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14/05/2013 - 09:21

Takeda lança xarope de Hedera helix e amplia portfólio de fitoterápicos

Com o menor preço da categoria[1], expectorante tem sabor diferenciado e a qualidade da Takeda.

O segmento de expectorantes, que no Brasil comercializou 1,2 bilhão de doses e movimentou mais de R$ 600 milhões em 2012, ganha neste mês o primeiro fitoterápico de Hedera helix lançado por uma multinacional farmacêutica, a Takeda, reconhecida por seu consistente investimento em pesquisa e inovação. O produto atende à crescente demanda por medicamentos indicados para aliviar a tosse.

Segundo dados do IMS, o segmento de expectorantes (sintéticos e fitoterápicos) evoluiu 19% entre 2009 e 2011, índice de crescimento superior ao do mercado farmacêutico total, que foi de 18% no mesmo período. Embora os medicamentos sintéticos ainda representem a maior parcela de mercado em unidades e valores, o desenvolvimento da categoria foi claramente liderado pelos fitoterápicos de Hedera helix, que aumentaram 38% em volume de vendas. A projeção é que o crescimento se mantenha em 2013.

Para concorrer em uma categoria tão competitiva - mais de 40 expectorantes, entre sintéticos e fitoterápicos, são comercializados no Brasil -, a Takeda aposta em uma estratégia de preço competitivo. "Hevelair, nome comercial do xarope de Hedera helix comercializado pela Takeda, tem muita sinergia com nosso portfólio e será lançado em um mercado que tem volume e, principalmente, capacidade de expansão", revela Renata Campos, diretora da Unidade de Negócios RX da Takeda. O xarope lançado pela companhia será comercializado nas principais redes de farmácia do País por valores, em média, 30% menores que os praticados pela concorrência. Outra característica do produto é o sabor framboesa, que, devido à boa palatabilidade, deve facilitar a adesão ao tratamento.

A Takeda também investe fortemente na educação médica continuada. Ao longo deste ano, a empresa promoverá diversos encontros científicos para compartilhar com os principais prescritores informações atualizadas sobre o uso do xarope de Hedera helix no tratamento da tosse. Além disso, aproximadamente 14 mil especialistas, entre pediatras, otorrinolaringologistas e alergologistas de todo as regiões do País serão visitados pelos 185 representantes da empresa.

Além de complementar o portfólio da linha respiratória, que oferece tratamentos para problemas como rinite, asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) e infecções das vias aéreas (IVAs), o lançamento aumenta a linha de fitoterápicos da Takeda, que passa a contar com sete produtos. "Há mais de 80 anos, investimos no portfólio de fitoterápicos, comercializando medicamentos que são referência em seus mercados", ressalta Renata Campos.

O xarope de Hedera helix tem ação mucolítica (reduz a viscosidade do muco), expectorante (que juntamente com a ação mucolítica, desobstrui as vias áreas) e broncodilatadora leve (relaxa o músculo), propiciando alívio da tosse e melhorando a capacidade respiratória do paciente[2]. Ao contrário dos medicamentos sintéticos, pode ser prescrito para pacientes de todas as idades, desde bebês (com posologia única para crianças de 0 a 1 ano de vida) até idosos. Disponível no sabor framboesa

A Takeda investe anualmente U$ 3,5 bilhões na pesquisa de novos fármacos e tem mais de 42 drogas em última fase de desenvolvimento. Até 2016, a companhia pretende lançar de 3 a 5 produtos inovadores por ano, incluindo novas áreas terapêuticas como cardiometabolismo e oncologia. Além disso, lançará de 10 a 15 produtos genéricos e similares por ano, por meio da Multilab, buscando atender às diversas necessidades da população com medicamentos de qualidade acessíveis.

Takeda Brasil - Com sede administrativa localizada em São Paulo e fábrica em Jaguariúna, a Takeda Brasil é uma companhia global japonesa orientada para pesquisas, com foco principal em produtos farmacêuticos. Presente em mais de 70 países, ocupa o 12º lugar no ranking das companhias farmacêuticas globais. A Takeda tem presença consolidada no mercado brasileiro, fabricando e comercializando mais de 40 produtos, distribuídos entre as linhas de prescrição médica (Rx), uso hospitalar e medicamentos isentos de prescrição (OTC), como Neosaldina® (analgésico), Eparema® (digestivo) e Nebacetin® (antibactericida), entre outros.

Em julho de 2012, a unidade brasileira anunciou a compra do laboratório Multilab, aumentando o portfólio de produtos e consolidando seu posicionamento no mercado nacional como uma das 10 maiores farmacêuticas do País. As duas marcas (Takeda e Multilab) serão mantidas e o grupo passa a ter no Brasil cerca de 1.800 colaboradores, operando com duas fábricas, em Jaguariúna (SP) e em São Jerônimo (RS). [www.takedabrasil.com.br].

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