Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2007 - 09:29

Congresso SAE BRASIL 2007 mostra tecnologias futuras para o transporte ferroviário


Estudos ainda inéditos serão apresentados no dia 30 de novembro, e fazem parte das sessões técnicas do evento.

São Paulo – O XVI Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que ocorre de 28 a 30 de novembro no Transamérica Expo Center, em São Paulo, terá sessão especial de artigos técnicos específicos sobre o setor ferroviário, em que especialistas mostrarão como as tecnologias futuras poderão ser aplicadas no trem e na ferrovia. São três ‘papers’, com apresentações dia 30, a partir das 10h30.

O primeiro trabalho, intitulado ‘Ensaio de Tenacidade à Fratura em Rodas Ferroviárias’, é assinado por Domingos José Minicucci, diretor de Tecnologia da MWL Brasil, mostra a evolução do processo de fabricação de rodas, que teve de se adaptar para atingir os requisitos dos ensaios de tenacidade. O ‘paper’ traz os resultados obtidos em rodas forjadas fabricadas para New York City Transit, New Jersey Transit, Companhia Vale do Rio Doce e outras.

Já o ‘paper’ Sistemas de tração para veículos ferroviários de passageiros – tecnologia Diesel Hidráulica - uma alternativa para o mercado Brasileiro, de Adelson Portela Martins Junior, engenheiro de Vendas e Aplicação da Voith Turbo, apresenta as vantagens do sistema de tração diesel hidráulico (DH) em comparação com outros sistemas, como o elétrico e o diesel elétrico (DE). Segundo o autor, as vantagens do DH sobre o DE é que o DH dispensa motor de tração, apresenta baixo nível de obsolescência - não há necessidade de sistemas eletrônicos de potência - tem menos componentes e menos peso, o que possibilita carregar mais passageiros.

O terceiro, de Ronaldo de Faria Antunes, engenheiro de Pesquisa e Aplicações da V&M do Brasil, tem como tema Eixo Ferroviário Tubular e se refere ao desenvolvimento do projeto de eixo ferroviário tubular para ser aplicado em vagões de carga como alternativa de baixo peso em relação ao eixo convencional maciço. Segundo o autor, a redução de 5% da tara de um vagão de carga possibilita o aumento da carga útil em cerca de 1%, sem aumento da carga total sobre a via férrea, com redução do consumo de combustível e da emissão de poluentes por tonelada útil transportada.

Além dos artigos técnicos, o Comitê Ferroviário do XVI Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL realizará, no dia 30, às 13h, o fórum Desafios Tecnológicos da Ferrovia no Brasil, com a participação de Rodrigo Villaça, diretor executivo da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários); Luis Ferrari, diretor comercial da Alstom e José Antônio Rodrigues, presidente da Amsted-Maxion, com mediação de Gerson Toller, diretor da Revista Ferroviária.

Com o tema Desafios da Engenharia da Mobilidade no Contexto Mundial, o Congresso SAE BRASIL 2007, será realizado de 28 a 30 de novembro, e contará com 20 fóruns de debates, organizados pelos comitês Aeroespacial, Atividades Acadêmicas, Caminhões e Ônibus, Eventos Especiais, Ferroviário, Internacional, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Tecnologia da Informação e Veículos de Passeio, além apresentação de 190 artigos técnicos e a Mostra de Engenharia. Todos os trabalhos são presididos por José Henrique Senna, gerente executivo de Assuntos Institucionais do Produto da Scania Latin America.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, destaca o Congresso SAE BRASIL como o principal fórum brasileiro de debates sobre novas tecnologias e tendências do setor da mobilidade. “Reunimos neste espaço os responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologias em seu estado da arte, exibidas a um seleto público da mobilidade em primeira mão”, afirma Fistarol.

Evento de 28 a 30 de novembro, no Transamérica Expo Center (rua Dr. Mário Villas B.Rodrigues, 387, Santo Amaro, SP).

A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrirem as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 4 mil associados e 11 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.

A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Thomas Edison e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de cinco mil normas geradas e mais de 85 mil sócios distribuídos por 93 países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira