Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2013 - 09:40

Total de beneficiários de planos de saúde cresce 2,1% em 2012

IESS identifica expansão na base de vínculos impulsionada pelos planos corporativos.

São Paulo – Os beneficiários de planos de saúde no Brasil totalizaram 47,9 milhões de vínculos em dezembro de 2012. Um crescimento de 2,1%, ou aproximadamente 970 mil novos vínculos, em relação ao mesmo mês de 2011. Apenas no quarto trimestre, pouco mais de 105 mil vínculos foram incorporados à base de beneficiários, alta de 0,2%. Os dados constam da “Nota de Acompanhamento do Caderno de Informações da Saúde Suplementar” (Naciss), produzido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) com base em dados que acabam de ser atualizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). [www.iess.org.br].

Os números foram impulsionados pela contratação de planos coletivos, que aumentou 3,1% em dezembro de 2012 ante o mesmo mês do ano anterior, enquanto o total de planos individuais avançou 1,6%. “Considerando que o Produto Interno Bruto (PIB) de 2012 apresentou um avanço de aproximadamente 1%, o mercado de planos de saúde obteve um bom desempenho no ano”, avalia Luiz Augusto Carneiro, superintendente-executivo do IESS.

Na visão do IESS, o menor crescimento do segmento de planos individuais decorre tanto da redução do rendimento médio dos profissionais autônomos, quanto da desaceleração da geração de empregos formais no último trimestre do ano.

Planos odontológicos-No segmento de planos exclusivamente odontológicos (sem a combinação com planos de assistência médica), o Brasil tem registrado crescimento mais intenso, aponta o IESS. Segundo a Naciss, o total de beneficiários de planos odontológicos atingiu, em dezembro de 2012, 18,6 milhões de vínculos, um crescimento de 10% em 12 meses. No período, cerca de 1,7 milhões de beneficiários ingressaram nos planos odontológicos. Considerando os planos combinados com assistência médica, o volume de beneficiários atingiu 22,6 milhões de vínculos.

Na avaliação de Carneiro, o segmento de planos odontológicos tem se mostrado fortemente promissor devido à ainda pequena base de beneficiários no País. “Dos 18,6 milhões de vínculos, cerca de 15,3 milhões advêm de contratos empresariais, ou seja, um benefício oferecido pelas empresas aos funcionários”, observa. “Contudo, tanto os planos coletivos quanto os individuais apresentaram uma evolução bastante satisfatória ao longo de 2012, avançando 10,8% e 9,8%, respectivamente. Isso demonstra que a questão da saúde bucal tem ganhado relevância para a população de forma geral, o que pode indicar um forte crescimento do segmento em 2013.”

Evolução dos planos: redução dos contratos antigos e aumento dos contratos novos-A cobertura e demais regras dos planos de saúde não regulamentados ou antigos, aqueles firmados antes do início de vigência da lei 9.656/98, obedecem o estabelecido em contrato. Dessa forma, nesses contratos há regras diferentes em relação aos contatos novos. Por exemplo, nem sempre há cobertura para todo o Rol de Procedimentos estabelecido hoje pela ANS. Justamente motivos como esse, a ANS tem incentivado a adaptação e migração dos planos antigos às novas normas vigentes. Uma ação que está gerando frutos. De acordo com a Naciss, os planos médico-hospitalares anteriores a 1° de janeiro de 1999 viram seu total de beneficiários recuar 1,9% no último trimestre de 2012, e 9,1% em relação a dezembro de 2011. A contratação de planos posteriores à lei 9.656/98 teve impulso de 4,3% na comparação de 12 meses. Com isso, a proporção de planos “novos” chegou a 85,3% do total.

Os números são ainda melhores para os planos exclusivamente odontológicos. Nesse segmento, o total de planos antigos recuou 13,7% entre dezembro de 2011 e o mesmo mês de 2012, enquanto a quantidade de planos novos cresceu 10,8% no período. Isso fez com que a proporção de planos firmados após a lei 9.656/98 entrar em vigor alcançasse 97,5% do total.

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de promover e realizar estudos sobre saúde suplementar. O Instituto busca preparar o Brasil para enfrentar os desafios do financiamento à saúde, como também para aproveitar as imensas oportunidades e avanços no setor em benefício de todos que colaboram com a promoção da saúde e de todos os cidadãos. O IESS é uma referência nacional em estudos da saúde suplementar pela excelência técnica e independência, pela produção de estatísticas, propostas de políticas e a promoção de debates que levem à sustentabilidade das operadoras e contínua qualidade no atendimento aos beneficiários.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira