos conta com lajes eficientes, obtidas pela planta quadrada de aproximadamente 50m x 50m e pilares perimetrais. Os beirais portentosos, constituídos por jardineiras, foram concebidos para garantir conforto térmico aos ambientes. O ar encontra perfeita circulação ao entrar pelas janelas contínuas e abandonar o atrium central pela cobertura retrátil.

O 740 Anastácio responde a todas as especificações de um empreendimento corporativo classe A, desde o pé direito de 2,80m e piso elevado, até luminárias de alta eficiência (T5) e sistema instalado de ar condicionado de última geração (VRF), que permite o controle por zonas de uso. A luz natural abundante e a integração dos espaços internos com a área verde no entorno se somam ao benefício das vagas de estacionamento, que mantém relação de cerca de uma vaga para cada 20m² de área locável.

“Estamos devolvendo um imóvel especial à cidade, reutilizando toda a estrutura, recuperando seu paisagismo e arquitetura, e instalando equipamentos de última geração. Um bairro deste padrão não podia permanecer com um imóvel sem manutenção e sem vida”, diz Benny Finzi, diretor da Hines.

Apesar da boa oferta de vagas, o empreendimento conta com bicicletário e paradas de linhas de ônibus em frente, que levam a estações de trem e metrô, e à avenida Faria Lima. A localização é privilegiada pela proximidade com as rodovias Anhanguera e Bandeirantes, que levam ao interior do estado.

Atualização -O projeto de reforma contempla novo sistema elétrico, com rede de distribuição e potência instalada de 780 kVA, além de gerador de emergência de 100 kVA e preparação para atendimento de 100% da demanda. O novo sistema hidráulico substituiu toda a rede de distribuição e instalou modernos metais com arejadores e válvulas de duplo acionamento nos sanitários, a fim de contribuir para a economia no consumo de água. Os banheiros foram repaginados com revestimentos atuais e de alta qualidade, assim como as copas e vestiários.

A atualização do edifício prevê, ainda, moderno elevador panorâmico que atende as normas de acessibilidade e a substituição da antiga cobertura retrátil do atrium. A malha original de ferro que estruturava módulos em fibra de vidro dá espaço a uma moderna e esbelta estrutura metálica (aço + alumínio com pintura eletrostática a pó, branca), desenhada para sustentar o policarbonato translúcido e deslizar sobre os trilhos, quando acionada remotamente.

O sistema de combate a incêndio, ineficiente do ponto de vista das instruções técnicas vigentes do Corpo de Bombeiros, será completamente reavaliado e vai incorporar a instalação de sprinklers, hidrantes e extintores. O prédio contará com detectores de fumaça nas áreas não cobertas por sprinklers, duas escadas para rota de fuga e brigada de incêndio.

O 740 Anastácio possui grande parte do terreno ocupada por vegetação totalmente preservada, integrando-se aos parques municipais vizinhos: Parque Cidade Toronto e Parque São Domingos. Para aprimorar a segurança, será executado num perímetro mais próximo ao edifício um alambrado e toda a infraestrutura para que o inquilino possa instalar sistema de monitoramento eletrônico.

Na área externa, com paisagismo original recuperado, será possível usufruir de um ambiente de convivência, reuniões informais e eventos.

Todas as alterações e adequações somadas à preservação da concepção original do projeto propiciam ao empreendimento diversos créditos sustentáveis. A otimização do uso do ar condicionado em função da possibilidade de abertura do teto retrátil, a pintura de parte da cobertura com tinta de alto índice de refletância, o emprego de madeira certificada, a instalação de bicicletário, além das ações durante o período de reforma, fazem do empreendimento um verdadeiro greenbuilding.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira