Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2013 - 08:56

Henkel confirma forte crescimento dos lucros no 1T13

A empresa obteve no período um faturamento global de 4.033 bilhões de euros, com lucro operacional ajustado de 8,9%. A margem EBIT ajustada teve um aumento de 1,2 pontos percentuais. A região da América Latina obteve um faturamento de 257 milhões de euros e um crescimento orgânico de 4,5%. Os mercados emergentes foram responsáveis pelo impulso no crescimento das vendas no período.

São Paulo – As vendas globais da Henkel no primeiro trimestre de 2013 totalizaram 4,033 bilhões de euros, com acréscimo de 0,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas orgânicas, que excluem o impacto do câmbio e aquisições/desinvestimentos, aumentaram 2,5%.

Desconsiderando “one-time” ganhos/perdas e custos de reestruturação do período, o lucro operacional ajustado aumentou em 8,9%, de 551 milhões de euros para 600 milhões de euros com a contribuição de todos os três setores de negócios. O lucro operacional (EBIT) foi de 565 milhões de euros, em comparação aos 538 milhões de euros no mesmo trimestre do ano anterior.

O retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT) aumentou significativamente em 1,2 pontos percentuais, de 13,7% para 14,9%. O retorno informado sobre as vendas totalizaram 14,0%, após 13,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O lucro por ação preferencial (EPS) aumentou de 0,84 euros para 0,91 euros. O valor ajustado foi de 0,96 euros, comparado a 0,85 euros no primeiro trimestre de 2012.

Desempenho Regional -Devido ao ambiente de mercado altamente competitivo da Europa Ocidental, as vendas se reduziram em 1,1% e contabilizaram 1,421 bilhão de euros. As vendas na Europa Oriental aumentaram 6,3%, contabilizando 718 milhões de euros. Na região da África / Oriente Médio, as vendas nominais cresceram 11,6% e contabilizaram 289 milhões de euros.

No mercado altamente competitivo da região da América do Norte, as vendas diminuíram 2,3%, contabilizando 729 milhões de euros. As vendas da região da América Latina reduziram nominalmente em 2,4% e contabilizaram 257 milhões de euros, com um crescimento orgânico de 4,5%. As atividades dos negócios no México e no Brasil foram fundamentais para essa melhora. Na região da Ásia-Pacífico, as vendas nominais diminuíram 1,5% e contabilizaram 580 milhões de euros.

O crescimento das vendas recebeu novamente um impulso especial dos mercados emergentes da Europa Oriental, África / Oriente Médio, América Latina e Ásia (excluindo o Japão). A participação das vendas atribuíveis aos mercados emergentes no contexto global da Henkel, portanto, aumentou de 41% em relação ao trimestre do ano anterior para 43 % no mesmo período.

"Aumentamos as vendas e os lucros no primeiro trimestre de 2013, apesar de um ambiente de negócios desafiador, com mercados em declínio na Europa Ocidental e fraca demanda industrial global", afirmou Kasper Rorsted, CEO da Henkel. "As linhas Laundry & Home Care e Beauty Care superaram seus mercados relevantes, enquanto o negócio de adesivos foi afetado pela demanda mais fraca do que o esperado de clientes industriais. No entanto, fomos capazes de melhorar substancialmente a rentabilidade de todos os setores de negócios.”

Perspectivas para o grupo Henkel em 2013.: sobre o ano fiscal de 2013, Rorsted afirmou: "Prevemos que o ambiente econômico global permanecerá difícil. Contudo, antecipamos a demanda industrial para melhorar nossos resultados durante a segunda metade do ano. Diante dos desafios do mercado global, continuaremos a avançar, simplificar e acelerar os processos, a fim de aumentar a nossa flexibilidade e eficiência”.

Rorsted confirmou as diretrizes para o ano fiscal de 2013. "Esperamos um crescimento orgânico das vendas para todo o ano fiscal em torno de 3% a 5%. Prevemos também um aumento da margem EBIT ajustada para 14,5% e um crescimento do lucro ajustado por ação preferencial de pelo menos 10%”, afirmou o CEO mundial.

A Henkel opera em todo mundo com marcas e tecnologias líderes em três áreas de negócios: Laundry & Home Care, Beauty Care e Adhesive Technologies. Fundada em 1876, a Henkel mantém posições de liderança no mercado global, tanto nos negócios ao consumidor quanto nos negócios industriais, com marcas de sucesso como Persil, Schwarzkopf e Loctite. A Henkel emprega mais de 47 mil pessoas e obteve um faturamento de 16,510 bilhões de euros e lucro operacional ajustado de 2,335 bilhões de euros no ano fiscal de 2012. As ações preferenciais da Henkel são negociadas na bolsa de valores alemã DAX.

Henkel Brasil-A Henkel está no Brasil há 57 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Beauty Care, com marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf. A Henkel Brasil conta com mais de 800 profissionais distribuídos nas plantas de Diadema, Itapevi, Jundiaí e Manaus.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira