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14/05/2013 - 08:44

Marcas asiáticas entram na disputa do mercado de máquinas de lavar roupas e geladeiras frostfree

Elas já predominam nos lares brasileiros, revela novo estudo da CVA Solutions.

A Brastemp domina o setor de Geladeiras em Força da Marca e em Valor Percebido, e em Máquinas de Lavar Roupas só perde em Valor Percebido para a LG no segmento front load.

Um novo estudo da CVA Solutions, finalizado em abril, revela que as marcas asiáticas começam a impulsionar o segmento de máquinas de lavar roupas front load (acesso frontal), com a LG já abocanhando 28,5% desse mercado. Ainda de acordo com o estudo, que entrevistou 6.882 usuários de Máquinas de Lavar Roupas de todo o País, as máquinas top load (acesso superior) estão em uso em 92,5% dos lares brasileiros pesquisados e 72% dos homens já operam pessoalmente, mesmo que eventualmente, a máquina de lavar roupas de casa.

Em Geladeiras, o modelo frostfree já supera os modelos mais tradicionais (degelo) alcançando o índice de 60% de presença nos lares pesquisados. A mudança ocorreu nos últimos dois anos, quando os modelos degelo representavam 57% das Geladeiras em uso no Brasil. O estudo sobre Geladeiras entrevistou 6.693 usuários de todo Brasil e apontou o domínio nesse setor do grupo Whirlpool, proprietário das marcas Brastemp e Consul.

“Quando se fala em Máquina de Lavar Roupas, o que predomina é a marca Brastemp e o modelo top load. Mas já podemos perceber uma movimentação importante das marcas LG e Samsung, no segmento front load, que chega ao mercado com a dupla função de lavar e secar. Esse segmento torna-se assim a porta de entrada das asiáticas também no mercado de lavadoras de roupas”, destaca Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, subsidiária da CVM Inc., dos Estados Unidos.

O estudo revela ainda mudanças de comportamento na hora de lavar roupas: 72% dos homens já operam, mesmo que eventualmente, as lavadoras. “Principalmente os casados mais jovens estão colaborando nas tarefas domésticas. Isso porque as famílias brasileiras têm cada vez menos empregados domésticos a exemplo do que já ocorre em países da Europa e da América do Norte”, avalia o sócio-diretor da CVA Solutions.

Já no setor de Geladeiras, o estudo mostra que os novos concorrentes tem pouca expressão. “É um mercado dominado pelo Grupo Whirlpool, com suas marcas de diferentes perfis, e não se vislumbra nenhuma ameaça a médio prazo, diferente do caso das máquinas de lavar roupas. A única possibilidade de ameaça seria agregar às Geladeiras chips e conexões de internet para funções como lista de supermercado e contato com o varejista online, e nesse tipo de tecnologia os asiáticos sabem competir como ninguém”, analisa Sandro Cimatti.

Objetivo dos Estudos -Os estudos da CVA Solutions têm por objetivo entender a estrutura de Valor Percebido (custo-benefício percebido) no mercado, a partir do ponto de vista do consumidor. Além de medir a posição competitiva dos principais setores e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável. Os estudos avaliam ainda a Força da Marca, que é a atração menos rejeição perante clientes e não clientes.

Foram citadas pelos usuários de Lavadoras de Roupas e Geladeiras as marcas Arno, Bosch, Brastemp, Colormaq, Consul, Continental, Dako, Electrolux, Esmaltec, GE, LG, Mabe, Mueller e Samsung.

Nota muito boa entre 37 setores da economia -O setor de Lavadora de Roupas aparece com uma nota 8,62(em uma escala de 1 a 10), na 4ª posição e o setor de Geladeiras com nota 8,67 na 3ª posição entre 37 setores da economia pesquisados pela CVA. Os dois setores estão abaixo apenas de Microondas e Varejo Online.

O Valor Percebido para os setores pesquisados pela CVA se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de Microondas (8,87) e o mais mal avaliado, o setor de Internet Banda Larga (6,32).

Valor Percebido– Máquina de Lavar Roupas: o melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) em Máquinas de Lavar Roupas modelo top load (acesso superior) foi atribuído à Brastemp(1,02),seguida da Arno (também com 1,02), que apresentou bons custos, de acordo com os entrevistados. Em terceiro lugar está a Consul (1,01) e em quarto a Muller (0,98).

Já no modelo front load (acesso frontal) a LG tem o melhor Valor Percebido (1,02), com a Samsung na segunda colocação (1,01), seguida da Brastemp (1,00) e da Electrolux (0,97).

