Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/05/2013 - 07:50

Receita bruta atinge R$ 986,3 milhões no 1T13, destaque para o forte crescimento de 31,3% da categoria de Genéricos

A Profarma divulgou no dia 14 de maio (terça-feira), os resultados referentes ao primeiro trimestre de 2013. O foco da Companhia continuou direcionado para a busca contínua pelo equilíbrio entre crescimento sustentável, margem operacional e ciclo de caixa.

A receita operacional bruta da Companhia somou R$ 986,3 milhões no período, crescimento de 3,3% em relação ao primeiro trimestre de 2012. A margem bruta alcançou patamar de 11,2% no primeiro trimestre de 2013, aumento de 1.0 ponto percentual.

Na análise por região geográfica, as melhores performances foram registradas nas regiões Nordeste e Sudeste, que apresentaram crescimentos de 5,1% e de 4,2%, respectivamente. Por categoria, os destaques foram os segmentos "genéricos" - terceiro trimestre consecutivo de incremento -, e "hospitalar, vacinas e especiais", com crescimentos de 31,3% e 16,7% respectivamente.

O Ebitda alcançou R$ 18,8 milhões, com margem de 2,2% no período, estável em relação ao primeiro trimestre de 2012. A Profarma obteve redução de 3,5 dias no ciclo de caixa, quando comparada com o primeiro trimestre de 2012, atingindo 51,1 dias.

O primeiro trimestre de 2013 marcou uma nova etapa da estratégia de crescimento da Profarma a partir da entrada da Companhia no varejo farmacêutico com as aquisições das redes Drogasmil/Farmalife, operação já aprovada pelo Cade, e Tamoio, ambas no Rio de Janeiro. Tais aquisições colocaram a Profarma como uma das maiores distribuidoras mistas da América Latina e a maior do País.

Com o anúncio do ingresso no varejo farmacêutico, as ações da Profarma (BM&FBovespa:PFRM3) reagiram positivamente, apresentando significativa valorização e aumento da negociação neste trimestre, cotadas a R$ 22,00, alta de 51,7%, mesmo com Índice Ibovespa desvalorizando 7,5% no mesmo período. O volume financeiro médio diário foi de R$ 2,5 milhões, crescimento de 41,6% em relação ao R$ 1,7 milhão no pquarto trimestre de 2012.

Para o restante do ano a expectativa permanece positiva. A entrada no varejo farmacêutico irá agregar valor para a Companhia e aos seus acionistas, com múltiplas oportunidades de crescimento, rentabilidade maior e mais sustentável.

Perfil – A Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos S.A atua há 52 anos na distribuição de produtos farmacêuticos, higiene pessoal e cosméticos, nos mais populosos estados brasileiros. Desde 2013, após a aquisição das redes de varejo Drogasmil/Farmalife e Tamoio, se tornou um dos maiores distribuidores mistos da América Latina e o maior do País. Com 12 Centros de Distribuição, a Profarma comercializa aproximadamente 18,0 milhões de unidades por mês e atende cerca de 31 mil pontos de venda. No varejo farmacêutico, se tornou a 10ª maior rede do Brasil com 140 lojas no Rio de Janeiro. Cobrindo uma área geográfica que representou 93,5% do mercado consumidor de produtos farmacêuticos do Brasil no 1T13, a Profarma, com sua equipe especializada e comprometida, busca tornar-se o maior e mais rentável distribuidor misto de produtos farmacêuticos no Brasil po r meio de resultados consistentes e sustentáveis, mantendo baixos custos operacionais, fortalecendo suas vantagens competitivas e maximizando valor para os acionistas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira