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14/05/2013 - 10:47

Grandes eventos e soluções simples em mobilidade

Sempre que há eventos que envolvam grandes concentrações de pessoas, como shows internacionais e, mais recentemente, o carnaval, os problemas com mobilidade nas cercanias do local podem ser vistos como verdadeiras crônicas de tragédias anunciadas do que poderá ocorrer nos compromissos que estão por vir como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.

Mesmo quando o horário de funcionamento do transporte público é prorrogado até os finais dos eventos (que costumam ser tarde da noite), grande parte das pessoas opta em utilizar o serviço de táxi para retornar aos seus lares e é aí que começam os problemas.

A grande concentração de pessoas saindo ao mesmo tempo gera um pico de demanda que é quase inviável atender. O trânsito fica muito intenso nas proximidades graças aos veículos que normalmente circulam na região, o dos próprios espectadores, dos pais e amigos que vão buscá-los, dos ônibus colocados à disposição... e dos táxis que, assim, como os outros veículos, têm o acesso dificultado para pegar o passageiro.

Além dessas limitações, muitos taxistas não aceitam o desafio de prestar serviços nestas situações por causa do aumento do risco do táxi sofrer algum tipo de vandalismo ou se envolver em um acidente e, principalmente, por causa dos valores. Em São Paulo, o taxímetro adiciona aproximadamente R$ 2,50 por quilômetro rodado e R$ 33 por hora parada. O taxista fica muito tempo com o passageiro e, como muitas vezes o percurso é curto, o valor da corrida não compensa.

Diante desta situação, o impasse está criado, pois os taxistas que aceitam o desafio querem uma remuneração maior do que a normalmente cobrada. Os que não aceitam, o fazem justamente por não se sentirem à vontade em cobrar valores maiores do que os determinados nos taxímetros.

Pensando na Copa do Mundo, a solução seria as administrações públicas e empresas credenciadas por elas, estabelecerem programas específicos para atender a eventos com grande concentração de pessoas. Os taxistas seriam cadastrados antecipadamente para trabalhar nessas ocasiões; as corridas seriam previamente pagas na Internet, com valores fixos para trajetos origem-destino pré-definidos (exemplo: da Avenida Paulista, em São Paulo, até o Itaquerão, o estádio do Corinthians); bolsões exclusivos seriam criados, possibilitando aos taxistas embarcarem e desembarcarem passageiros com segurança.

Ao pagar antecipadamente na Internet, o passageiro receberia uma senha eletrônica através da qual a corrida seria validada pelo taxista. O repasse do valor ao taxista seria feitos posteriormente, em um prazo definido.

Ao final de cada corrida, o passageiro teria a oportunidade de avaliar os serviços prestados, de forma a coibir abusos como cobranças de valores extras por parte do taxista e também fornecer um feedback precioso sobre seus serviços.

Às vésperas das solenidades que colocarão o Brasil no centro da atenção mundial, já não há mais tempo para as necessárias mudanças estruturais. Resta-nos investir em soluções que melhorem os serviços através de sistemas informatizados e logística.

.Por: Nathan de Vasconcelos Ribeiro, Diretor Executivo da e-flows | Taximov -Lançado em julho de 2011, o Taximov é um sistema de solicitação de táxi por telefone ou internet, seja do computador, notebook ou smartphone. O sistema localiza o táxi mais próximo do cliente, com até cinco quilômetros de distância, e que melhor atenda aos requisitos solicitados. É possível também monitorar todas as corridas em tempo real. O serviço está disponível na região metropolitana de São Paulo, em expansão para outros municípios. | www.taximov.com.br

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