“No segmento top load a Brastemp se destaca em benefícios e a Arno em custos. Já a Electrolux, aparece em quarto lugar apesar de ser a segunda marca de maior marketshare do mercado. A Electrolux teve avaliação menos favorável pelos entrevistados em custo de reparo e manutenção, durabilidade e assistência técnica. No segmento front load, LG e Samsung têm melhor avaliação em estética e design da máquina, segundo o consumidor”, informa Sandro Cimatti.

O estudo mostra também que 60,6% dos consumidores querem manter a mesma marca de lavadora topload e 39,4% gostariam de trocar de marca. No modelo front load, 56,4% comprariam a mesma marca e 43,6% querem mudar. O maior índice de recompra é da Brastemp tanto em top load (80,0%) quanto em front load (71,4).

Valor Percebido – Geladeiras: oMelhor Valor Percebido em Geladeiras modelo degelo é da Brastemp (1,03), seguida da Consul (1,01), Electrolux (1,00) e da Continental (0,99). No modelo frostfree a Brastemp também tem o melhor Valor Percebido (1,01), seguida de perto pela Consul (1,01), Electrolux (1,00) e GE (0,98).

No modelo degelo, 56,4% dos entrevistados querem mudar de marca e 43,6% preferem manter a mesma marca. Já no modelo frostfree, 62,1% não mudariam de marca e 37,9% trocariam. O maior índice de recompra mais uma vez é da Brastemp no modelo degelo (73,4%) e frostfree (79,0%).

“É interessante notar que a marca Brastemp se destaca positivamente no atendimento ao consumidor o que ajuda a agregar valor à marca”, observa o sócio-diretor da CVA Solutions.

Força da Marca – Máquina de Lavar Roupas: a maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) é da Brastemp em topload com 57,3%. Em segundo lugar aparece a Eletroclux com 12,3%, seguida da Consul com 7,3% e da LG com 1,4%.

No modelo front load a Brastemp também tem a maior Força da Marca com 27,8%, seguida da LG com 19,5%, Electrolux 11,9% e Samsung com 4,1%.

”É surpreendente que a LG, que tem pouca tradição neste mercado, apareça em segundo lugar. Em pouco tempo, já desenvolveu uma significativa Força de Marca”, destaca Sandro Cimatti.

Força da Marca – Geladeiras: a maior Força da Marca em Geladeiras de modelo degelo é da Brastemp com 46,8%, ficando em segundo lugar a Consul com 14,1%, em terceiro a Electrolux com 12,6% e em quarto lugar a Bosch com 5,1%.

No modelo frostfree a maior Força da Marca é também da Brastemp com 54,7%, seguida da Electrolux com 12,4%, Consul com 6,5% e Bosch com 4,0%.

Local da Compra -A Casas Bahia é o principal varejista na hora da compra da lavadora de roupas top load. Em segundo lugar aparece o Ponto Frio e, em terceiro, Magazine Luiza.Fast Shop é o principal varejista em front load.

O estudo da CVA Solutions mostra ainda que apenas 20% dos consumidores compram Máquina de Lavar Roupas top load pela internet e 26% o modelo front load pela internet.

A Casas Bahia é também o principal varejista das compras de Geladeiras seja frost free ou degelo. Somente 11% dos consumidores fizeram suas compras pela internet no modelo degelo e 22% no frost free.

CVA Solutions e Metodologia-A CVA Solutions (CustomerValueAdded) está há 12 anos no mercado brasileiro e 17 anos nos Estados Unidos.A empresa é uma subsidiária da CVM Inc., empresa criada nos Estados Unidos, em 1996, pelo engenheiro Ray Kordupleski. A CVM Inc. conta com seis escritórios associados em todo o mundo e atende a mais de 30 corporações internacionais. No Brasil, a CVA Solutions atende a empresas como Heineken, Whirlpool, Comgás, Porto Seguro, Amil, SulAmérica, Fleury Medicina Diagnóstica, Dasa, Claro, Oi, International Paper, Daimler Chrysler, Philips, Colgate, Hotéis Atlântica, Banco Santander, Bradesco, HSBC e Itaú.

A CVA Solutions é uma empresa especializada em ajudar seus clientes a criar vantagem competitiva sustentável, através da melhora do Valor Percebido em toda a cadeia de valor. A empresa pesquisa,analisa e indica os caminhos que levarão ao aumento do marketshare e da rentabilidade do cliente.

O trabalho baseia-se na metodologia criada por Ray Kordupleski, capaz de medir e gerenciar diversos atributos de valor presentes no processo de decisão de compra e experiência de consumo de qualquer tipo de produto ou serviço.

Desta forma, além de medir os atributos de valor e identificar aqueles que têm o maior impacto, do ponto de vista do cliente, também se promove uma integração entre as medidas de valor percebido pelo cliente e os processos internos da empresa, possibilitando um gerenciamento mais eficaz. [www.cvasolutions.com].

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