Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2013 - 09:21

Aprenda a se livrar das doenças de outono e inverno

Queda na temperatura e mudança climática são sinais de que as estações de outono e inverno estão chegando. Contudo, é importante ficar atento com a baixa temperatura, pois ela contribui para que simples ações disseminem perigo a saúde da população. Segundo a clínica geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ligia Raquel Brito, com a chegada do frio, atitudes corriqueiras podem acarretar grandes problemas para a saúde, como por exemplo, permanecer em espaços fechados com pouca circulação de ar, ou até mesmo usar roupas que estavam guardadas por muito tempo.

Outro fator agravante é a baixa umidade do ar e o alto nível de poluição na atmosfera, que aumenta os casos das doenças respiratórias, inflamatórias e alérgicas, como a bronquite, asma, gripe, rinite e pneumonia. Essas são algumas das doenças mais frequentes durante o outono e o inverno. Segundo especialista, nem todas as patologias podem ser prevenidas, mas em alguns casos é possível evitar as crises. Confira algumas dicas de prevenção.

Principais cuidados: .Vacine-se contra gripe (vacina contra influenza).

Nesta época do ano, o ministério da saúde realiza campanha de vacinação em todo território nacional. Apesar de o foco principal ser crianças, gestantes, idosos e pacientes com doenças crônicas é muito importante que os adultos e crianças maiores de dois anos também se vacinem.

.Higienize cobertores e roupas: após ficarem meses guardados, é recomendado lavar os edredons, cobertores e as roupas de frio; a higienização evita problemas de alergias e irritações, causadas pelos ácaros e pó.

. Lave as mãos com frequência: pode parecer um gesto simples, mas essa atitude evita a transmissão dos vírus da gripe e resfriado. Use álcool em gel para ajudar na higienização.

. Evite locais fechados: . sempre que possível, fuja de ambientes fechados, eles são grandes armadilhas para a transmissão de doenças respiratórias, já que o ar não circula livremente.

.Aquecedor de ambiente: antes de começar usar o aquecedor de ar, lembre-se de limpar bem o aparelho, ele pode conter fungos e bactérias que causam danos à saúde. Alguns aparelhos podem ressecar o ar, certifique-se que o ambiente permaneça úmido.

.Gripe, resfriado e pneumonia: conhecer os sintomas dessas patologias pode ajudar a evitar problemas. O resfriado é o vírus mais simples, em media acaba em três ou dois dias, normalmente não há uma queda no estado geral do portador do vírus. A gripe tem como característica, resfriado forte com queda na imunidade e maior tempo de duração e presença de febre. Considerada a mais perigosa, um dos sintomas da pneumonia é a mudança na cor da secreção da tosse. Diferente da gripe, que apresenta uma coloração mais clara, a cor amarela, marrom ou esverdeada, conhecida como purulenta indica que está na hora procurar um médico. Outro sinal de alerta são tosses acima de três semanas.

Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos-Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio 100 Melhores Empresas para Trabalhar Brasil, conquistado pelo segundo ano consecutivo.[www.hpev.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira