Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2007 - 09:50

ANEEL define reajuste tarifário de 2007 da Light S.E.S.A.

Rio de Janeiro - A Light S.A. ("LIGT3"), controladora das empresas do Grupo Light, vem comunicar que a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), em reunião pública ocorrida nesta data, aprovou o relatório que autoriza o reajuste médio das tarifas da Light Energia S.E.S.A. ("Light") de 0,10% para o período a partir de 07 de novembro de 2007, englobando todas as classes de consumo (residencial, industrial, comercial, rural, e outras).

O índice de reajuste, válido para as tarifas compreendidas entre o período de 07 de novembro de 2007 até 06 de novembro de 2008, é constituído de dois componentes: o estrutural, que passam a integrar a tarifa, com reajuste de 0,51%; e o financeiro, que é válido pelo período de vigência desta tarifa, que teve um ajuste negativo de 0,41%.

O processo de reajuste tarifário é resultado basicamente do repasse aos consumidores finais dos custos não-gerenciáveis da concessão, como a energia comprada para distribuição, encargos setoriais e encargos de transmissão. Como parte destes custos sofreu redução ao longo dos últimos 12 meses, principalmente em função da redução da CCC (Conta de Consumo de Combustíveis - subsídio à geração térmica na região norte do país) e do dólar (indexador das compras de energia de Itaipu Binacional), o reajuste das tarifas da Light ficou em nível inferior à inflação do período.

Importante ressaltar que os consumidores finais da Light observarão em média uma redução de suas contas de luz de 4,79%, a partir de 07 de novembro. Isto ocorre devido aos ajustes financeiros incluídos na tarifa relativa ao período compreendido entre 07 de novembro de 2006 até hoje, associados à recuperação de diferenças tarifárias de períodos passados, que tinham um efeito positivo de 5,4% na tarifa daquele período.

Com a aplicação do realinhamento tarifário, onde os consumidores de alta e baixa tensão têm índices de reajuste distintos, o reajuste médio para cada nível de tensão calculado pela ANEEL será conforme se observa na tabela que se encontra na íntegra do documento. Para acessá-lo, clique aqui.

Perfil da Light - A Light S.A., Companhia que registrou faturamento bruto de R$ 8,0 bilhões em 2006, está sediada na cidade do Rio de Janeiro e tem como atividades principais a exploração, direta ou indireta dos serviços de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, bem como outros serviços complementares. || Site: www.light.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira