Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/05/2013 - 07:56

Presidente do conselho superior da anpei coordena debate entre empresários na XIII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica

Pedro Wongtschowski mostra pontos da agenda empresarial em reunião da MEI em que foi lançado o programa Inova Empresa.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, vai participar da abertura da XIII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, que se realizará em Vitória, entre os dias 3 e 5 de junho. Ele foi convidado no dia 15 de abril pelo presidente da Anpei, Carlos Calmanovici, e pelo coordenador geral da Conferência, Mario Barra, para participar do evento. O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI), Jadir José Péla, e o de Desenvolvimento, Nery Vicente Milani de Rossi, também estavam presentes na reunião com o governador, além de representantes do Sebrae, da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES) e das associadas Vale, WEG, Fibria e Samarco, apoiadoras do evento.

“Estamos felizes com a realização da Conferência em nosso Estado. Lançamos o Programa Estadual de Desenvolvimento Sustentável (PROEDS), e o evento vem em um momento importante, para fortalecer esse nosso movimento”, afirmou Casagrande. “É um privilégio trazer a Conferência para o Estado e ter o governo engajado. A missão da Anpei é promover a inovação com o objetivo de agregar competitividade às nossas empresas, como ferramenta de negócios. A Conferência atende justamente a esse papel”, disse Calmanovici.

“Estamos promovendo a inovação tecnológica, queremos ver o grande ativo de nosso País, as empresas, se fortalecerem, se rejuvenescerem, se reinventarem”, acrescentou Mario Barra. Ele explicou que as discussões na XIII Conferência Anpei seguirão duas vertentes. A primeira, do ganho de competitividade por meio da inovação e da agregação de valor local; e a segunda, a inovação aberta, em que as empresas e instituições de ciência e tecnologia interagem e atuam em rede na sociedade do conhecimento atual.

O governador Renato Casagrande se envolveu com a área de ciência, tecnologia e inovação quando ocupou os cargos de deputado federal e senador no Congresso, entre 2003 e 2010. Foi coordenador da Frente Plurissetorial em Defesa da C,T&I, participou da Comissão de C&T da Câmara e manteve sua liderança, como relator do projeto de lei que criou a Lei de Inovação federal. “Isso me deu base para chegar ao governo do Espírito Santo e fortalecer o Sistema Estadual de C,T&I”, disse ele.

Em sua gestão, foram ampliados os recursos do Fundo Estadual de C&T e do programa Nossa Bolsa, que concedeu auxílio financeiro para mais de dois mil alunos carentes cursarem faculdades privadas no Estado. Ele também obteve a aprovação da Lei de Inovação estadual na Assembleia Legislativa, criou o Fundo de Inovação, que terá R$ 30 milhões.

Casagrande comentou que o PROEDS, cujo objetivo é aumentar a eficiência e a competitividade do Estado, prevê forte articulação com o setor privado. “Queremos aproveitar e difundir as boas experiências das empresas do Estado e de outros locais para aumentar a competitividade de setores”, afirmou. “Quando trazemos a Conferência da Anpei para cá, estamos apresentando as boas experiências desenvolvidas pelas empresas no Brasil”, continuou.

O Espírito Santo tem uma economia baseada fortemente em commodities. “E esse é o desafio da inovação: queremos agregar valor, diversificar mais nossa economia”, afirmou. O governador destacou que hoje o Estado pratica uma agricultura com alta tecnologia, citando o trabalho do Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) na área de cafeicultura. “Mas não tem como ser competitivo, ter inserção nacional ou internacional, só com commodities e é importante termos exemplos de inovação que possam ser referências para outras empresas e outras regiões”, comentou. .[www.anpei.org.br/XIIIconferencia].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira