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07/11/2007 - 09:41

Profarma tem receita bruta de 31,9% no terceiro trimestre


Companhia anuncia aumento de 94,9% no lucro líquido e alcança market share de 12% no mercado nacional.

Rio de Janeiro – A Profarma (Bovespa: PFRM3), uma das principais distribuidoras de produtos farmacêuticos do País, registrou receita bruta de R$ 698,2 milhões no terceiro trimestre do ano, um aumento de 31,9% ante o verificado no mesmo período de 2006. “Os resultados confirmam a curva ascendente de crescimento que a empresa vem apresentando nos últimos trimestres em função de três novas operações que iniciamos neste ano em Pernambuco, no Ceará e no Rio Grande do Sul, e também pela aceleração na consolidação do setor”, ressalta Max Fischer, diretor de Relações com Investidores da Profarma.

Somados, estes fatores foram responsáveis pelo salto na participação da Companhia no mercado. A Profarma conquistou market share de 12%, um crescimento de 1,3 ponto percentual acima do alcançado no segundo trimestre de 2007, quando detinha 10,7% de participação.

O lucro líquido também cresceu significativos 94,9%, pulando de R$ 4,2 milhões no terceiro trimestre de 2006 para R$ 8,2 milhões neste trimestre.

O EBITDA ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 21,6 milhões, representando aumento de 12,9% em relação aos R$ 19,1 milhões do mesmo período de 2006. A margem EBITDA ajustada atingiu 3,6% neste trimestre, que significa queda de 0,5 ponto percentual em comparação ao mesmo período do ano anterior. A redução se deve ao impacto das despesas operacionais das três novas filiais inauguradas em 2007, e aos investimentos realizados para suportar o crescimento nos Centros de Distribuição (CDs) de São Paulo, São Carlos e no Paraná.

Outro ponto positivo no trimestre foi a geração interna de caixa, da ordem de R$ 14,7 milhões, 68,4% maior que a registrada no terceiro trimestre de 2006, reflexo do aumento do lucro líquido.

Paralelamente, os investimentos totalizaram R$ 11,7 milhões, em comparação a R$ 2,1 milhões do mesmo trimestre do ano anterior. O aumento foi principalmente em função da aquisição da Dimper Comercial Ltda, distribuidora no Rio Grande do Sul, que consumiu R$ 8,6 milhões, e da compra de uma nova linha de separação automática no valor de R$ 1,2 milhão.

Genéricos – A categoria de medicamentos genéricos, uma das distribuídas pela Profarma, apresentou crescimento de 65,4% no trimestre, desempenho superior ao crescimento de 24,6% do mercado nacional de genéricos no mesmo período. Já a categoria OTC (over-the-counter, em inglês) – medicamentos vendidos no balcão sem necessidade de apresentação de receita médica - teve performance 39,6% superior à obtida no terceiro trimestre de 2006.

Expansão – O impacto das novas regiões no terceiro trimestre do ano representou R$ 55,7 milhões ou 33% do crescimento da receita bruta da Companhia.

Redução de erros – Graças aos investimentos em logística, tecnologia e rigor na conferência dos produtos, a Profarma reduziu em 29% a quantidade de erros por milhão (E.P.M.) no terceiro trimestre, chegando a 145.0 erros por milhão, ante os 204.3 registrados no segundo trimestre deste ano.

O indicador mede o número de erros cometidos por milhão de unidades expedidas, sendo relevante índice para os clientes da companhia, que através dele acompanham a redução da quantidade de retrabalhos necessários para acertar o pedido, além do risco adicional de perda de venda pelo produto não ter sido entregue corretamente.

Companhia celebra um ano de negociação na Bolsa com bom desempenho das ações - A Profarma comemora um ano de listagem na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) com um balanço positivo do desempenho de seus papéis. Desde a data do IPO (Oferta Pública Inicial de Ações, no original em inglês), em 26 de outubro de 2006, até 30 de setembro deste ano, as ações registraram valorização acumulada de 62,2%, ante os 52,8 % registrados pelo Ibovespa no mesmo período.

Os papéis da companhia mantiveram bom desempenho ao longo do ano e, mesmo com a turbulência que atingiu os mercados em todo o mundo entre julho e agosto deste ano, os papéis tiveram uma rápida recuperação.

A Companhia está listada no Novo Mercado, o nível mais alto de governança do mercado de capitais brasileiro. Além disso, os papéis integram o Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC), o que confere à Companhia níveis de transparência e eqüidade no tratamento a seus acionistas, acima do que estabelecido pela legislação.

Perfil da Profarma – A Profarma atua há 46 anos na distribuição de produtos farmacêuticos, higiene pessoal e cosméticos, nos mais populosos estados brasileiros. Com 11 Centros de Distribuição, a Profarma comercializa aproximadamente 17.000 milhões de unidades por mês e atende a 28.500 pontos de venda, consolidando-se entre as empresas líderes deste setor no Brasil. Atualmente a Profarma cobre uma área geográfica que representa 87,9% do mercado consumidor de produtos farmacêuticos do Brasil em 2007.|| www.profarma.com.br

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