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14/05/2013 - 10:53

Ajinomoto do Brasil prevê crescimento de 10% no Agronegócio em 2013

Empresa antecipa na Agrobrasília tendências do mercado e planos para os próximos anos.

O mercado de agronegócios está em alta. A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) estima que, em 2013, o setor terá crescimento de 7% a 10%, como tem ocorrido nos últimos quatro anos, e que o faturamento do setor passará de R$ 1,1 bilhão para R$ 1,3 bilhão. Acompanhando essa boa fase, a divisão Agronegócios da Ajinomoto do Brasil espera crescer 10% em 2013 e manter o crescimento de dois dígitos obtido desde sua estruturação, em 2000.

Um dos motivos para o otimismo é a baixa taxa de adoção de fertilizantes foliares (carro-chefe da divisão) no Brasil e o potencial de crescimento nas culturas que já o utilizam, como é o caso do algodão. A taxa atual de adoção nessa cultura, por exemplo, é de 80%, mas a perspectiva é de que aumente cerca de 5% nos próximos cinco anos.

Os fertilizantes da Ajinomoto do Brasil podem ser aplicados em praticamente todas as culturas, com destaque para a de café, a exemplo da região de Araguari-MG - onde estima deter 25% do mercado, e de frutas como uva e manga - com destaque na região conhecida como Vale do São Francisco (Petrolina-PE e Juazeiro-BA), local onde a empresa detém representativa participação, estimada em 35% do mercado.

Foi principalmente a partir de 2000, quando a empresa estruturou sua área de Agronegócios, que as vendas de fertilizantes (principalmente foliares) ganharam fôlego, impulsionadas pelo crescimento do mercado de nutrição vegetal no Brasil. Hoje, o país é o polo desenvolvedor de fertilizantes do Grupo Ajinomoto, que também produz fertilizantes em sua afiliada no Peru. A produção brasileira é exclusivamente voltada ao mercado interno, mas há perspectivas de expandir o negócio para outras fábricas do Grupo Ajinomoto ao redor do mundo.

"Nossa meta é nos consolidarmos no mercado doméstico antes de exportar para outros países, sendo o Brasil um mercado favorável, com um campo vasto de investimento sustentado pela alta das principais commodities agrícolas, além do enorme território e grande variedade de culturas, bem como adoção de tecnologias inovadoras e investimentos governamentais importantes e essenciais à economia do país", afirma Peter Balluff, gerente da divisão Agronegócios da Ajinomoto do Brasil.

Ajinomoto aposta nos aminoácidos como diferencial -A divisão Agronegócios da empresa existe desde 1980, quando se descobriu que um derivado resultante da fabricação do glutamato monossódico - que, no Brasil, é produzido através da fermentação da cana-de-açúcar - poderia ser usado na produção de fertilizantes. O coproduto gerado se mostrou rico em vários tipos de aminoácidos, diferencial dos fertilizantes da empresa, capaz de reduzir o estresse hídrico das plantas e a perda da floração que prejudica os frutos, além de aumentar sua imunidade contra pragas e doenças, melhorar a qualidade do enraizamento e da floração e o sabor das culturas. O Grupo Ajinomoto é hoje líder na fabricação e comercialização de aminoácidos para as indústrias alimentícia humana e animal, farmacêutica e de cosméticos.

A divisão Agronegócios produz, no Brasil, 16 fertilizantes foliares e dois sólidos em duas das quatro fábricas que possui no interior de São Paulo, em Limeira e Laranjal Paulista - a empresa tem ainda fábricas em Pederneiras e Valparaíso. Atualmente, a Ajinomoto do Brasil está entre as 10 maiores do mercado de fertilizantes foliares, no qual atuam mais de 300 players.

A empresa Ajinomoto do Brasil -Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto do Brasil se empenha em oferecer tanto produtos de qualidade para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. A linha de produtos da empresa Ajinomoto do Brasil, voltada para o consumidor, é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, RECEITA DE CASA, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO®, dos refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, do adoçante MID SUGAR e do purê de batata da marca Ajinomoto Caseirinho. A Ajinomoto do Brasil também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, a Ajinomoto do Brasil emprega cerca de 2.600 funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. A Ajinomoto, uma multinacional japonesa com sede em Tóquio, é considerada a maior produtora de aminoácidos do mundo. O Grupo Ajinomoto obteve um faturamento global de US$ 15.1 bilhões e nacional de R$ 1.8 bilhão no ano fiscal de 2011. Atualmente, opera em 26 países, possui 107 fábricas e aproximadamente 28 mil funcionários. | www.ajinomoto.com.br.

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